Qtos ja trabalharam fora do pais

Qtas pessoas ja trabalharam ou continuam fora do país como programador ? É dificil entrar para o mercado deles ? A concorrencia é tao gde qto aqui no Brasil ? Digamos que nem seja a concorrencia e sim uma mao de obra qualificada, que esta em falta hj em dia no mercado,

valew
curiosidade, eu mesmo ja pensei em ir para o Canada a dois anos atras.

Boas…

Pelo que sei, o profissional de informática Brasileiro é bem visto, agora o problema maior deve ser conseguir visto nesses países.

Você já deu uma olhada nesse tópico???
http://www.guj.com.br/posts/list/25723.java

[]'s

no

rsrsrs

Bobagem achar que o profissional brasileiro eh sequer visto aqui fora :wink: Eu, pelo menos, nunca vi o CEO e o CIO conversando e de repente sair um “putz, a gente bem que podia contratar uma equipe de brasileiros pra fazer isso!”

Conseguir um visto nao eh tao dificil. Conseguir uma empresa que te banque ele eh bem mais complicado (pelo menos na minha experiencia, foi razoavelmente facil, ate, mas isso eh outra historia).

…nunca vi o CEO e o CIO conversando e de repente sair um “putz, a gente bem que podia contratar uma equipe de brasileiros pra fazer isso!”…

Olá pessoal. Trabalhar fora do país não é tão simpes assim. Eu trabalhei dois anos na Europa, um pouco na Alemanha, um pouco em Portugal e um rápido projeto em Amsterdan, Holanda. Fui à lá clandestino, como a maioria e consegui trabalho.

Pense por um ponto de vista que hoje eu consigo claramente fazê-lo: você empresário, qqr q seja seu tamanho de empresa, se arriscaria contrantando uma pessoa que não sequer poderia trabalhar na sua empresa? Esse negócio de depois ‘eu corro atrás de documentação’ é foda, veja o caso de Portugas, ganha-se muitíssimo mal e ainda o palhaço do governo português faz cú doce com brasileiros e não libera há anos novos vistos de trablho, isso pq se dizem nossos irmãos… eu não preciso de irmão nenhum do nível de Portugal, na boa, é um país de economia fraca de extremamente dependente, isso mata o povo e sua economia interna.

Em outros países, podem ter certeza que pode ser bem pior, isso qdo não te dão tiros na cabeça te confundindo com extremistas ou te jogam na cadeia, como nos EEUU. Não acho q deva seguir o que eu digo, eu tmb não me sussegaria se não fosse ‘pra fora’, mas uma dica ótima seria: vá até o país que deseja viver, conheça antes, mesmo q gaste grana visitando, vai gastar muito menos do que ir de cabeça sem conhecer nada do lugar, sem falar ‘para ser bem entendido’ [crucial!] e sem muita grana para segurar os primeiros passos, tão complicados. Esquema seria conseguir tudo antes aqui pelo Brasil, mas ilusão isso. Ah, leve uma boa câmera para as fotos :!: :wink:

Programadores bons existem em todo mundo, até em Portugal :o), mas você como patrão contrataria [se fosse de mesma competência e tal] um argentino ou um brasileiro? Isso é uma proteção normal de qqr país e cidadão deste país usa. Confesso que não fui bem recebido em Portugal, o povo é arrogante e muito mal-educado [vs ñ tem noção no dia-a-dia], mas ao mesmo tempo profissionalmente na empresa fui muito bem recebido.
Na Alemanha tive uma das melhores chances da minha vida, povo educadíssimo, profissionais que te respeitam, compartilham informações, e o melhor, sabem do que falam, mas nem tudo são flores… fui bem e trouxe muita experiência profissional na bagagem, que, quer saber [?], não é tão ovacionado assim aqui no Brasil como alguns imaginam. Sinceramente, o maior valor que você traz na bagagem é simplesmente ter conhecido e vivido outros costumes, que nem todos são bons e muitas vezes são interessantes… mas sempre é uma grande oportunidade de aprender.

