Quais empresas trabalham com jogos em São paulo?

38 respostas
SirDominque

Ola gente,
Alguém sabe quais as empresas que trabalham com jogos <- Programação em SP ?

Dei uma Pesquisada aqui, mas queria saber as que contratam, ou as que eu tenho chance de entrar.
:smiley:

ahh, e pra nao desperdicar o tópico, o que devo ter de conhecimento pra pelo menos entrar de estagiário

38 Respostas

denisspitfire

No google Play tem os nomes das empresas nao tem? pelo nome seria interessante que estivesse visivel no google.

Metaleiro

Empresas de Games

bestlinux

Interessante seu tópico. Estou respondendo pois quero acompanhar.

Aproveitando, qual livro é recomendado para iniciar no desenvolvimento de Jogos ?

regifelix

Opa,
também gostaria de saber.

rogeriopaguilar

Tem um link legal com vários livros divididos por assunto:

http://my.safaribooksonline.com/book/-/9781457167515

Metaleiro

bestlinux:

Aproveitando, qual livro é recomendado para iniciar no desenvolvimento de Jogos ?

Se for usar java.

Killer Game Programming in Java

Fontes aqui:

Code for Killer Game Programming in Java

Ataxexe

bestlinux:

Uma vez comecei a ler este

http://www.litec.com.br/produto/555-programacao-de-jogos-com-c-e-directx

nunca terminei :frowning: , mais por falta de tempo mesmo pois estava me dedicando a outras coisas na época. Não tenho experiência suficiente pra dizer se é um livro bom ou não, mas o autor (André Santee) é muito bom.

SirDominque

Metaleiro:
bestlinux:

Se for usar java.

Killer Game Programming in Java

Fontes aqui:

Code for Killer Game Programming in Java

Estou lendo ele, muito Bom.
Eu li também o matemathics and physics for programmers :smiley:

ViniGodoy

O André já não recomenda mais o livro dele, está bem desatualizado.

No Ponto V, temos uma biblioteca onde recomendamos livros:
http://www.pontov.com.br/site/livrosv

Estão divididos por área.

Para quem quiser desenvolver jogos profissionalmente no Brasil, fique longe do java. A menos, claro, que seu interesse seja mobile - o que te dará uma pequena chance de trabalhar com android. Digo pequena pois a maioria das empresas tem preferido APIs multi-plataforma, como a Unity (Monster Cube) ou a Ethanon, do André Santée (Magic Portals).

No caso do Brasil, a Unity tem se tornado uma alternativa extremamente popular, nesse caso, recomendo a leitura do Unity Game Development Essentials, do Will Goldstone. É uma boa se aprofundar também em C# (embora seja possível criar games com JavaScript e Boo na Unity, o C# é disparado a linguagem preferencial).

Caso você queira ir desenvolver fora, e um dia trabalhar com algum grande estúdio, não tem como fugir do C++. Nesse caso,  diversas recomendações do C++ e livros relacionados. Você certamente terá que se focar em algum aspecto, como desenvolvimento de engines, computação gráfica, física, redes ou game play. Outra possibilidade é tornar-se um bom desenvolvedor de ferramentas. Ou seja, ao invés de fazer o game em si, você faz bibliotecas para que os desenvolvedores de games possam usar. Para quem é desenvolvedor essa alternativa tem as seguintes vantagens:

a) Você não depende de desenhistas, designers, músicos. Pode criar sozinho;

b) O custo de produção é mais baixo e o risco é menor;

c) Você não precisa aprender C++.

d) As principais engines tem lojas, o que permite que do Brasil você ataque facilmente o mercado internacional.
SirDominque

O meu plano é aprender a desenvolver jogos em java e depois mudar pra C++ ou C#

ViniGodoy

Seria interessante você procurar também o site das IGDAs. No Brasil, temos 3 chapters: Curitiba, Rio e Recife.

O Moacyr Alves, do Jogo Justo, participa dos 3.

rogeriopaguilar

Tem um outro livro que estou lendo, não é sobre games, mas sobre computação gráfica. Dependendo do que vc quer estudar talvez seja legal:

http://www.americanas.com.br/produto/205924/livro-computacao-grafica-geracao-de-imagens

os exemplos são em c utilizando opengl.
Pra quem não conhece muita coisa desta área como eu acho que é um bom livro.

ViniGodoy

Esse livro é muito bom. E é dividido em dois volumes.
É uma das literaturas que comendo nas minhas aulas de computação gráfica.

bestlinux

ViniGodoy:

Para quem quiser desenvolver jogos profissionalmente no Brasil, fique longe do java. A menos, claro, que seu interesse seja mobile - o que te dará uma pequena chance de trabalhar com android. Digo pequena pois a maioria das empresas tem preferido APIs multi-plataforma, como a Unity (Monster Cube) ou a Ethanon, do André Santée (Magic Portals).

