Qero entender um pouco de armazenamento de informações gigantes na web

[quote=buscante]qero entender um pouco de armazenamento de informações gigantes na web.

o exemplo mais rápido pra minha pergunta foi: para um fórum como o GUJ, o armazenamento seria melhor através de banco de dados relacional ou Hibernate? ou sei lá. o q vcs usam?[/quote]

Em primeiro lugar, o hibernate não é banco de dados.
Em segundo o que o hibernate faz, é uma mapeamento de objetos para um banco de dados relacional, qualquer.

Qual é a dúvida afinal??

Tudo fica em um banco de dados relacional. Você sabe o que é um banco de dados relacional?

ele falou em “informações gigantes”, pensei q ia perguntar sobre o google…hehehe

Por que em vez de responder logo a pergunta do cara, vocês ou dão uma de “joão sem braço”, como se não tivesse entendido ou respondem e fazem essas perguntinhas querendo “alfinetar” o cara ?
Um simples:

“Os dados do guj são armazenados em um banco de dados ralacional e hibernate é apenas um mecanismo de persistência que persiste objetos em um banco de dados, de uma forma mais organizada.”

E pra que esse: “Você sabe o que é um banco de dados relacional ?”.

Para ter aberto este tópico, com certeza todos entenderam que o cara sabe o que é um banco de dados relacional e tenho certeza que vc tb.

Não consigo entender, o cara só fez uma simples pergunta.

[quote=Rafaelprp]Não consigo entender, o cara só fez uma simples pergunta.[/quote]concordo. Tá faltando baixar a bola.

Tua pergunta foi esquisita mesmo buscante !!!

A resposta é banco de dados: Oracle, Mysql, SQL Server, etc.

Banco de dados serve pra isso, guardar informações de uma maneira que elas possam ser acessadas depois.

O maurício pegou bastante leve com vc. Ele só perguntou se tu sabia o que era um banco de dados relacional.

Tu sabe qual a diferença de modelos genéticos para indexão hexadecimal em relação a indexação b-treeniana com rebalanciamento probabilístico ?

Pega leve também, cara.

Dá uma olhada no site do jForum http://www.jforum.net/, que é o forum utilizado pelo guj, se não me engano foi desenvolvido pelo Rafael Steil, acho que você consegue todas as informações necessária lá, e é open source, você pode futucar se quiser.

[quote=buscante][quote]qero entender um pouco de armazenamento de informações gigantes na web.

o exemplo mais rápido pra minha pergunta foi: para um fórum como o GUJ, o armazenamento seria melhor através de banco de dados relacional ou Hibernate? ou sei lá. o q vcs usam?[/quote]

Ué, onde está a pergunta mal formulada aqui?

eu disse: qero entender… e não perguntei como entender sobre informações gigantes na web. veja que não tem nenhum ponto de interrogação, e nenhuma concordância com uma pergunta normal.

agora sim é uma pergunta: eu me referi ao guj, e perguntei como seria o armazenamento do guj. a pergunta é tão simples: para um fórum como o Guj, melhor seria bd relacional ou hibernate.
[/quote]

A pergunta está mal formulada quando você separa o Hibernate de um banco de dados relacional. O Hibernate é um framework de mapeamento objeto/relacional, que conecta uma aplicação orientada a objetos a um banco de dados relacional, então se eu uso o Hibernate eu também uso um banco relacional.

A partir da sua pergunta eu tive que assumir que ou você não sabia o que era o Hibernate ou não sabia o que era um banco relacional.

Soh para cutucar, questao de semantica.

a pergunta estah mal formulada pq:

1 - vc quer saber de armazenar uma informacao gigante?
ou
2 - vc quer saber de armazenar um conjunto gigante de informacoes?

Isso nao fica claro… nao entrei no topico antes pq simplesmente pensei que ia ter alguma discussao sobre BLOB ou CLOB… (BLOB = Binary Large Object, CLOB = Character Large Object) e trabalhar com arquivos, upload, download de arquivos homericamente grandes.

Buscante, quer uma dica, nao leve a mal, contexto eh fundamental tanto no titulo do topico quanto no texto do topico.

