Quais as Vantagens e Desvantagens entre Java e Php?

Quais as Vantagens e Desvantagens entre Java e Php? gostaria de saber apenas vantagens e desvantagens de cada, não quem é melhor ou pior para não gerar confusão :slight_smile:

java é desktop, mobile, e web.
php se resume em web( vai ter mimimi falando q faz desktop, mas php se resume em web mesmo e morreu!)
java é mais caro de se manter.
se for para um sistema grande acho o recomendado java.
e php tem os sobrinhos chato que faz site por 100 pila.
e por ai vai…

Qual o melhor?
ai vai depender, para estudos e ser um profissional de TI, java sem duvidas.
vai fazer um site familiar, ou pra alguma loja?
php.

O PHP é uma linguagem que começou como linguagem de script. Há vários sintax suggar, tem tipagem fraca, usa e abusa de conceitos como template matching e regex. Além disso, é uma linguagem 100% interpretada, o que permite que você execute um trecho de programa que está dentro de uma String, por exemplo. Uma das grandes vantagens de ser interpretado é que facilita muito o deploy. Só nas versões recentes foi introduzido no PHP a orientação a objetos.

Há sites realmente grandes feitos em PHP, sendo os mais famosos a Wikipedia, Wordpress, Magento, Prestashop e Joomla.

O Java é uma linguagem compilada (ou melhor, híbrida), de tipagem forte e com ênfase em orientação a objetos. A OO é o único paradigma que o Java implementa (há planos para a inclusão de princípios de programação funcional no Java 8). Tem um suporte bastante adequado à web, um suporte existente, porém, fraquíssimo a desktop. Existem duas plataformas sobre o qual a linguagem Java roda, o JSE, da Oracle, que não possui qualquer suporte a dispositivos móveis, e a plataforma Android - que é de propriedade da Google.

Nenhuma das linguagens dá suporte a programação de baixo nível, o que torna as duas inadequadas para aplicações de tempo real, games, computação científica, ou boa parte dos aplicativos desktop.

O Ruby (que vc perguntou em outro tópico), segue a mesma linha do PHP. Porém, ele tem uma sintaxe muito elegante, e torna a programação realmente fácil e enxuta. O ideal seria vc procurar no google por comparações mais descritivas sobre Ruby vs. PHP, pois eu mesmo não saberia descrever exatamente o que distingue as duas.

1 curtida

Dá para dizer que existe uma intersecção entre o mercado de java e php em algum setores web.

Por exemplo, se vc quer subir um site “pequeno” vc tem a disposição centenas de opções para hosting que suportam PHP (com qualidade variada é claro) e pode subir rapidamente um Wordpress ou PHPBB (ou Magento). Isso para, digamos, 80% dos sites pode ser mais do que suficiente e talvez isso possa ser confortável por vários meses ou anos.

Java vc precisa, por exemplo, de algum lugar que tenha, por exemplo, um container J2EE. Não são muitas opções (comparado com PHP) mas não quer dizer que seja má escolha. Vc pode usar Amazon ou Google App Engine, configurar um cartão de credito internacional e configurar direitinho um cache e vai funcionar.

Aqui não acho que precisamos comparar apenas linguagens mas também soluções. Vc quer fazer um sistema interno ou um e-commerce?

Eu pessoalmente me sinto mais a vontade com Java, por mais que seja um parto usar o Maven eu consigo usar componentes e bibliotecas de terceiros com mais facilidade, eu consigo ter uma ideia de code coverage, eu posso rodar um profiler e descobrir o qual o gargalo da minha aplicação, etc. IMHO o ecossistema Java é ligeiramente melhor. Com PHP eu sofro mais. Por outro lado testar uma mudança com php é tão mais rapida! Com o Wordpress mesmo eu posso editar o codigo dentro da aplicação e testar ( mesmo que me arrependa depois ).

Java é uma imensa plataforma com uma VM animal, mas requer estudo e experiência pra usar isso tudo. E vc não esta preso a linguagem Java - vc pode usar Clojure, Scala, Groovy, etc.

Há quem diga que PHP é um fractal de designs ruins ( como linguagem ). Eu concordo em parte. Mas se vc procura emprego fazendo pequenos trabalhos freelancer eu acho que PHP te dá uma vantagem. Eu ja trabalhei em projetos que misturavam Java e PHP - usando java pra serviços e PHP + JS pra montar um html dinamico pra consumir essa API - e vou te dizer que a pior parte era Java (com a galera usando Hibernate de um jeito tosco).

No fim as vantagens do PHP são:

• linguagem script estruturada com alguma orientação a objetos
  • produtos populares construidos em PHP
  • 99% dos hostings suportam

E a vantagem do Java são

• comunidadeS
  • linguagenS
  • frameworks populares (Hibernate, Spring, etc)
  • Virtual Machine maneira

Repare que o que eu falei é tudo subjetivo. São minhas opiniões. No mercado de hoje eu acho que são conhecimentos complementares (mas Java e Ruby podem ser bem mais interessantes e complementares do que PHP. quem sabe?).