No caso do Brasil, a Unity tem se tornado uma alternativa extremamente popular, nesse caso, recomendo a leitura do Unity Game Development Essentials, do Will Goldstone. É uma boa se aprofundar também em C# (embora seja possível criar games com JavaScript e Boo na Unity, o C# é disparado a linguagem preferencial).

Caso você queira ir desenvolver fora, e um dia trabalhar com algum grande estúdio, não tem como fugir do C++. Nesse caso,  diversas recomendações do C++ e livros relacionados. Você certamente terá que se focar em algum aspecto, como desenvolvimento de engines, computação gráfica, física, redes ou game play. Outra possibilidade é tornar-se um bom desenvolvedor de ferramentas. Ou seja, ao invés de fazer o game em si, você faz bibliotecas para que os desenvolvedores de games possam usar. Para quem é desenvolvedor essa alternativa tem as seguintes vantagens:

d) As principais engines tem lojas, o que permite que do Brasil você ataque facilmente o mercado internacional.

</blockquote>

Vinny, sabe onde posso conseguir este livro aqui no Brasil ?

Game Programming Gems Vol. 1

rogeriopaguilar

REMOVIDO: Pirataria

ViniGodoy

Se quer o livro, pode comprar pela Amazon ou qualquer outra loja virtual. Eu já comprei de lá, serviço costuma a ser muito bom.

Metaleiro

ViniGodoy:

</blockquote>

Game Programming Gems Vol. 1, qual linguagem ele utiliza ?

ViniGodoy

C++

SirDominque

Devo aprender C antes de aprender C++ ou nao tem nada a ver?

rogeriopaguilar

Desculpe pelo link :slight_smile:
Já comprei livros na amazon, não tem impostos de importação como outros produtos, é só ter cartão de crédito internacional.

ViniGodoy

Nada a ver, um não é pré-requisito de outro. Na verdade, é até mais fácil aprender C++ sem estudar C antes.

rogeriopaguilar

Outro local que vc consegue ver é no google books, só que eles bloqueiam algumas páginas:

http://books.google.com.br/books?id=hiBFUv_FT0wC&printsec=frontcover&dq=game+programming+gems&hl=pt-BR&sa=X&ei=S1eiUM3zF8zI0AHenIDwDg&redir_esc=y#v=onepage&q=game%20programming%20gems&f=false

Metaleiro

Peço desculpas porém não consegui encontrar essa informação.

Game Programming Gems Vol. 1, quanto ao “CD” que vem com o livro, ele utiliza algum ambiente próprio de desenvolvimento ?

Exemplo:

Engine
JDK ou SDK (sei lá)
IDE de desenvolvimento.

E mais coisas do genêro, se alguém puder me responder desde já agradeço :smiley:

ViniGodoy

Geralmente vem uma pasta com os .cpps e .hs e outra pasta contendo um projeto do Visual Studio.

Mas os códigos normalmente podem ser compilados em compiladores GNU também.

Metaleiro

PRIMEIRO CENSO NACIONAL MAPEIA MERCADO DE JOGOS ELETRÔNICOS NO BRASIL

S

Pascal é uma linguagem boa para jogos Single Player?

Eu pergunto isso porque já vi alguns jogos muito bem feitos (em 16 bits) que foram escritos em Pascal.

Eu sei que é uma linguagem que está saindo do mercado mas gostaria de saber quais as vantagens e desvantagens dessa linguagem para jogos.

ViniGodoy

Sem_Nome:
Pascal é uma linguagem boa para jogos Single Player?
Eu pergunto isso porque já vi alguns jogos muito bem feitos (em 16 bits) que foram escritos em Pascal.
Eu sei que é uma linguagem que está saindo do mercado mas gostaria de saber quais as vantagens e desvantagens dessa linguagem para jogos.

O pascal foi uma linguagem popular no passado. Ele é uma linguagem compilada e não gerenciada, com uma sintaxe um pouco mais amigável que a do C.
Hoje em dia, não vejo vantagens em desenvolver games em pascal.

Se for single player que roda em browser, eu iria de ActionScript e Flash se fosse lançar um game hoje. Ou de HTML5 caso quisesse estudar a tecnologia para lançar um game no futuro.

Se for para rodar na máquina, fazendo um game em plataforma, eu provavelmente optaria pelo C++ com alguma API portável, como a SDL, SMFL ou a Cocos-X. Se for ter uma física melhorzinha, como no caso do Limbo, uma boa seria integrar também a Box2D.

Mas o maior problema, para mim pelo menos, é achar um bom artista e um músico.

S

Entendo. Obrigado pela atenção. Apenas fiquei com uma dúvida. O que seria uma linguagem não gerenciada?

ViniGodoy:

Mas o maior problema, para mim pelo menos, é achar um bom artista e um músico.

Também estava pensando nisso. Acredito que a maioria dos bons artistas não ficam por aqui já que o mercado ainda é pequeno (comparado com outros paises).

