Alguém sabe quais filtros utilizar para fazer um sistema de monitoramento que avisa quando ocorreu movimento na câmera, analisando pixel a pixel
http://www.jhlabs.com/ip/filters/index.html para filtros.
A diferença entre duas imagens é algo um pouquinho mais complicado que isso, se estou imaginando o que você quer fazer. É que provavelmente você terá de compensar eventuais diferenças na iluminação e no ruído entre as duas imagens. Divirta-se, porque o problema é um pouquinho mais complicado que você imaginava.
Mas de todos os filtros que tem lá, quais eu utilizo pra fazer o que eu preciso?
Não é mais facil ter um daqueles sensores de movimento?
Voce vai ter que saber diferenciar entre mudanças de iluminação do que objetos em movimento.
“Se divirta”
Processamento de imagem não é simples. Requer estudo.
Para comparar movimento existem muitas tecnicas.
Vc pode realizar uma operação de correlação
Só que isso implica usar transformada de Fourrier da imagem directamente.
Usando filtros vc pode aplicar um detector de pontos relevantes (feature points) e depois fazer o tracking
estatistico deles. se eles se moveram , a imagem é outra.
Um detector mais simples (mas que pode falhar mais) é comparar o histograma da imagem (o"brilho")
Isto é o que um detector de “escada” faz. para detectar movimento sim ou não é suficiente embora possa ter muitos
falsos positivos (às vezes a luz acende sem ninguém na escada)
tudo depende de para quê quer a detecção e qual o grau de confiabilidade que deseja.
Eu não posso utilizar sensor de movimento porque é trabalho de faculdade(esqueci de falar no começo).
Eu pensei em aplicar filtros para corrgir os problemas da imagem e depois ir comparando em um determinado de tempo duas imagens (a que está salva no computador e a imagem corrente da câmera), eu não sei qual tipo de filtro utilizar
Dica: o Google é seu amigo, mas ele precisa das palavras mágicas adequadas. Procure por:
motion detection Java
Olhe uma das coisas (é pago, mas você pode ter uma ideia dos algoritmos a serem usados):