se eu nao declaro em uma classe que a variavel de instancia é publica ou privada ela fica automaticamente publica?
Public / private
11 Respostas
Se vc nao declara nada elas são consideradas acesso de pacote, as outras classes do mesmo pacote podem acessar a variavel diretamente.
:lol:
Se vc nao declara nada elas são consideradas acesso de pacote, as outras classes do mesmo pacote podem acessar a variavel diretamente.:lol:
elas ficam como friendily?
Oq seria friendily? Um exemplo:
public class FooTeste{
public static void main( String args[] ) {
Foo fu = new Foo();
String saida =
"Antes:\n" + fu.toString();
fu.numero= 77;
fu.palavra= "Bom dia";
saida += "\nDepois:\n" + fu.toString();
System.out.println(saida);
System.exit( 0 );
}
}
class Foo {
int numero;
String palavra;
public Foo() {
numero= 0;
palavra = "Ola";
}
public String toString() {
return "Numero: " + numero + " Palavra: " + palavra;
}
}
E FooTest acessa as variaveis de Foo diretamente.

Se vc nao declara nada elas são consideradas acesso de pacote, as outras classes do mesmo pacote podem acessar a variavel diretamente.:lol:
elas ficam como friendily?
exatamente, o nome do modificador de acesso default eh friendly, mas vc n precisa, ou melhor, n pode escrever o friendly qndo for declarar uma variavel com esse acesso 
Kra esses dias atras no JavaTeco escreveu um monte em um topico aqui sobre esses tipos d classes, e tava bem explicadinho!!
Sera q alguem sabe qual e o link ai pra ajudar nosso irmao!! ???
Abracao te +
calma gente.. eheheh friendly é em C++! haehe...
maluquo1, o acesso de pacote é simples, exemplo:
package com.foo;
class Foo {
int x;
}
.. quais classes q terão acesso a variável "x"? ou até mesmo a classe "Foo"? Somente aqueles q tiverem uma instrução package com.foo, sem exceções. :cool:
em C++ qndo vc naum colocava nada ficava private por default… imaginei q java fosse assim tbm… hehe
mas em java tb, se vc n por nada, o nome do acesso eh friendly, mas vc n pode escrever friendly pq da erro…
é… friendly só é keyword em C++ (q eu me lembre pelo menos), em java eu chamo de acesso default ou padrão…
Eihn… acho que a palavra reservada em C++ é friend… num é naum?
é… eu não tava lembrado. hehehe :lol: