Pessoal boa tarde,
Bom, eu na faculdade, no mundo profissional e na WEB já me deparei com muitos tipos de diagrama e acredito que quando ninguém em sã consciência vai implementar um projeto com todos esses tipos de diagrama então minha pergunta é a seguinte:
Considerando por exemplo um projeto de uma loja de bricolagem considerando que eu já havia previamente pesquisado, feito entrevista e organizado todas os dados sobre o meu objetivo, quais os diagramas e qual sequência eu deveria estar desenvolvido para obter um planejamento amplo e profissional do meu projeto?
Grato
Programadores escrevem código, não desenham diagrama.
Desculpe mas a pergunta não é essa e muito pior, programadores desenvolvem códigos sim mas isso não os impede de realizar planejamento de projetos e nem será sempre que você vai conseguir desenvolver em mundo perfeito onde já irá receber tudo na mão.
JDesenvolvedor, o tópico não foi escrito por um programador mas sim por um Analista Programador. Você deveria saber a diferença disso.
deFreitas, esse projeto é pequeno? Se sim, desenvolva, pelo menos, casos de uso (não somente o diagrama de caso de uso) e o diagrama de classes.
Júlio Murta sim é um projeto relativamente pequeno, entendo… muito obrigado pela dica pra finalizar então por exemplo um DFD cairia apenas em grandes projetos?
grato
Pelo que sei DFDs eram aplicados em projetos de Analise Estruturada. Se você esta desenvolvendo uma aplicação orientada a objetos (o que e bem provável) poderá obter os mesmos resultados com um diagrama de caso de uso.
Agora eu peguei! valeu amigo ajudou bastante.
Eu geralmente faço o diagrama de casos de uso e o diagrama de classes .
Só o que realmente for agregar/ajudar no entendimento. Fazer diagrama que ninguém vai usar, só por fazer, mais atrapalha do que ajuda.
Em algumas circunstâncias, se você trabalhar em uma empresa que presta serviço, acaba que alguns diagramas são exigência contratual, mesmo não servindo pra nada. Nesses casos não tem por onde fugir. Mas se você pode escolher… Faça só o essencial ao entendimento.