Quais procedimentos de segurança utilizam no notebook?

16 respostas
F

Pessoal, hoje todo mundo tem notebook e acaba carregando ele para todo lugar. Eu nunca dei importancia para a segurança, mas agora comprei um note novo e queria “levar o assunto mais a sério”. Ele roda o windows seven e NAO possui leitor de digitais. O que vocês sugerem para garantir a segurança? Na empresa de vocês qual é a política em relação ao note?
É que a gente acaba colocando uma série de documentos particulares, senhas, projetos pessoais e, as vezes, projetos da empresa…

Outra dúvida, vocês utilizam algum tipo de gerenciador de senhas? Eu nunca usei, sempre tive medo de a própria aplicação enviar meus dados sem meu conhecimento. Mas o fato é que hoje em dia temos pelo menos 2 dezenas de senhas diferentes para decorar, tanto pessoais quanto do serviço, e ai como fica? Usam algum app para guardar senhas no celular?

E por último, vocês utilizam antivirus? Já tem alguns anos que não uso nenhum e não tive nenhum problema (que eu tenha detectado). Claro, sou bastante criterioso nos sites que acesso, assim como as vezes testo os arquivos em antivirus online ou rodo em uma VM antes. O fato é que todos os antivirus sempre fodem tanto com o desempenho do pc que ele próprio acaba sendo um “vírus”, até mesmo aqueles que meus colegas diziam ser “rapidos” eram uma lesma nas minhas máquinas, então realmente abri mão. Ah claro, eu sei que no 90% vai responder linux quanto a essa questão, mas vou ignorar :wink: (obs.: nada contra, apenas não é o SO que utilizo)

abraços

16 Respostas

E

Sei. Você usa o DNS Server do provedor de internet, ou usa um seguro? Uma vez o DNS Server do NET Virtua foi atacado, por exemplo, e redirecionava os usuários do site do Bradesco para um site pirata.

F

entanglement:

Sei. Você usa o DNS Server do provedor de internet, ou usa um seguro? Uma vez o DNS Server do NET Virtua foi atacado, por exemplo, e redirecionava os usuários do site do Bradesco para um site pirata.

Mas ai qual seria a alternativa? Se você está acessando a rede de um hotel, faculdade, serviço, 3G, etc, etc? Os antivirus que temos iria evitar este golpe que você relatou?

E

Você pode chumbar, na sua conexão, um endereço IP de um DNS Server um pouco mais seguro, como os do OpenDNS ( http://www.opendns.com/ ). Os IPs do OpenDNS são

208.67.222.222
208.67.220.220

Além disso, mesmo que você já reconheça, logo de cara, que é um golpe, pode ser que esse site instale alguma porcaria no seu computador usando uma vulnerabilidade qualquer do browser ou do sistema operacional ou mesmo do Flash Player.

F

entanglement:
Você pode chumbar, na sua conexão, um endereço IP de um DNS Server um pouco mais seguro, como os do OpenDNS ( http://www.opendns.com/ ). Os IPs do OpenDNS são

208.67.222.222
208.67.220.220

Além disso, mesmo que você já reconheça, logo de cara, que é um golpe, pode ser que esse site instale alguma porcaria no seu computador usando uma vulnerabilidade qualquer do browser ou do sistema operacional ou mesmo do Flash Player.

Opa boa dica, realmente não sabia. Sempre que digito um site errado sou redirecionado para o opendns, usando a GVT. Mas nunca fui atrás para saber mais. :wink:

fredferrao

Não uso antivirus, tenho Ubuntu e Win 7, em dual boot, nunca peguei sequer um virus no Win 7, eu penso que isso vai do usuario mesmo, principalmente aquele que clica em qualquer coisa piscando e cheio de purpurina. Outro dia aconteceu uns treco estranho no note, pensei que ia ter que me render ao antivirus, instalei um, rodei limpeza total, e 0,0 de virus, nada, e olha que ja estou a mais de 7 meses com o note e sem antivirus algum, desinstalei o antivirus logo em seguida :smiley:

R

Caso você tenha dados da empresa no note, primeiramente eu criptografaria os dados com o TrueCrypt.

De resto, vai de usuário pra usuário, se você entra muito nesses sites do “sub-mundo”, recomendo um bom anti-virus e um bom firewall.

F

Renatobh:
Caso você tenha dados da empresa no note, primeiramente eu criptografaria os dados com o TrueCrypt.

