Quadra-mega-sena

Boa tarde pessoal.

Estou tentando criar um algoritmo que crie todas as combinações para a quadra da mega-sena. São 2332 combinações.
Já consegui criar todas as combinações para 6 números mas para a quadra não.

Alguma ideia?

Att.

Não poderia ser diminuindo a sua quantidade de laços de repetição, e alterando algumas regras matemáticas?

[]'s

Eu tentei reduzir dois laços e tres laços mas não consegui o resultado 2332.

Acho que você está confundindo as coisas. Com 60 números a escolher, existem “60 escolhe 4” quadras diferentes. Isso dá um total de 487 635 quadras distintas.

O que acontece é que, ao invés de 4, são escolhidos 6 números, o que torna a probabilidade de acertar uma quadra, bem maior do que 1/487635 (essa seria a probabilidade caso tivéssemos uma “mega-quadra”, onde os apostadores escolhessem quatro números). Esse “2332” se refere a outra coisa, e não ao número de combinações de quadras. Talvez seja o número mínimo de senas que possuem todas as quadras possíveis ou algo do tipo.

De acordo com o site da caixa essas são as probabilidades de acerto.

6 numeros = 50.063.860
5 numeros = 154.518
4 numeros = 2.332

[quote=josealexsander]

6 numeros = 50.063.860
5 numeros = 154.518
4 numeros = 2.332 [/quote]

Você deveria se perguntar se o jogo é “justo” primeiramente antes de tentar algum algoritmo. Teoria dos jogos.

[quote=juliocbq]
Você deveria se perguntar se o jogo é “justo” …[/quote]

hehehhee, verdade, ja perdi muito meu tempo tentando criar o software que gere as probabilidades, eu ja nem pensei tão longe de acertar realmente os números mas me peguei a eliminar as chances de erro, porém é uma luta inútil, pois o próprio jogo é manipulado, teve uma Thread aqui no Guj.

http://www.guj.com.br/java/201614-megasenna-softwares/2

[quote=josealexsander]

6 numeros = 50.063.860
5 numeros = 154.518
4 numeros = 2.332 [/quote]

A probabilidade de acerto é calculada com base em combinações e você está confundindo uma coisa com a outra. Aliás você cometeu um erro grave, pois probabilidade é um número entre 0 e 1. O correto seria:

Dado um jogo onde se escolhem 6 números:

probabilidade de acertar 6 numeros = 1/50.063.860
probabilidade de acertar 5 numeros = 1/154.518
probabilidade de acertar 4 numeros = 1/2.332

O fato é que, como na mega-sena são escolhidos 6 números, a probabilidade de acertar os 6 números é exatamente o inverso do número de combinações:

-são 50.063.860 (60 escolhe 6) combinações.
-como de seis números escolhidos, existe apenas 1 sena, a probabilidade de se ganhar na mega-sena apostando 6 números é 1/50.063.860.

Veja que o fato de a probabilidade de ganhar na quadra ser 1/2.332 não necessariamente implica que existem 2.332 combinações, pois, como já expliquei no post anterior, e expliquei novamente acima de uma forma diferente, essa relação só vale para situações particulares. Note que quando você joga uma sena, está jogando várias quadras. Exemplo:

-digamos que você jogue os números 1, 2, 3, 4, 5, 6.
-com esses números, você ganha com qualquer uma das seguintes quadras: 1, 2, 3, 4; 1, 2, 3, 5; 1, 2, 3, 6; 1, 3, 4, 5; 1, 3, 4, 6; 1, 4, 5, 6; etc.
-mais precisamente, na escolha de 6 números, o apostador está apostando, implicitamente, em 15 quadras (6 escolhe 4).

Pra explicar melhor esse processo, pegarei os números do próprio site da caixa que você citou (http://www1.caixa.gov.br/loterias/loterias/megasena/probabilidades.asp):

Se você reparar, no cabeçalho da tabela de onde você retirou os números mostrados, existe um “Probabilidade de acerto (1 em…)”. Esse “1 em…” é a correção que fiz colocando o inverso do número para expressar a probabilidade.

Note que a probabilidade de se ganhar a sena aumenta em 7 vezes quando se escolhe apostar 7 números ao invés de 6. Isso não ocorre porque o número de combinações de senas mudou, ela é a mesma. O que mudou, é que ao escolher 7 números, o apostador está apostando, implicitamente, em 7 senas (7 escolhe 6).

Tente usar o mesmo raciocínio para o número de combinações possíveis de quadra e a probabilidade de dar quadra dado uma quantidade de números apostados para tentar entender melhor esse conceito. É importante notar que o número de combinações possíveis não depende da aposta, mas a probabilidade de ganho, sim.

Criei esse post separado, mas depois acabei editando o anterior e juntando os dois. Alguém sabe como se apaga um post? :oops:

Obrigado.