Publicando Free Software

11 respostas
C

Oi! Eu tenho alguns programas prontos e gostaria de publicar eles para uso livre.
O que me preocupa é caso alguém tente clamar direitos de posse dos programas e tentar ganhar um pouco de dinheiro.
Como posso registrar meu software como sendo meu, mas sem me preocupar com dinheiro, já que o software não tem fins lucrativos?

Obrigado!

PS: Desculpa se postei no lugar errado. Não tinha certeza se era aqui.

11 Respostas

B

Você quer publicar um software livre, um software de código aberto, ou um software de graça (freeware)?

sergiotaborda

Cristianbf:
Oi! Eu tenho alguns programas prontos e gostaria de publicar eles para uso livre.
O que me preocupa é caso alguém tente clamar direitos de posse dos programas e tentar ganhar um pouco de dinheiro.
Como posso registrar meu software como sendo meu, mas sem me preocupar com dinheiro, já que o software não tem fins lucrativos?

Obrigado!

PS: Desculpa se postei no lugar errado. Não tinha certeza se era aqui.

Vc não precisa comprar nada. Vc precisa apenas colocar um licença de uso junto ao software e confirmar que o usuário a aceita.
Nessa licença vc afirma que é o autor do software e que pela aceitação da licença o usuário entende e aceita isso.

A proteção dos seus direitos autorias é feita pela lei, não pelo código. Vc tem apenas que ter prova que é o autor.

juliofsn

Cara, com software livre a idéia é exatamente que todos se tornam donos do software. Se um cara pega o software e quiser vender, ele vai poder, mas não vai poder te impedir de continuar disponibilizando de forma gratuita.

Também escolha bem a licença que você vai utilizar, principalmente no seu caso, em que você está preocupado que “tomem” o software. Recomendo você estudar as licenças GPL e Creative Commons.

E não se preocupe, você postou no lugar certo do fórum.

kicolobo

A primeira coisa consiste em tornar público, evidente e o mais difundido possível o fato de que VOCE foi o idealizador e criador ao menos da primeira versão do seu software. Com este fato bem difundido, não tem como desvincular seu nome do software em questão.

Com relação aos outros fazerem dinheiro com ele, bem: ISTO É ÓTIMO! Se fizerem mais dinheiro com o seu software que você, pode ter certeza que indiretamente parte deste dinheiro chegará a você sob a forma de serviços, palestras, ou mesmo incrementando bem o seu currículo. Sendo assim, eu se fosse você torceria (e muito) para que isto ocorresse.

Porém, como mencionado aqui, você tem de se habituar com a idéia de que não será mais o “proprietário” do seu software. Abriu o bicho e jogou para o mundo, passa a ser de todos aqueles que o usam e queiram desenvolvê-lo em conjunto com você ou não. Mas na esmagadora maioria das vezes, pode ter certeza de que pelo fato de ter sido você o idealizador, as pessoas irão querer trabalhar em conjunto com você. :slight_smile:

C

Acho que me expressei mal.
O que eu estou querendo dizer é que ninguém tente falar que não fui eu quem fiz o programa, mas sim ele (suposto ladrão).
É possível que vendam. Mas o que eu não quero é que robem os créditos por ter idealizado e criado o software.
Alguém pode criar outro programa com as mesmas idéias, isso também pode ocorrer.
De que forma eu posso garantir que eu possa comprovar que eu sou o criador?

fabiofalci

Eu criei o Rails, acredita?
Ou melhor, eu peguei a ideia e criei o Grails! Ainda acredita?

Desencana cara, publica e ve o que acontece.

B

Desde que mundo é mundo, a única forma de garantir que todos sabiam o que você fez é tornar esse fato o mais público possível, usando mídias confiáveis e fáceis de verificar. Para coisas que acontecem com o governo, usamos o Diário Oficial, entre outras publicações, por exemplo.

Enfim, faça propaganda do teu negócio.

Thiagosc

Dá uma olhada nisso aqui:

http://tudo-sobre-marcas-e-patentes.com/registro-de-programas-de-computador.html

Não cai nessa não de publicar o seu software na internet. Tome as devidas precauções legais.

Esse pessoal opensource é maluco, colocam anos de trabalho em um projeto e simplesmente disponibilizam na internet. Qualquer um pode roubar a sua idéia e dizer que é dele, e o pior é que você ainda pode acabar sendo processado por isso, porque alguém diz que fez o software em questão e você que é o ladrão.

paulofafism

Aproveitando este post. Aonde eu consigo um modelo de contrato para software Freeware?

G

[size=18] Eu desenvolvo softwares pela empresa Atom! Softwares a 1 ano. Distribu-o todos os softwares desenvolvidos por mim gratuitamente e sempre insiro minha marca nos meus produtos, como símbolos da Atom! Softwares e também insiro leis em softwares como por exemplo, quando um usuário vai instalar meu software, primeiramente ele tem que aceitar o termos, esses termos são: “É expressamente proibido a reprodução deste software sem autorização do autor, em parte ou em todo.”.[/size]
Visite o site da Atom! Softwares:

www.atomsoftware.webs.com

Priuli

Para registrar um software não custa caro não, porem se é um software livre(não comercial) e não for nada muito grande (ex: softwares da apache), ou nenhuma ideia revolucionaria (q vc ñ quer q robem d vc) eu acho que vc não deve gastar dinheiro registrando este software, basta seguir as licenças free e a divulgação para dizer que vc quem o fez.

Lembrando que contribuir seu software na comunidade free, vc ñ deve esperar ter retorno financeiro, caso contrario ñ pode disponibilizar o codigo e seu software para a galera sem ter registrado antes…

Aproveitando segue ex de licença LGPL do meu projeto free: http://www.guj.com.br/posts/list/225445.java

Criado 27 de janeiro de 2010
Ultima resposta 6 de dez. de 2010
Respostas 11
Participantes 10