ola caros amigos…
estou retomando estudos de java, e agora realmente vou aprender para me profissionalizar…porém nao sei bem onde começar pq pelo que vi existem j2ee j2se e j2me fora inumeros frameworks como hibernate, struts…
gostaria realmente de aprender tudo o que o java oferece…
se alguem tem um bom roteiro para aprendizado…ficaria agradecido…pois mexi um pouco apenas pois me surgiu uma oportunidade no php…
[quote=icefusion]ola caros amigos…
estou retomando estudos de java, e agora realmente vou aprender para me profissionalizar…porém nao sei bem onde começar pq pelo que vi existem j2ee j2se e j2me fora inumeros frameworks como hibernate, struts…
gostaria realmente de aprender tudo o que o java oferece…
se alguem tem um bom roteiro para aprendizado…ficaria agradecido…pois mexi um pouco apenas pois me surgiu uma oportunidade no php…
trabalhei com php, magento e zendframework!!
obrigado desde ja![/quote]
Comece estudando J2SE. Aqui no GUJ há uma página de artigos, tenho certeza de que eles lhe serão úteis: http://www.guj.com.br/articles
Também há vários tópicos com sugestões de livros. Eu, particularmente, para quem está começando, sempre recomendo o Universo Java, do Rodrigo Gonçalves Porto da Costa. Dê uma olhada também nos tópicos do Getting Started da Oracle: http://download.oracle.com/javase/tutorial/getStarted/index.html
JEE (o 2, nos nomes, é apenas a versão) é voltada para aplicações corporativas, geralmente voltada para área de intranet. JSE é para desktop e, o JME, como o proprio nome da diz (micro edition) é para dispositivos com poucos recursos de memória, como celulares, por exemplo. Pesquise no Google, para uma explicação mais detalhada.
no caso o aprendizado do jse seria o básico mesmo, por exemplo creio eu queo o Livre Java da coleção Use a Cabeça esteja abordando o JSE, e o JSP o JEE…?
Nesse caso, uma faculdade cai muito bem. A tecnologia Java é muito ampla, e muitas vezes é utilizada em conjunto com outras tecnologias que também requerem domínio. Eu já vi muita gente que quer programar em Java para Web como se programa em Delhpi ou VB, mas quer fazer essa migração sem ao menos entender o que é HTTP ou HTML. A mesma coisa acontece quando a pessoa precisa trabalhar com bancos de dados por exemplo. Bom, mas se você não fizer questão de uma faculdade, eu estudaria, além de Java, pelo menos os seguintes tópicos: