Quais diagramas apresentar ao Cliente

Estou desenvolvendo alguns projetos como freelancer. Então me veio a seguinte duvida. Na hora de modelar e apresentar o projeto ao cliente(vender a ideia). Quais diagramas apresentar?
Eu pensei em colocar apenas esses dois…

1. Diagrama de classe

2. Caso de uso

Esqueça isso, são coisas para fins técnicos que o pessoal da UML vende como se fosse para o cliente também. Se eu mal entenderia corretamente esses diagramas, quanto mais querer fazer meu cliente entender. Nem pra mim vejo necessidade desses diagramas.

O cliente quer funcionalidade, no máximo apresente um protótipo da solução para a funcionalidade que ele priorizou de ser usada. Importante é você deixar ele acompanhar sempre o que está sendo desenvolvido, o famoso feedback, assim a homologação fica natural.

Antes de tudo você deve analisar como funciona na prática o dia a dia do negócio, colhendo requisitos funcionais (escritos mesmo), propondo melhorias e na implementação focar no que ele priorizar.

3 curtidas

depende de quem é o cliente.

é rarissimo um cliente leigo conseguir explicar o que quer em termos de UML, isso seria comum se fosse uma empresa de tecnologia que quer terceirizar uma parte bem especifica e olhe la.

talvez faça mais sentido um mock-up da solução, um prototipo, etc.

2 curtidas