Alguem saberia dizer a diferença entre JSP e Servlet
Vou ser bem direto, mas aqui no PJ existe tutoriais que você aprenderá melhor.
Pegue tutoriais e/ou livros! É bem melhor!
[]'s
Cara de uma olhada aqui…
http://www.portaljava.com.br/home/modules.php?name=Content&pa=list_pages_categories&cid=7
Flw…
Basicamente nenhuma, todo JSP é um SERVLET. Bom este tópico foi respondido no forum de JSP.
Olha ai… explicando melhor o que é um JSP http://www.portaljava.com.br/home/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=8415&sid=1d7dd4a27af5e4c8fa50235f04f19e47
A única diferença é que com o JSP você programa diretamenta na página em que você vai mostrar, parecido com PHP ou coisas similares e o Servlet é um programa separada, como CGI’s.
Não estou bem certo, mas acho que servlets encapsulam a parte Controller (encarregada de pegar os dados e fazer algum processamento) do padrão (pattern) MVC, enquanto que JSPs encapsulam a parte View (encarregada de mostrar e recuperar os dados do usuário). Isso se fores pensar sob um aspecto da boa programação…
Abraços!!
eae blz?
bom soh lembrando das antiga quando java começou com a nova proposta de codificação para a internet fornecendo algo mais que ateh entaum os applets, surgiram os servlets
onde vc contruia uma classe onde vc contruia e realizava chamadas a outros objetos, uma classe java mesmo mas a sua saida é a construção de um HTML q é enviado para o browser da onde partiu a solicitação
bom logo apos isso evoluiu mais ainda surgindo entaum o JSP
onde vc cria de forma mais amigavel a parte de apresentação para o usuário e mais facilitado a codificação, detalhe não sei se vc’s ja viram mas o tomcat gera um servlet da sua pagina jsp contendo tudo oq vc codificou em formato HTML com tags java para um servlet
um dois motivos da primeira execução da pagina jsp ela demorar um pouco até ser exibida no browser.
agora atualmente como eu tenhu visto e empregado JSP e servlet
é na seguinte forma
JSP - desenvolvimento da Interface de interação gráfica com o usuário no browser
servlet - quando tenho a necessidade de tratar algo que precise dos acessos como se eu estivesse ainda em um html, pegando as variáveis de sessão, parametro e coisas do genero, utilizo tipo no caso de ter um formulario que redireciona pra um outro local e no servlet eu trato dos dados e realizo as operações necessárias
espero ter ajudado um pouquinho
se alguem ai tiver uma outra definição manda ai
essa q eu coloquei é como eu estou usando atualmente essa questão de quando usar JSP e quando usar o servlet :roll:
[]'s
Erko Bridee