e para ter certeza que o estágio vai ser seu, como vc não tem experiencia, tente tirar certificação.
[quote] O que as empresas exigem ?
Qual o grau de conhecimento: basico, intermediario, avançado ? [/quote]
Depende aonde vc procura estágio, tem cidades que a procura é muito grande então nem pedem experiencia anterior. Já tem cidades que mesmo para estágio vc tem que ter experiência e eles só tem contratam depois que vc terminar sua faculdade. Mais acho tbm que tudo pode depender da sua entrevista, se o entrevistador ver que vc é um cara esforçado … pode ser que as coisas melhorem para seu lado.
[quote] Ainda existem empresas q contratam estagiarios sem conhecimento pra programar java ?
Estou no 4º semestre em sistemas de informação. [/quote]
Sim . E eu acho que agora é a hora de vc começar a procurar estágio mesmo.
Mesmo que vc não tenha experiencia profissional, vc pode falar na entrevista sobre projetos em Java que vc participou na faculdade, seu conhecimento e estudos em algumas tecnológias. enfim, falar o que vc anda fazendo neste período enquanto não arrumou estágio.
Creio que não seja necessário você ter muito conhecimento da linguagem, e sim entender o conceito de OO, Logica de Programação, fluxograma, algoritmo, UML. Pois sintaxe e conhecimento a fundo de cada API e ferramentas você só pegaria na prática, mas se você já tiver uma base mais firme seria uma boa ( apesar de eu ainda acreditar que existam empresas que tenham medo de pegar pessoal com “vicio”, ou seja, aprendeu algo de forma errada (logica , OO, etc.) e para tirar esse “vicio” do cara é dificil).
Pode ter certeza que estagiario programa menos e pesquisa mais hehehehe!
(eu sou estagiario e me mandaram pesquisar sobre metodologias e ferramentas/frameworks de teste para verem se vale a pena implementar na metodologia do desenvolvimento).
Depende, tem empresas e empresas… já vi descrições de oportunidades onde se o estagiário soubesse aquilo tudo era pra contratar como pleno/sênior, mas acho que é só para filtrar certas pessoas.
Vai ter empresa que vai deixar você aprendendo, vai investir em você para depois cobrar de volta.
Vai ter empresa que vai botar você na vaga, te apertar até você não aguentar mais e dizer “sou estagiário, não preciso disso” ou “trabalho tanto quanto aquele cara e sou estagiário” e ficar de saco cheio e ir embora.
Depende muito, depende do nível da empresa para querer exigir mais ou menos, mas todas elas sabem que é meio que um tiro no escuro um estagiário, sem experiência, e que é um investimento.
Mesmo que você chegue lá sem saber nada, se conseguir correr atrás, aprender e mostrar, é quase tão bom quanto chegar sabendo, afinal o estágio é para isso, complementar os estudos do cara que tá na faculdade (apesar de ter empresas que não ligam pra isso).
Não fique se preocupando em só saber a linguagem, aprender Java, pois, como já responderam aqui, isso você aprende. Aprenda a criar uma capacidade de raciocínio para desenvolver sistemas, resolver problemas, criticar as coisas construtivamente. Não se prenda a uma tecnologia.
depede da empresa, da regiao, do projeto! entao nao tem receita de bolo e sim recomendações, a melhor forma eh acessar os sites de empregos de T.I e verificar o que pedem la e sair comparando de acordo com o nivel da vaga… porem nao siga ao pe da letra alguns anuncios… pois tem aqueles que querem contratar senior mais quer pagar salario de junior e na categoria coloca como junior… porem isso eh outro assunto…
Pra ser contratado como estagiário, eu acho que a pessoa deve apenas saber Java e lógica de programação e ao menos um pouquinho de BD. Mas não é essa a realidade que agente ve por ai… As empresas querem contratar estagiários ganhando R$700 reais sabendo Struts, Hibernate, JSF, JSP, Design patterns. (Eu ja vi uma querendo pagar R$480,00).
Estágios bons existem sim, mas são dificeis de achar. Mas pensa direitinho, se vc conhece Java, banco de dados, e tira uma SCJP da vida, voce consegue uma vaga de junior tranquilo. E tempo de experiencia vc pode complementar com algum projeto pessoal seu.
Mas vai com cuidado, tem muito estagio vagabundo por ai. Esses dias um colega me falou que ligaram pra ele do IEL, falando que a bolsa auxilio era R$200,00, nao davam almoço nem VT. Meio periodo pra trabalhar com Java.
Como é que é, tão trabalhando com java por um prato de comida? Isso quebra MUITO o mercado.
Sim, é para complementar os estudos, adquirir experiência, ir colocando os pés no mercado. Realmente não faz sentido ter pré-requisitos, mas acho que é para filtrar um pouco, senão vão aparecer todos os tipos de pessoas para a vaga.
Além disso, tem empresa que não quer investir, quer extrair. Vai pegar você, o que você sabe, aproveitar sua situação e te colocar como estagiário, te apertar até não sair mais caldo ao invés de pagar um cara já com mais experiência para isso. Eu já passei por isso…
Sim, é para complementar os estudos, adquirir experiência, ir colocando os pés no mercado. Realmente não faz sentido ter pré-requisitos, mas acho que é para filtrar um pouco, senão vão aparecer todos os tipos de pessoas para a vaga.
Além disso, tem empresa que não quer investir, quer extrair. Vai pegar você, o que você sabe, aproveitar sua situação e te colocar como estagiário, te apertar até não sair mais caldo ao invés de pagar um cara já com mais experiência para isso. Eu já passei por isso…[/quote]
Eu acho que seria mais correto colocar pre-requisitos referentes a conhecimento, certificações ou projetos pessoais, pois esse filtro acaba tirando muita gente com potencial mas sem oportunidade de desempenhar em um ambiente de trabalho, bem complicado isso, até mesmo porque experiência um monte de gente inventa que fez isso e aquilo, ja certificações e projetos são exmplos de conhecimento mais tangíveis.
Se demonstre dedicado e curioso na entrevista. Mostre algumas coisas que voce jah fez, mesmo que em outras linguagens.
O Java vc vai aprender mesmo depois que comecar a trabalhar com ele. O primeiro passo eh convencer seu empregador que vc eh O Cara Certo pra vaga.