Quais capitulos do livro Java Como Programar?

9 respostas
T

Pretendo estudar o livro da Kathy Sierra, porem primeiro estou estudando o Java Como Programar 6ª ed.

Já estudei tudo até o cap. 13. Agora vou começar o 14. Vi que no livro tem muita coisa que não cai na prova, só queria ter certeza do que preciso estudar ANTES de começar o livro preparatório para a certificação SCJP 5.

Por mim mesmo pesquisei e cheguei na seguinte conclusão:

[color=darkblue]Pré-requisitos pro livro de certificação:

Cap. 14 - Arquivos e fluxos
Cap. 18 - Genéricos
Cap. 19 - Coleções
Cap. 23 - Multithreading
Cap. 25 - Acesso a bancos de dados com o JDBC

Não são requisitos pro livro de certificação:
Cap. 15 - Recursão
Cap. 16 - Pesquisa e classificação
Cap. 17 - Estrutura de dados
Cap. 20 - Introdução aos applets Java
Cap. 21 - Multimídia: applets e aplicativos
Cap. 22 - Componentes GUI: parte 2
Cap. 24 - Redes
Cap. 26 - Servlets[/color]

[size=18]Seria isto mesmo?[/size]

9 Respostas

Zakim

O livro do Deitel é bacana, porem, é muito cheio de enrolação. Acredito eu que se voce ja tem um bom conhecimento de Java e quer tirar a certificação, deve ir direto para o livro da Kathy.

O deitre é para iniciantes, não tem qualquer tipo de material ligado diretamente para a preparação para certificação.

analyser

Olá Amigo

bem “Acesso a bancos de dados com o JDBC” não cai no exame, pelo menos no SCJP 5 talvez vc use no SCJDeveloper sei lá mais no SCJP não cai, Componentes GUJ não cai, Servelts não cai, aplet não cai, bem por ai vai de uma olhada no site da Sun o que cai na prova

Abraços

fsquadro

De uma olhada no site da Sun, veja o que cai:

http://www.sun.com/training/certification/java/scjp.xml

E

analyser:
Olá Amigo

bem “Acesso a bancos de dados com o JDBC” não cai no exame, pelo menos no SCJP 5 talvez vc use no SCJDeveloper sei lá mais no SCJP não cai, Componentes GUJ não cai, Servelts não cai, aplet não cai, bem por ai vai de uma olhada no site da Sun o que cai na prova

Abraços

• No SCJP 5 não cai JDBC.

• No SCJD não cai JDBC; eles solicitam que você crie um banco de dados a partir de quase zero, sem JDBC. (Você só precisa de saber ler o Javadoc e praticar com java.io.*, já que uma das partes da prova é um projeto).

• No SCJP 5 não cai e nunca vai cair Swing ou AWT, mas você precisa olhar as classes de java.util (Java Collections Framework) e praticamente decorar o Javadoc.

fabiel

Cara se tu for estudar pelo livro do deitel, acho que seria a melhor tu optar prlo big java, este nao tem tanta enrrolação !

Omeganosferatu

Velho sem dúvidas, vai estudar pra certificação ?? pega o livro da kathy … Além de abordar o assunto diretamente também te da dicas sobre as pegadinhas, coisa que o deitel ou outro livro mais “básico” não da.

G

tb sou mais um que indica o da kathy…

o do Deitel é pra aprendizado iniciante e não voltado para a certificação…
Melhor coisa que tem é estudar por um material que foi preparado para a certificação…

[]´s
Geraldo

T

Pessoal, agradeço as opiniões. Só faltava eu dizer que ainda não trabalho com Java :cry: e que tenho tempo sobrando pra estudar de seg-sex.

Zakim:
Acredito eu que se voce ja tem um bom conhecimento de Java e quer tirar a certificação, deve ir direto para o livro da Kathy.

Ocorre que eu estou aprendendo mesmo agora, sendo que Threads, Arquivos e Coleções eu vi na faculdade porém não aprendi, entende?
Por isso pensei em primeiro estudar estas partes com calma pra depois ir pro livro especializado.

fsquadro:
De uma olhada no site da Sun, veja o que cai:

http://www.sun.com/training/certification/java/scjp.xml

Eu li este site, mas como não tenho todos conhecimentos ainda fiquei na dúvida do que realmente tinha no livro do Deitel e o que não tinha.

analyser e Edson, seguindo o que vocês disseram vou pular o Cap. sobre JDBC.

fabiel, agora já to na metade do caminho e o livro do Deitel eu comprei $ hehe, e como eu disse tenho este mês livre pra estudar os capitulos que coloquei neste tópico.

R

Se você pensa em tirar futuramente a certificação SCJD (Developer - que eu acho que vale muito mais do que a SCJP) acho importante vc saber todos os capitulos que faltam vc estudar, exceto o 20 e o 21.

Criado 5 de julho de 2007
Ultima resposta 5 de jul. de 2007
Respostas 9
Participantes 9