ViniGodoy

É uma linguagem sem garbage collector. Nesse tipo de linguagem, tudo o que o programador cria com new, ele é obrigado a deletar manualmente, com um comando como delete (ou free, no caso do Pascal).

S

Entendi. Muito obrigado.

N

Vini, o que seria considerado um bom artista ou músico?

ViniGodoy
Ele tem que:

a) Ter técnica (saber fazer bons desenhos, elaborar bons sons ou músicas);

b) Saber lidar com limitações técnicas - inclusive montando imagens e sons adequados a essas limitações;

c) Entender o que são prazos.
gomesrod

ViniGodoy:

Estou imaginando a cena… “caaaaara, essas picuinhas corporativas não tem vez comigo não, eu sou um artista, man!” :slight_smile:

Brincadeira à parte, a questão do trabalho artístico/visual é realmente um limitador quando se trata de produzir um jogo de qualidade sozinho, ou com uma pequena equipe de desenvolvedores. Eu costumava subestimar esse trabalho, até começar a projetar um jogo… a tarefa do artista é imensa, criar cada sprite do jogo, texturas, mais as animações de introdução, e etc. (e dependendo da plataforma tudo tem que ser replicado para diferentes tamanhos de tela)

Quanto à música dá para se virar. Primeiro porque um jogo (pelo menos um jogo casual) tem poucas músicas, e segundo porque tem vários sons “open source” por aí, e alguns programas que permitem que até mesmo leigos criem músicas legais.

Sharkns

gomesrod:
ViniGodoy:

Estou imaginando a cena… “caaaaara, essas picuinhas corporativas não tem vez comigo não, eu sou um artista, man!” :slight_smile:

Brincadeira à parte, a questão do trabalho artístico/visual é realmente um limitador quando se trata de produzir um jogo de qualidade sozinho, ou com uma pequena equipe de desenvolvedores. Eu costumava subestimar esse trabalho, até começar a projetar um jogo… a tarefa do artista é imensa, criar cada sprite do jogo, texturas, mais as animações de introdução, e etc. (e dependendo da plataforma tudo tem que ser replicado para diferentes tamanhos de tela)

Quanto à música dá para se virar. Primeiro porque um jogo (pelo menos um jogo casual) tem poucas músicas, e segundo porque tem vários sons “open source” por aí, e alguns programas que permitem que até mesmo leigos criem músicas legais.

se for olhar com essa visão, com as sprites também tem muita coisa free ai, não menospreze o músico :frowning:

gomesrod

Não to menosprezando não, se tiver algum aqui que entendeu isso me desculpe!
Em um jogo de alta qualidade (por exemplo os feitos para console) é fundamental a presença de um músico/compositor/maestro excelente. A música faz parte da imersão no jogo, e dificilmente o jogador vai ficar com a música desligada.

Só que na minha resposta eu acabei me direcionando mais para jogos casuais, aqueles que programadores costumam fazer sozinhos ou com alguns amigos. Nesse caso a música não costuma ter taaaaanta atenção assim, não tem problema colocar algo muito simples em loop o jogo inteiro. Só que os sprites não tem jeito, o jogo acaba acontecendo em cima deles e não tem como fugir.

Sharkns

Em um jogo de alta qualidade (por exemplo os feitos para console) é fundamental a presença de um músico/compositor/maestro excelente. A música faz parte da imersão no jogo, e dificilmente o jogador vai ficar com a música desligada.

Só que na minha resposta eu acabei me direcionando mais para jogos casuais, aqueles que programadores costumam fazer sozinhos ou com alguns amigos. Nesse caso a música não costuma ter taaaaanta atenção assim, não tem problema colocar algo muito simples em loop o jogo inteiro. Só que os sprites não tem jeito, o jogo acaba acontecendo em cima deles e não tem como fugir.

É isso é verdade, sobre o mercado em SP, já vi um ou dois projetos precisando de gente, mas se você quer mesmo trabalhar com jogos acredito que a melhor alternativa e ficar bom no inglês e programação, claro, e se aventurar ai no exterior, mandar alguns currículos, tem muita equipe de jogo indie também, é legal pra pegar experiência.

luistiagos

Vinny com o kinect para windows vc será que é uma boa estudar a api para fazer algo para tal? Seria algo lucrativo apostar no kinect para windows?

W

Ola, com certeza.

Eu sou musico (alem de desenvolvedor) e hoje em dia o mercado de games abriu muitas possibilidades de trabalho, nao somente para programadores e designers, mas para escritores, musicos, marketing e etc. Eu tenho muito contato com musicos e um conhecido que trabalhava fazendo trilhas sonoras e jingles para comerciais comecou a migrar para o mercado de games.

Um downsize disso eh que as vezes tem muita gente trabalhando na area que nem gosta de games, um caso recente foi a escritora do Mass Effect disse em uma entrevista que ela nem curte games.

//Daniel

Criado 13 de novembro de 2012
Ultima resposta 19 de nov. de 2012
Respostas 38
Participantes 14