Python gerar relatórios JasperReposts (Java)

Boa tarde pessoal.

Preciso de um help.

Na empresa em que trabalho, desenvolvemos um sistema web em Python.
Todos os relatórios que o sistema gera, são feitos utilizando o reportlab.
Porém perde-se muito tempo com desenvolvimento dos mesmos, já que é tudo via código, nada “visual”. E quando temos um relatório meio complexo que é exigida alguma alteração, é muito sofrido.
Resolvemos então buscar uma alternativa ao reportlab.

Procurando ferramentas a lá “Crystal Reports”, das soluções que encontrei, me paresse que as melhores são: BIRT e JasperReports (utilizando a ferramenta visual iReports), Ambas são em JAVA.
No sistema, pretendo trabalhar utilizando o Jasper mesmo, pois já vi muitos comentários que ele está bem mais maduro que o BIRT.

Atualmente, minhas cofigurações são essas:
Windows XP
APACHE 2.0.58
Python 2.4 (rodando mod_python 3.5.7)
PHP 5.1.6
Postgres 8.1

PROBLEMA: Como fazer uma integração Python/Java ?

Pesquisando na web, ví as seguintes possibilidades de integração:

[color=blue]Possibilidade 1:[/color]
[color=red]- Utilizar o PHP - JavaBridge[/color]

  É um módulo para PHP que possibilita a execução de comandos java dentro da própria aplicação PHP.

  Não consegui rodar isso ainda, mas fiquei imaginando a seguinte situação:
  Já que o módulo é para o PHP, então o Java estaria preso ao PHP. Em outras palavras, para cada relatório que eu for chamar no python, eu teria que linkar enviar minhas variaveis (via URL) para um arquivo PHP, daí então ele executaria a chamada ao relatório desejado.
  Ou seja, não teria uma ligação direta com o relatório, sempre teria o intermédio de um arquivo PHP:
                      Python  (pagina envia parametros para o php)
                           |- PHP  (php recebe e chama o relatório, passando as variaveis)
                                 | -  JAVA - (executa relatorio, com as variaveis recebidas)

[color=blue]Possibilidade 2:[/color]
[color=red]- Utilizar Apache + Tomcat ao mesmo tempo, utilizando o “mod_jk”[/color]

 Essa mod faz parecer que o server Apache está rodando tudo (Python + PHP + JAVA). Mas na verdade, quando é executado algum arquivo Java, o Apache, através do mod_jk faz uma espécie de conexão com o Tomcat, que executa o java.

 Também não tive a possibilidade de testar isso, devido algumas incompatibilidades das versões que possuo. (Vou tentar em casa no fim de semana..)

 Tmb imaginei o seguinte cenário:

 Como o Java não fica amarrado ao PHP através de módulo, eu poderia chamar os relatórios diretamente do python:
              Python ( chama o relatório, passando as variaveis (via Url))
                    | - Java (pega as variaveis passadas pela url e executa o relatório)

Gostaria de saber se alguma dessas soluções é possivel e se vale a pena. Ou se Existe alguma outra forma de eu poder trabalhar com o JasperReports+iReports utilizando as configurações que possuo.

Se não for possivel nada disso, não precisa necessariamente ser ferramentas Open, derrepente até exista alguma solução a lá Crystal para Python ou PHP que nõ sejam tão caras quanto o Crystal. Mas não consegui encontrar nenhuma.