No final, a saudade [palavra unicamente latina] bate forte e você acaba se rendendo e voltando, não tem jeito… mesmo com governos que mostram 5 dedos da mão em nome de campanhas políticas e um ou outro que até dedo lhe falta para prometer, ainda assim, o ‘Brazil’ é um país lindo que ainda não foi ‘descoberto’ e respeitado. Esse sim é nosso maior argumento por desejar viver em outro país…

Estas palavras são minha opinião e não a verdade sobre o que eu disse, mas ainda assim são minhas experiências sobre o assunto.

Um grande abraço a todos…

Daniel Bondance ::
Desenvolvedor Java[SCJP].Oracle há 9 anos. :shock:

bondance,

gostei do que voce falou, nem td é flores mesmo, imagino que em alguns lugares voce deva ser muito melhor recebido do que em outros, ja ouvi falar que a Alemanha é um pais que recepciona muito bem as pessoas, mas o que mais deve ser dificil é a lingua e a adaptaçao a outra cultura, comida, costumes, entre outras coisas mais, infelizmente as pessoas que moram no nosso país tem a cabeça pequena, pensam apenas eles mesmo, mas temos que aprender a conviver com isso. Olha que engraçado, se morar fora do pais fosse tao empolgante e toa bom, pq tantos jogadores de futebol brasileiro fazem seus pés de meia no exterior e acabam passando suas ferias aqui no Brasil e quando eles enceram suas carreiras fora eles nao permanecem e sim voltam correndo para trabalhar aqui ?

O que eu digo com a vivencia no exterior é a bagagem de informações que voce trás consigo é enorme, voce acaba sendo visto com muita diferença aqui, pelo menos é o que eu acho.

Abs.

Eu acho que o mercado, pelo menos em Quebec, está muito bom

www.monster.ca

Também ouvi uns boatos que no Canadá, eles QUEREM/PRECISAM de gente de fora. A taxa de natalidade deles é quase negativa, então em tese seríamos bem-vindos.

Ou mais uma forma de mão-de-obra barata.

Mas o que mais me impressionou no Canadá (também tenho muita vontade de ir para lá) é Quebec. O Canadá em si, é regido pela Coroa Inglesa (sim, os ingleses é que “tomam conta” do país). Quebec é um estado um pouco revoltado com o resto, eles na maioria falam francês e estão pouco se fu%%% para a Rainha. Existem até planos para Quebec virar um país independente.

Concordo contigo bondance, quando tiver coragem e principalmente grana, vou até lá, dou uma olhada, vejo se não é furada e tiro minhas conclusões. Pra trabalhar longe de casa e ficar se fu%%% e pra ficar aqui e ficar se fu%%%, fico aqui.
Pelo menos aqui eu tenho esperança.

Ah, um dos pré-requisitos para qualquer pessoa ir para o Canadá é saber a lingua francesa.

Vous parlez français ?

Um bocadinho a mais de experiencia no assunto, entao :wink:

Eu estou trabalhando no Reino Unido vai fazer um ano, na ThoughtWorks, que eh uma empresa que adora ser diferente na maioria das coisas relacionadas a ambiente de trabalho. Claro, eh uma consultoria, e o modelo de negocios eh, no fundo, no fundo, o mesmo, mas todo o resto e todos os pequenos detalhes que compoem o dia-a-dia no trabalho sao totalmente diferentes da minha experiencia anterior no Brasil, e no geral bem diferentes do que eu escuto de amigos que estao trabalhando aqui em Londres em empresas do mesmo ramo.

