Publicação Google Store - erro conexão entre app e servidor

E ae galera, estou fazendo minha primeira publicação, após passar por algumas idas e voltas por falta ou informação errada passada naqueles varios formularios do google console play, minha publicação foi aprovada e está disponivel na Google Play.

O problema agora é que por algum motivo meu app não conecta no servidor quando instalo pelo Google Play, se eu instalo o meu apk vai de boas, se instalo da loja não conecta, é como se o meu servidor estivesse desligado para a aplicação que vem do Google Play.

Alguem já passou por isso ou tem alguma ideia do que possa ser?

Obrigado.

Pergunta boba, mas necessária. Vc já confirmou se o acesso ao servidor está funcionando de boas na internet?

Sim, pelo apk instalado consigo normalmente, usando 4G ou wifi, ele conecta sem problema, mas o que está na play store não.

Outra pergunta boba, mas verificou as permissões do app pra acessar a internet? Pode ser que, como o app foi instalado de outra fonte (Play Store, em vez da instalação local que o Android Studio faz), as permissões tenham sido revogadas.

Abraço.

Sim foi dada.

Não digo no seu projeto, mas as permissões para o app no aparelho Android, depois de instalado a partir da Play Store. Nas configurações, opção Apps, cada app deve ter uma lista de permissões.

Normalmente essas permissões são concedidas ao instalar o app, mas às vezes é preciso solicitá-las explicitamente, como por exemplo os apps de banco fazem, solicitando a localização quando você abre o app. Mas não lembro exatamente os detalhes de como fazer isso, faz tempo que não mexo com apps android.

Abraço.

Chequei aqui e esta dessa forma

Porem chequei outros app e estão idênticos por exemplo o netflix.

vc tá usando firebase?

Não, to usando postgree no server, onde acesso via endpoint o banco, não estou usando https, o endpoint é aberto, posso por exemplo listar meus usuarios por um navegador web apenas colocando o endpoint, como o app é a primeira versao, não estou preocupado com segurança agora.

Hm… Tenta fazer o teste desabilitando esses campos e dá um retorno pra a gente depois:

minifyEnabled
shrinkResources

Você pode desabilita-los no build.gradle

ficaria tipo assim:

 buildTypes {
        release {
            minifyEnabled false
            shrinkResources false
            proguardFiles getDefaultProguardFile('proguard-android.txt'), 'proguard-rules.pro'
        }
        debug {
            minifyEnabled false 
            shrinkResources false
            proguardFiles getDefaultProguardFile('proguard-android.txt'), 'proguard-rules.pro'
        }

    }