Outra coisa:

[quote=“Sobre o GUJ”]

Esta nova versão do GUJ … utiliza o VRaptor como controller, o Hibernate como persistência e o Velocity como camada de apresentação.[/quote]

diretamente do website…

E imagina, que alguem espirituoso simplesmente respondesse sua pergunta com um simples “ambos”. ele estaria correto e vc teria ficado p*to com o cara, mas tecnicamente ele respondeu sua pergunta.

Olá pessoal, td bem?
Olha tô com um problema, que na verdade não tenho a mínima idéia de como fazer…é o seguinte, sou nova na área…fiz um programinha pra controle de entrada e saida de veículos de uma empresa…em que o cadastramento dos funcionários…é feito pela matrícula…eu tô ´programando no eclipse…e uso o oracle pra fazer a conexão com o banco…
Só que quando eu cadastro um funcionário, blz, ele armazena no banco td certinho…e quando vou alterar alguma coisa daquele mesmo funcionário…eu gostaria que ele guardasse a informação anterior antes de fazer a atualização.
E o meu programa não tá fazendo isso, se eu alterar algo do funcionário cadastrado, perco o antigo dado dele.
Vou agradecer de montão que puder me ajudar :!:

qero entender um pouco de armazenamento de informações gigantes na web.

o exemplo mais rápido pra minha pergunta foi: para um fórum como o GUJ, o armazenamento seria melhor através de banco de dados relacional ou Hibernate? ou sei lá. o q vcs usam?

a duvida já foi dita. como acontece, por exemplo com o guj, o armazenamento de mensagens? e depois pra pegar tudo da onde que tá?

[quote=Rafaelprp]Por que em vez de responder logo a pergunta do cara, vocês ou dão uma de “joão sem braço”, como se não tivesse entendido ou respondem e fazem essas perguntinhas querendo “alfinetar” o cara ?
Um simples:

“Os dados do guj são armazenados em um banco de dados ralacional e hibernate é apenas um mecanismo de persistência que persiste objetos em um banco de dados, de uma forma mais organizada.”

E pra que esse: “Você sabe o que é um banco de dados relacional ?”.

Para ter aberto este tópico, com certeza todos entenderam que o cara sabe o que é um banco de dados relacional e tenho certeza que vc tb.

Não consigo entender, o cara só fez uma simples pergunta.[/quote]

valeu cara. não aguentava mais ter que explicar os motivos da pergunta, sendo que foram expressados na primeira e também no subject. não é só nessa pergunta, é em todas as minhas. já dá até medo de perguntar. sei que não é dever de ninguém aqui responder, mas se não quiser, não responda uai. mas deixa pra lá. fórum é assim mesmo.

blz, só mais uma: QUAL BD QUE É USADO PELO GUJ?

[quote]qero entender um pouco de armazenamento de informações gigantes na web.

Ué, onde está a pergunta mal formulada aqui?

eu disse: qero entender… e não perguntei como entender sobre informações gigantes na web. veja que não tem nenhum ponto de interrogação, e nenhuma concordância com uma pergunta normal.

agora sim é uma pergunta: eu me referi ao guj, e perguntei como seria o armazenamento do guj. a pergunta é tão simples: para um fórum como o Guj, melhor seria bd relacional ou hibernate.

explicando o modelo desse tópico para quem ainda não conseguiu entender a minha pergunta:

QUANDO EU DISSE: “qero entender um pouco de armazenamento de informações gigantes na web.”, quis apenas informar que tenho interesse em informações gigantes na web (uma introdução antes da minha pergunta). não perguntei como faz isso, nem citei sequer google.

QUANTO EU DISSE: “o exemplo mais rápido pra minha pergunta foi: para um fórum como o GUJ, o armazenamento seria melhor através de banco de dados relacional ou Hibernate? ou sei lá. o q vcs usam?”, agora sim, a pergunta em si.

entendido? quer que eu desenhe? pena que não tem recurso pra isso aqui, senão eu fazia.

mas de qualquer forma, obrigado.

[quote=Rafaelprp][quote=buscante]
entendido? quer que eu desenhe? pena que não tem recurso pra isso aqui, senão eu fazia.
[/quote]

Pega leve também, cara.

Dá uma olhada no site do jForum http://www.jforum.net/, que é o forum utilizado pelo guj, se não me engano foi desenvolvido pelo Rafael Steil, acho que você consegue todas as informações necessária lá, e é open source, você pode futucar se quiser.

[/quote]

peço desculpas.

me ajudou o link. valeu.