Bom, taih uma diferenca maior ainda - eu ja sai do Brasil com o work permit, acomodacao e tudo mais arranjadissimos, e sinceramente nao me arriscaria a fazer essa mudanca de qualquer outro jeito que fosse, por mais talento e vontade de ir embora que eu tivesse. Ter uma deportacao no curriculo consegue ser pior do que ter trabalhado na Microsoft :mrgreen:

Ao contrario do Brasil, que tem uma economia forte, e extremamente independente? :XD:

Portugal pode nao ser la a melhor economia da europa ocidental, mas tem la suas vantagens, e com certeza ALGUMA COISA te atraiu pra la, nem que tenha sido so a lingua ou a comida :slight_smile:

Correr da policia um dia depois de um atentado num pais que esta em guerra talvez nao tenha sido a melhor das ideias que ja passaram pela cabeca do nosso amigo la, e isso nao serve de exemplo nenhum - foi uma situacao extrema. E garanto que as chances de “ir pra cadeia, como nos EEUU” sao infinitamente menores do que as de ser sequestrado e morto nos grandes centros do Brasil. E, afinal, quem nao deve, nao teme. Se a sua documentacao estiver legal, e vc estiver trabalhando numa coisa que gosta sem prejudicar ninguem, pq ter medo dessas coisas?

Aprovo fortemente esse conselho. Sem dar pelo menos uma espiada, fazer um pouco de turismo antes de se resolver, vc esta indo as cegas, e ja deu um primeiro passo em falso.

http://flickr.com/photos/cv/tags/london :mrgreen:

Exatamente o contrario da maioria dos portugueses que eu conheci por aqui ou quando morava no Brasil, e com certeza nao eh a opiniao dos portugueses que frequentam o GUJ (afinal, ninguem disse que esse site era so pra brasileiros… Sami, fique a vontade pra dar a sua opiniao, inclusive :D), mas tudo bem, eu tambem nao morei em Portugal pra saber - nao vou desvalorizar a sua experiencia, aqui, mas gostaria de chamar atencao ao fato de que nao eh necessariamente SEMPRE assim, com TODO mundo. :wink:

Concordo plenamente com mais essa, tambem - experiencia internacional eh bacana pq prova que vc nao eh um chato de galocha completo (talvez 95%? ;)) e que tem um minimo de cultura na bagagem, o que, por mais que a empresa tenha apenas foco tecnico, ainda eh importante, mas so o fato de vc ter alguns nomes gringos no curriculo nao te torna imediatamente melhor do que ninguem.

Concordo tambem, mas nao eh necessariamente um sentimento universal, e eu senti um pouco disso na pele quando voltei pro Brasil mes passado e la pela terceira semana das ferias ja tava de saco cheio de Sao Paulo e do comodismo e monoculturismo das pessoas e queria desesperadamente voltar pra Londres… tem muito brasileiro que eu ja conheci por aqui que ja mora aqui faz 5, 6 anos, e quando voltou pro Brasil pra passar umas ferias e rever a familia, teve o mesmo sentimento.

Descoberto, ele com certeza ja foi - e um dos motivos pra sua exploracao tao grande eh justamente esse. Respeito, no entanto, nao eh uma coisa que se impoe, se conquista. E, apesar de todas as coisas boas que o Brasil tem, eu sinceramente me decepciono cada vez mais com os brasileiros em si, e acho que, de mim, pelo menos, respeito ele nao merece muito, nao.

Se tivessemos uma distribuicao de renda decente e estavel, e nos livrassemos de uma vez por todas da falta de vontade e comodismo impregnada na nossa cultura, talvez. Mas isso nao tem indicios de que va acontecer tao cedo.

Os policiais estavam a paisana, ou seja, o cara na cabeça dele não estava correndo de policiais. :?

