Quais a aberrações mais esquisitas já feitas por um programador que você já viu?

1 resposta
josenaldo

Essa semana estávamos discutindo aqui no trabalho sobre algumas coisas esquisitas que já vimos e sobre programadores que transcendem a POG e chegam à um novo nível mais alto na arte de fazer bobagens… rs

Fiquei curioso. Quais as maiores aberrações já produzidas por programadores? Será que isso dá um livro?

Pra começar e estimular a memória da galera vou relatar um caso de um projeto onde trabalhei (não precisa citar onde nem quando).

Tínhamos um projeto desktop, uma equipe pequena (8 programadores) e dividimos os módulos em duplas. O programa era mais ou menos como um wizard, sendo cada módulo composto por mais ou menos 5 telas. E cada módulo ao terminar sua tarefa chamava o próximo. Feita a modelagem, cada um recebe sua parte e vamos programar.

mais ou menos 15 dias depois, um programador entrega o módulo dele (que ele fez quase sozinho, sem permitir a participação do colega) totalmente fora da especificação. Ao invés de extender as classes necessárias, ele simplesmente criou apenas UMA CLASSE COM UM VOID MAIN! Métodos? Ele quase não usava. Acho que uns 5 talvez.

Ele não abriu 5 janelas, mas sim ficava reutilizando a mesma janela, com os mesmo botões, apenas mexendo na organização dos elementos, escondendo/mostrando. E como ele tratava os eventos? Inner class anônimas que ele inseria/retirava a todo momento dos elementos de interface.

Nunca vi uma coisa tão medonha. rs Até hoje tenho pesadelos… rs

O que aconteceu com o cara? Foi “exorcizado” (foi esse mesmo termo que o gerente usou) da equipe. rrssrr

1 Resposta

MarcioTavares

Em relação a códigos já existe um tópico específico para isso, bem antigo até: EVGD: Códigos Toscos

Agora, sobre situações com pessoas mesmo, se eu fosse escrever aqui metade do que eu já vi, iria ficar o dia inteiro.

De qualquer forma, eu acho que todo mundo dá as suas bolas fora no início de carreira. Eu mesmo já dei as minhas caneladas. A questão é como a pessoa reage a observações dos outros, tentativas de ajuda etc. Se a pessoa reage mal, aí o problema é mais sério.

Criado 14 de fevereiro de 2007
Ultima resposta 14 de fev. de 2007
Respostas 1
Participantes 2