Quais caminhos ou passos que devo seguir para se tornar um Arquiteto Java

4 respostas
eduardo.s.ferreira

Olá

Possuo 7anos de EXPERIÊNCIA em programação nas linguagens VB e JAVA. Tenho conhecimentos básicos de JAVA, ou melhor sou um iniciante, gostaria de ajuda sobre quais caminhos ou passos que devo seguir de preferência em ordem de prioridade se possível, para se tornar um Arquiteto Java e um bom técnico para fornecer e criar soluções de desenvolvimento em Java.

Tenho preferência por auto estudo , mais infelizmente tenho várias dúvidas referente ao tipos de materiais existente, pois alguns que encontrei são poucos didáticos e sem muito objetivo. A maioria sao conceituais e pouco pratico.

Referente a livros também tenho as minhas dúvidas sobre qual devo iniciar e pra qual devo evoluir. 

Caso possua caminhos e passos que devo seguir, será de grade ajuda.

Desde já agradeço pela atenção e muito obrigado.

Atenciosamente,

Eduardo da Silva Ferreira

4 Respostas

LPJava

nao tem receita de bolo, e vem com a naturalidade, so fazer o que gostar, estudar muito, adquirir experiencia em varias areas do java por exemplo e sem falar em ser bom em aspectos nao tecnicos como comunicacao, trabalho em equipe, saber liderar, ter um bom ingles (nao so leitura blz?) mas isso nao eh so um arquiteto e sim um profissional de IT que as empresas procuram.

flw! abraco,

sergiolopes

Posso recomendar alguns livros! (na ordem que acho interessante)
Os obrigatórios:

• Effective Java, 2nd edition - Joshua Bloch
  • Design Patterns, GoF (gamma etc)
  • Refactoring, Martin Fowler

Outros livros também:

• Patterns of Enterprise Application Architecture, Martin Fowler
  • Test-Driven Development By Example, Kent Beck
  • The Pragmatic Programmers
  • The mythical man-month, Fred Brooks
  • Domain-Driven Design, Eric Evans