Todos os países tem suas vantagens e desvantagens. Fazendo uma análise puramente estatística, lá fora é bem mais seguro do que aqui. Eu moro no Rio de Janeiro e sempre quando saio da Barra da Tijuca de carro entro em alerta máximo, principalmente a noite. Quando eu morava em Cleveland eu presenciei um ataque de uma gangue contra dois pobres coitados num Mc Donalds. Quase sobrou pra mim, mas meu santo é forte. Há uma certa tensão racial em algumas cidades do EUA. Quem já viu aqueles filmes do Charles Brownson sabe o que eu estou falando:

Aí a porrada comeu enquanto eu comia meu Big Mac… Corri para o balcão é falei pro cara call 911 now !!! (patético!) Mas o cara deu uma risadinha e não fez nada…

Galera, geralmente o problema não está no local onde estamos, mas dentro da gente. Quem está se dando mal aqui é bem provavel que não se dê melhor lá fora. Ambos não são fáceis, mas ainda acho melhor tentar mudar de atitude do que de país…

Ir num esquema como o CV foi, realmente não dá para recusar. Do contrário melhor ficar por aqui mesmo…

Os policiais estavam a paisana, ou seja, o cara na cabeça dele não estava correndo de policiais. :? [/quote]

Estavam a paisana ate a hora de comecar a correr atras do cara. Eu acho que uma sucessao de “STOP! DON’T MOVE! ARMED POLICE!” passa bem o recado. De qualquer forma, nao eh o que eu queria discutir, mas sim chamar atencao para o fato de que isso eh tao absurdamente incomum (pra comecar, ver um policial armado jah eh incomum) que nao pode ser usada pra exemplo de nada, pq a chance de uma historia dessas, ou mesmo uma historia vagamente parecida com essas acontecer de novo eh remotissima.

Não dá para comparar banana com maçã. O povo brasileiro é pobre, tem educação de péssima qualidade, pouca comida na mesa e pouca proteína indo para o cérebro.

O cara que nasce na favela tem que ser esforçado e inteligente ao cubo para chegar em algum lugar. Temos que ter isso em mente. Graças a Deus meus pais (e provavelmente os do CV tb) me deram todas as condições de desenvolver meu potencial. Se eu tivesse nascido na favela acho que as coisas teriam sido muito diferente.

É muito fácil não ser acomodado nem aculturado em Londres ou qualquer país do primeiro mundo, onde o estado funciona muito bem e fornece plenas condições para todo mundo desenvolver seu potencial.

Acho legal viajar, conhecer outras culturas. Mas é importante não se deixar levar pelo oba-oba do primeiro mundo e generalizar o povo brasileiro…

CV , que depoimento foi esse !!!
ta quase um londrino mesmo !! rsrss

agora falando serio, nao tem como comparar neh gente… ou paramos pra lutar contra corrupcao … violencia … fome … etc …
pra tentar mudar …

ou aceitamos e convivemos com isso morando no brasil …

ou se o cara conseguir … vai pro exterior …

falando nisso … alguem sabe como andam as coisas na australia ?

Último vez que eu falei com um Australiano, ele me disse que lá quando vc perde o emprego o governo banca o seu salário INTEGRAL por 6 meses, renováveis por mais 6 meses…

Provavelmente isso só vale pra quem nasceu lá…

Eu tou generalizando o povo brasileiro!? Err… :roll:

Anyway, o “oba-oba” do primeiro mundo seria uma coisa ruim pq, exatamente?

[quote=saoj]Último vez que eu falei com um Australiano, ele me disse que lá quando vc perde o emprego o governo banca o seu salário INTEGRAL por 6 meses, renováveis por mais 6 meses…

Provavelmente isso só vale pra quem nasceu lá…[/quote]

Chama-se seguro desemprego, e se no Brasil funcionasse, tambem seria a mesma coisa. A diferenca eh que na Australia o imposto de renda eh alto o suficiente e a arrecadacao nao eh desviada do jeito que eh no Brasil, o que faz com que o sistema possa acomodar esse tipo de “luxuria”. E, obvio, so vale pra cidadaos australianos, como qualquer beneficio desse tipo em qualquer governo que eu tenha noticia.

Isso é uma constatação, não uma generalização ou comparação. Acho que faltou a palavra MAIORIA, mas deu pra entender o recado.

