Puzzle - logica

Pessoal, eu fiz um puzzle desse tipo em java:
http://pt.yupis.org/jogos/quebra-cabeca-bob-esponja/

Para embaralhar as pecas eu usei Random…
Ja ta dando tudo certinho… Funciona 3x3 ou 4x4…

A minha pergunta eh:
Todo jogo desse tem solucao?
Eu embaralho aleatoriamente, mas sempre o jogo vai ter solucao?
To perguntando, porque alguns jogos do tipo paciencia nao tem solucao as vezes…

[quote]Todo jogo desse tem solucao?
Eu embaralho aleatoriamente, mas sempre o jogo vai ter solucao?[/quote]
Se as peças forem embaralhadas aleatoriamente podem ocorrer situaçoes q n terao soluçoes, n sei como identificar o problema -.-

Penso que neste caso, todas as situações terão solução.
De qualquer forma, podes começar com o puzzle completo e fazer x movimentos aleatórios para embaralhar.

[quote=pmlm]Penso que neste caso, todas as situações terão solução.
De qualquer forma, podes começar com o puzzle completo e fazer x movimentos aleatórios para embaralhar.[/quote]
Assim vai atrapalhar minha logica…
Rodei 4 vezes o jogo aki, em tabuleiro 3x3, e todas consegui resolver…
Depois rodei dinovo em 3x3, mas nao tava conseguindo de jeito nenhum… Fikei uns 15 minutos e desisti (talvez era eu que estivesse meio lezo, eram 8 da manha)…

Com 4x4 eu nao testei…

Com esse puzzle da para fazer todas as possibilidades?
Sera que todos tem solucao?
Eu sempre tiro a peca do canto / >
Entao em um tabuleiro 3x3 ficam 8 pecas pro usuario movimentar, que sao embaralhadas aleatoriamente… Mas a peca vazia sempre fica / >

Sera que nao tem algum macete, do tipo: 1 peça do canto sempre tem que ficar na posição correta no inicio do jogo, ou algo do tipo?
Ou será que todos os jogos tem solução?

Vlws

com 4x4 tipo o do bob esponja, todos tem solução… com 3 nunca joguei mas imagino q tenha tb… e não conheço nenhum macete não, simplismente é soh mexer um pouco pra conseguir =)

e vc pode embaralhar aleatoriamente contanto q as peças não se repitam e tenha sempre 1 espaço sobrando =)

[quote=redr4gon]com 4x4 tipo o do bob esponja, todos tem solução… com 3 nunca joguei mas imagino q tenha tb… e não conheço nenhum macete não, simplismente é soh mexer um pouco pra conseguir =)

e vc pode embaralhar aleatoriamente contanto q as peças não se repitam e tenha sempre 1 espaço sobrando =)
[/quote]

Entao perae…
Se eu embaralhar aleatorialmente as pecas, sempre vai ter solucao?
Sistema possivel determinado? rs

nao

exemplo completo 3x3

ABC
DEF
_HI

vou gerar aleatorio
ABC
DEF
_IH

Tente solucionar, n vai conseguir
quando n ha solucao vc no maximo vai chegar no exemplo acima

truque para solucionar
tente encaixar as peças na ordem dos numeros do exemplo, o numero indica a ordem para serem levados na posicao correta, numeros repitidos devem ser movidas ao mesmo tempo na posicao correta
(3x3)
ABC
DEF
_HI

A = 1, B = 2, C = 2, D = 4, E = 4, F = 3, H = 4, I = 3

122
443
_43

num (4x4)
1233
6654
9987
_987

existem outras formas para encontrar solucao, essa é uma, preencha corretamente as primeiras linhas ate sobrar duas linhas, depois mova as peças corretamente em pares na coluna mais extrema de onde deve terminar com o “buraco”.

100 reais pra quem solucionar isso: (zuera)

Estou tentando inverter as pecas e nao da…
Joguei 6 vezes meu jogo… 4 deram certo, as outras 2 nao consegui de jeito nenhum…

Quando 2 pecas da mesma linha ou coluna estao invertidas nao eh possivel solucionar??
Como posso fazer meu algoritimo assegurar que tenha solucao??

não achei um 3x3 pra fazer esse resultado q vc fez… mas eu tinha um puzzle 4x4 e SEMPRE, de toda forma que embaralhavam, eu conseguia resolver… sou prodígio? que nada… é coisa de logica mesmo.

3x3 não sei se da… nunca tentei… e soh olhando ae de cabeça nao tem como resolver… tem q mexer as peças né :stuck_out_tongue: