para quem tem mais vivência em arquitetura, ou experiência,
fora esses dois catálogos existem outros que podem ser de grande ajuda no dia a dia ?
se sim, vocês podem citar algum ?
Quais padrões seriam interessantes de se aprender depois de dominar o catálogo GOF e JEE?
9 Respostas
- Command
Ops… acho que entendi errado a pergunta
MVC,
e pra persistência.
DAO e Repsitory.
E também não sei se entendi bem a pergunta :lol:
–
Então, agora entendi, não tem mais nenhum catálogo que seja mais maneiro que esses dois não, pelo menos pra java. Eu acho.
Singleton: unica instância de uma classe em toda aplicação
Tem o livro do Martin Fowler: Pattern of Enterprise Applications. É isso que você está procurando?
Talvez os livros Pattern Languages of Program Design (http://www.amazon.com/Pattern-Languages-Program-Design-v/dp/[telefone removido]/ref=pd_bxgy_b_text_c).
Geralmente tem bastante referências ao volume 3. Eu conheci o livro quando estava me aprofundando no pattern visitor.
Não, mas mesmo assim irei ler esse livro.
Estava querendo saber se existia algum outro catálogo de padrões importante.
Realmente o pessoal acabou não entendendo a minha pergunta.
Não, mas mesmo assim irei ler esse livro.
Estava querendo saber se existia algum outro catálogo de padrões importante.
Realmente o pessoal acabou não entendendo a minha pergunta.
Mas esse livro mostra outro catálogo de padrões a serem utilizados.
Depois desses (GoF, JEE e PeAA) você pode ir mais a fundo em áreas detalhadas, como NUnit Patterns, Messaging Patterns, SOA Patterns etc
Mas esse livro mostra outro catálogo de padrões a serem utilizados.Depois desses (GoF, JEE e PeAA) você pode ir mais a fundo em áreas detalhadas, como NUnit Patterns, Messaging Patterns, SOA Patterns etc
Obrigado Leozin.
Era exatamente isso que estava procurando descobrir. 
O interessante após vc dominar os patterns do GOF, e inventar e catalogar seus próprios patterns.
Já criei 2 patterns aqui na empresa onde trabalho e cataloguei os 2 como patterns corporativos.
São eles o TransformerOnTransformer e Numerable.