Seria o mesmo que falar: O povo brasileiro vive num país tropical. Não é toda mundo, mas é a maioria.

O cara não nasce na favela por opção. Nem passa fome por opção. Nem fica sem saber matemática por opção. É a realidade de muitos por aqui.

Eu só quiz dizer que lá fora as coisas são bem mais fáceis para o povo não ser aculturado nem acomodado como vc disse. O que eu disse acima leva a o que vc disse, ou seja, ao aculturamente e a falta de esperança de muitos.

Quando tu dá uma declaração dessas, soa como abandono de barco. Eu me esforcei, batelhei e me dei bem e agora não aguento mais esses subdesenvolvidos aculturados e acomodados. :cry:

Agora falando sério, CV. [color=red]Tenho certeza que vc não falou isso por mal.[/color] Vc está representando muito bem o Brasil lá fora e realmente é orgulho pra o Brasil quando um brasileiro faz bonito fora do seu país. Eu apenas acho que o “oba-oba” do primeiro mundo contaminou a sua cabeça, pois comparar o povo de São Paulo com o povo de Londres é desnecessário. São situações diferentes, levando a cenários totalmente diferentes.

Aproveita bastante toda a comodidade e o padrão de vida de Londres. Vc merece e batalhou por isso. Mas saiba que se um dia vc precisar, o seu país vai estar aqui para te receber de volta de braços abertos, mesmo que seja com uma galera aculturada e acomodada.

[quote=saoj]Eu só quiz dizer que lá fora as coisas são bem mais fáceis para o povo não ser aculturado nem acomodado como vc disse. O que eu disse acima leva a o que vc disse, ou seja, ao aculturamente e a falta de esperança de muitos.

Quando tu dá uma declaração dessas, soa como abandono de barco. Eu me esforcei, batelhei e me dei bem e agora não aguento mais esses subdesenvolvidos aculturados e acomodados. :cry: [/quote]

Eu nao “batalhei e me dei bem”, eu batalhei e continuo batalhando. Mudar de pais e ganhar na loteria sao coisas bem diferentes, e a minha qualidade e estilo de vida, da porta de casa pra dentro, nao sao nada la muito diferente pros padroes da classe media-alta das grandes cidades brasileiras. A diferenca eh grande quando eu saio pra rua, no entanto. Por isso, estou feliz com a minha decisao de ter abandonado um barco que ja afunda nao eh de hoje: a minha vida eh curta demais pra ficar tentando promessas e batalhando pelos meus sonhos numa sociedade que so torna as coisas mais dificeis. Se eu posso facilitar a coisa pra mim mesmo, entao pq nao?

Quanto ao “eu nao aguento mais esses subdesenvolvidos aculturados e acomodados”, bom, na verdade eh “eu nao aguento mais esses subdesenvolvidos aculturados e acomodados que so reclamam e nao fazem nada pra mudar a situacao pessoal deles, que dira do resto”. Eu juro que nao tenho problema nenhum com brasileiros que fazem a parte deles e vivem numa boa. O problema eh quando esses comecam a reclamar e continuam de bracos cruzados, e nao tentam resolver nem a propria situacao e nem a do resto do pais.

Se ficou parecendo que eu disse por mal, entao eu provavelmente disse, mesmo. Criticismo construtivo, oras.

Particularmente, eu discordo dessa visao bairrista do mundo - achar que alguem liga (de forma significativa) pro fato de eu ser brasileiro alem dos proprios brasileiros eh uma falacia. Quem representa pais perante o mundo eh atleta, pq ele de fato sai com a bandeira no uniforme. Eu sai com o meu notebook, curriculo e uma caixa de cartoes de visita, ou seja, se eu represento alguem, eh a mim mesmo. Por acaso, eu nasci e fui criado no Brasil, mas e dai!?

