Bem, estou querendo estudar sobre desenvolvimento de aplicações WEB utilizando jsp, servlets, … .
bom, o que acontece é que são mts opções de ferramentas disponíveis, vejo por exemplo vcs falando de hibernate, EJB, tomcat, CVS, ant, wtp, DWR, structs, dalia, datatools, sysdeo, amateras, jetty, JSF, jboss,…,
sendo que mts de vcs devem utilizar vários dessas ferramentas/plugins pq ja tinham utilizado em antigos projetos e podem ter uma dependência com essa ou aquela ferramenta. Caso vcs estivessem começando agora do zero. quais ferramentas vcs utilizariam (de preferência ferramentas Free)??.
se possível indiquem fazendo a ligação com sua funcionalidade. ex: CVS - controle de versões. …
só pra incrementar um pouco mais, vcs recomendam algo para trabalhar com SSL (para uma tela de login)?
Se vc e iniciante em java acredito que não seja uma boa opção vc começar já com Web !! Recomendo vc a aprender o b a ba do java e depois se aprofundar na tecnologia e muitas coisas que vc sitou ai não são ferramentas mais sim frameworks , servidores etc… um exemplo é o hibernate que é um framework de mapeamento objeto/relacional utilizado para mapear o banco de dados da sua aplicação
Abraço
Bravox
Se voce ja conhece a filosofia JAVA fica muito mais facil, ir para o mundo web.
Eu indico voce usar o básico (na minha opinião), comece estudando o Hibernate (como nosso colega acima cita) que e um framework de persistencia, depois de uma olhada no Struts (frameword de mapeamento de actions) e algumas Taglibs para compor seu JSP…
Não faça como ‘tirar carteira’, procure iniciar seu aprendizado dentro dos padroes J2EE e no modelo MVC-2, nao adquira vicios nem RTA’s…
No mais e so isso…
espero ter ajudado…
Já conheço JAVA. agora quero partir para a WEB.
inclusive ja dei uma estudada sobre servlets, falta agora partir para o JSP, aprender sobre taglibs, e outras coisas que não sei ainda!
desculpe a ignorância, mas, o que é RTA’s?
ahh, sim, vc ajudou!!
vou começar a estudar sobre essas coisas, depois eu tento capturar mais algo.
é recomendado eu utilizar o tomcat mesmo?
Perdão, a escrita da expressão saiu incorreta, o que eu gostaria de dizer na verdade seria RTD, que são recursos tecnicos desnecessarios…
Aproveitando o tópico, também queria começar a aprender Java para Web, qual livro vocês indicariam???
Aquele da série Use a Cabeça parece uma boa opção, o que vocês acham??
Valeu…
Eu gosto dos * action
como o Struts in Action (Struts em Ação), Hibernate in Action (Hibernate em Ação)…