Quais as vantagens de desvantagens entre o Delphi e o Java?

4 respostas
E

Pessoal,
Eu era programador em Clipper 5.2, com o tempo eu o abandonei e passei a programa em PHP para websites, agora, volto novamente a necessidade de fazer programas. Gostaria de saber de vocês quais são as vantagens entres Delphi e Java. As asplicações são praticamente as mesmas? Eu dei uma olhada em ambas as linguagens e achei o Delphi aparentemente mais fácil. O que vocês me indicam, apesar de vcs serem desenvolvedores em Java e terem um pezinho a favor.

4 Respostas

M

bem-vindo ao Portal Java… não é exatamente a resposta da sua pergunta mas espero q ajude:

http://www.portaljava.com/home/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=17214&highlight=delphi

S

Cara, da uma olhada em outros tópicos que foi debatido muito com relação as vantagens e desvantagens de se usar java!

Tenta procurar por estes tópicos e depois entra em um forum de Delphi e procura por um tópico parecido... Ai vc balança as opiniões e decide por qual linguagem optar!

[]s Victor

B

Edvande

Sou programador Delphi há pelo menos 5 anos, desde a versão 3. Estou, no momento, migrando para Java (não as aplicações já feitas, mas os meus trabalhos daqui pra diante). Java estou aprendendo agora.

Veja bem, cada uma tem seu lado de vantagem, vamos discutir isso um pouco…

O Delphi é conhecido por ser RAD, ou seja, permite que rapidamente se crie aplicações. Isso é muito bom em Client/Server, já em 3 camadas e programação distribuída, não é mais fácil que no Java. Assim, se você quiser fazer pequenos programas, client/server, de forma rápida, use o Delphi. Mas hoje não é a tendencia do mercado em geral, hoje o mercado quer sistemas web, que não exijam deployment em estações de trabalho, sejam escalonáveis para operações distribuídas, e sejam independentes de plataforma, use o Java. Delphi não foi feito pra aplicações corporativas, foi apenas adaptado a isso. O J2EE é muito maduro nesta tarefa.

Outra vantagem do Java: as metodologias usadas por todo o mundo Java são padronizadas: UML, Desing Patterns, Struts, JSPs, o que torna mais fácil a integração de equipes, o que não deixa empresas e desenvolvedores altamente atrelados um ao outro. Isso é muito saudável, tanto às empresas como aos desenvolvedores.

O Java tem quase tudo free. Nem sempre o melhor em cada caso é uma ferramenta free, mas sempre haverá a opção. O Delphi é caro, e só a ferramenta de desenvolvimento. Se vc for usar Caliber, e outras ferramentas de administração, vai pagar os olhos da cara.

Por essas e outras que eu estou optando por Java. Caso queira discutir melhor, estou à disposição.

Abraços,
Buosi.

R

reforço o que o Buosi falou.

na verdade, java tem bem mais vantagens, mas do ponto de vista mais técnico, é bem isso mesmo

só reforçando o fato de o Java ser de padrão aberto, independente de forneçedor. Existem diversas implementações de Servidores J2EE, IDEs, frameworks MVC, ou seja, vc não fica preso a nenhuma empresa. e existem muitas implementações de sucesso open-source.

e também o fato de que é a comunidade que desenvolve o java. o java não é da sun. o desenvolvimento da especificação do Java é feito pelo Java Comunity Process (JCP) - www.jcp.org - uma organização em que participam dezenas de empresas (Sun, IBM, Apple, Brasil, SouJava) e desenvolvedores individuais.

Criado 12 de abril de 2005
Ultima resposta 12 de abr. de 2005
Respostas 4
Participantes 5