Sao duas cidades, ambas com mais ou menos o mesmo numero exorbitante de pessoas vivendo nelas. Qual a razao tao profunda pra eu nao poder compara-las? O que torna SP “cafe-com-leite” nessa comparacao?

Vai estar pra me receber assim como qualquer outro para o qual eu esteja interessado em ir. Basta eu estar interessado o bastante, e correr atras do que for necessario (vistos, emprego, acomodacao, etc etc etc).

Voce provavelmente vai ler esse post e pensar “puta merda, nao eh possivel que o cv seja TAO arrogante e ingrato”, mas pare pra pensar um pouco: se nao tem absolutamente nada alem do seu passaporte que lhe amarre a um pedaco de continente que resolveram chamar de republica, entao pra que vc vai ficar em um lugar que nao te traz oportunidades de fazer o que vc quer com a sua vida?

Claro, familia, amigos e essas coisas dao saudade, e eu tenho saudades deles como qqer outra pessoa teria, mas nao do Brasil em si. Nao de viver no Brasil, pelo menos, pq aqui fora eh simplesmente melhor, pra mim, pra fase da minha vida em que eu estou, em diversos sentidos e por diversos motivos que eu ja expliquei nas mensagens anteriores. Isso eh ingratidao, intrinsecamente?

Olá

Vou dar um pitaco bem grande e meio suspeito porque sou brasileiro, descendo de brasileiros e me orgulho muito disto. Também acho legal viajar, conhecer outras culturas e até mesmo morar provisoriamente em outros países. Mas dificilmente moraria em definitivo fora daqui.

Tenho muitos amigos morando ou que já moraram fora do país. Minha cunhada morou em São Francisco durante 20 anos (é cidadã americana porque casou 2 vezes com americanos). A maioria deles não conseguiu se integrar inteiramente onde moravam porque muitos países não aceitam estrangeiros tal como aceitamos.

Neste fim de semana conversei longamente com um amigo engenheiro que trabalha há mais de 20 anos em uma grande industria automotiva. Ele mora em Detroit há mais de 4 anos e me contou algumas das dificuldades que atravessou. Vou listar duas, uma com o povo americano e outra com o sistema financeiro:

• Ele comprou uma casa porque em Detroit isto é relativamente fácil se você tem mais ou menos uns 10% do valor total. Na primeira semana todos os vizinhos vieram se apresentar, conversaram mas fizeram mil perguntas. Depois nunca mais deram nem bom dia. Meu amigo que é um cara muito simpático, sociável e fala bem inglês, acha que eles apenas estavam sondando para saber se ele ia incomodar no futuro.

• Nos Estados Unidos ninguém é nada sem cartão de crédito e ninguém consegue um cartão de crédito sem ter crédito na praça. Mas ninguém consegue crédito se não tem cartão de crédito. Depois que ele comprou a casa passou a existir para o sistema de crédito americano mas mesmo assim não conseguia o tal do cartão de jeito nenhum. Ele batalhou muitos meses até conseguir. Foi uma luta ferrenha muito mais difícil do que seria no Brasil para um cara que ganha o salário dele.

Em contrapartida, muitos dos meus amigos se habituaram tanto com algumas vantagens lá de fora que quando voltam ao Brasil mortos de saudades como veio o CV, também ficam com saudades lá de fora e voltam para lá. Minha cunhada por exemplo não consegue se habituar de novo com multidões. Andar em São Paulo para ela é um castigo. Em São Francisco nem de longe ela via tanta gente junta. Hoje ela tem um restaurante em Paraty e fica absolutamente doida com a falta de responsabilidade do povo de Paraty.

[]s
Luca

No Reino Unido tem uma situacao bastante similar, que eh conseguir um celular pos-pago. Mas, se for pensar bem, tente comprar alguma coisa a prazo numa FastShop, Ponto Frio, Casas Bahia ou outra loja do genero no Brasil, ou mesmo pegar um cartao de credito - sem ter RG nem CPF, e veja a trabalheira que da.