Quais caminhos ou passos que devo seguir para se tornar um Arquiteto Java

4 respostas
eduardo.s.ferreira

Olá

Possuo 7anos de EXPERIÊNCIA em programação nas linguagens VB e JAVA. Tenho conhecimentos básicos de JAVA, ou melhor sou um iniciante, gostaria de ajuda sobre quais caminhos ou passos que devo seguir de preferência em ordem de prioridade se possível, para se tornar um Arquiteto Java e um bom técnico para fornecer e criar soluções de desenvolvimento em Java.

Tenho preferência por auto estudo , mais infelizmente tenho várias dúvidas referente ao tipos de materiais existente, pois alguns que encontrei são poucos didáticos e sem muito objetivo. A maioria sao conceituais e pouco pratico.

Referente a livros também tenho as minhas dúvidas sobre qual devo iniciar e pra qual devo evoluir. 

Caso possua caminhos e passos que devo seguir, será de grade ajuda.

Desde já agradeço pela atenção e muito obrigado.

Atenciosamente,

Eduardo da Silva Ferreira

4 Respostas

LPJava

nao tem receita de bolo, e vem com a naturalidade, so fazer o que gostar, estudar muito, adquirir experiencia em varias areas do java por exemplo e sem falar em ser bom em aspectos nao tecnicos como comunicacao, trabalho em equipe, saber liderar, ter um bom ingles (nao so leitura blz?) mas isso nao eh so um arquiteto e sim um profissional de IT que as empresas procuram.

flw! abraco,

sergiolopes

Posso recomendar alguns livros! (na ordem que acho interessante)
Os obrigatórios:

• Effective Java, 2nd edition - Joshua Bloch
  • Design Patterns, GoF (gamma etc)
  • Refactoring, Martin Fowler

Outros livros também:

• Patterns of Enterprise Application Architecture, Martin Fowler
  • Test-Driven Development By Example, Kent Beck
  • The Pragmatic Programmers
  • The mythical man-month, Fred Brooks
  • Domain-Driven Design, Eric Evans

Todos os livros anteriores não são sobre tecnologias específicas. Mas você vai precisar aprender algumas ferramentas (Hibernate, Struts, JSF, Spring, EJB, JPA, etc). Aí tem zilhões de livros, artigos e cursos disponíveis.

Além de tudo isso, recomendo acompanhar alguns blogs. Cito alguns poucos, deixando injustamente vários de fora:

e vários outro…

maior_abandonado

acho que da pra da meu pitaco…

esses livros que o Sergio falou são sobre design, metodologias, arquitetura, padrões de projeto, boas práticas, coisas desse tipo mais relacionadas ao “como fazer bem feito” que a tecnologia em si, é o que um arquiteto precisa ser focado mesmo, mais no seu caso antes você precisa aprender um monte de coisa relacionada a java mesmo (ja que é no uso dessa linguagem que quer se tornar arquiteto).

nessa parte de começo, as opiniões quanto aos livros mais indicados varia muito, para começar, você teria as opções 1 de engolir as apostilas free da caelum/iniciativa jedi (ambas mesmo) e muito google pra pega uma boa base de J2SE, e 2 ler e botar em pratica o conteúdo do use a cabeça java (eu te indicaria fazer ambos), e depois pegar mais na parte de J2EE, eu te indicaria o livro desenvolvendo apps web com servlets, psj jsf… do Edson Gonçalves para você começar e pegar uma boa base e varias tecnologias, ai depois você estuda bastante Hibernate, JSF, Struts, Spring e EJB… procura algum livro especifico para cada um destes frameworks…

o mais indicado é você pega mais a fundo os livros que o Sergio falou, enquanto você estiver vendo J2EE, ou até depois disso…(minha opinião ao menos), isso para que você tenha uma boa base para poder botar em prática o que estes livros dizem.

bom, como deu pra perceber, o caminho é beeeeeeeeeem longo… ai vai anos…

eduardo.s.ferreira

Galera, muito obrigado vlw mesmo !

Criado 9 de novembro de 2009
Ultima resposta 10 de nov. de 2009
Respostas 4
Participantes 4