De resto, vai de usuário pra usuário, se você entra muito nesses sites do “sub-mundo”, recomendo um bom anti-virus e um bom firewall.

Opa vou dar uma olhada nesse TrueCrypt, parece que ele é meio “automatico”, sem precisar ficar me preocupando com ele. Quero ver se influencia muito na performance, se consigo usar nos projetos do eclipse, nas particoes com banco de dados, sem problemas.

M

No meu note tenho Linux e uso a opção de criptografar a partição, não sei se o Windows tem esse tipo de recurso.

Senha do SO, a pessoa pode pegar seu HD, ligar como um segundo disco e acessar todos os seus dados, já uma partição criptografada, se não tiver a chave, fica complicado. Vide o exemplo do Daniel Dantas quando foi preso e o notebook dele apreendido. Como usava partição criptografada, o governo não conseguiu acessar os dados, já que ele não forneceu a senha (por motivos óbvios). Chegaram a mandar o notebook pro FBI pra que eles conseguissem “quebrar” a partição e nem eles conseguiram.

O Windows deve ter um recurso parecido. Outra providência é o mais simples que quase ninguém faz: periodicamente mudar a senha e JAMAIS usar a senha de acesso igual a de algum site que você entre e peça cadastro.

Outra coisa, se você tem documentos e planilhas no note, use o recurso de proteger por senha que tanto o MSOffice quanto o OpenOffice possuem. Só atente pro fato de que o OO não conseguirá abrir a senha do MS Office, nem vice-versa.

Sei que você disse que não usa Linux, mas uma alternativa seria instalar um Linux como SO principal e virtualizar o Windows dentro dele. Só de ser menos popular, também é uma segurança. Mas daí, é claro, o Notebook tem de ter uma configuração melhor.

F

marcosalex:
No meu note tenho Linux e uso a opção de criptografar a partição, não sei se o Windows tem esse tipo de recurso.

Senha do SO, a pessoa pode pegar seu HD, ligar como um segundo disco e acessar todos os seus dados, já uma partição criptografada, se não tiver a chave, fica complicado. Vide o exemplo do Daniel Dantas quando foi preso e o notebook dele apreendido. Como usava partição criptografada, o governo não conseguiu acessar os dados, já que ele não forneceu a senha (por motivos óbvios). Chegaram a mandar o notebook pro FBI pra que eles conseguissem “quebrar” a partição e nem eles conseguiram.

O Windows deve ter um recurso parecido. Outra providência é o mais simples que quase ninguém faz: periodicamente mudar a senha e JAMAIS usar a senha de acesso igual a de algum site que você entre e peça cadastro.

Outra coisa, se você tem documentos e planilhas no note, use o recurso de proteger por senha que tanto o MSOffice quanto o OpenOffice possuem. Só atente pro fato de que o OO não conseguirá abrir a senha do MS Office, nem vice-versa.

Sei que você disse que não usa Linux, mas uma alternativa seria instalar um Linux como SO principal e virtualizar o Windows dentro dele. Só de ser menos popular, também é uma segurança. Mas daí, é claro, o Notebook tem de ter uma configuração melhor.

Pelo que entendi essa criptografia de toda a partição é “aberta” ao se logar no SO, está correto? Digo quando eu me logar vou poder usar todo o ambiente como se não tivesse proteção? Pergunto isso pois temo ter problemas ao usar os aplicativos típicos de desenvolvimento, sabe se ele for lá e criptografar um banco de dados e depois ter problemas de acesso… Pq se não tiver problemas acredito que seja a melhor solução mesmo, acho que o TrueCrypt que o Renatobh indicou faz isso, mas vou ver no windows seven se já tem algum recurso assim.
Estou vendo tb uma forma de guardar minhas senhas sincronizando elas entre pc e celular,mas nao esses aplicativos que completam senhas do browser, quero só um um app para guardar login/senha de forma segura e sincronizada.

Eu criei mania em decorar minhas senhas mais pela posição das teclas no teclado que pelos caracteres, tipo digito tantas vezes que consigo logar sem nem saber o que estou escrevendo, só pela ordem das teclas que ficou automático na minha cabeça. Mas é só pegar um teclado um pouco diferente (sem o Ç, por exemplo) para eu me perder. Então se eu não me organizar daqui a pouco vou ter problemas :slight_smile:

fredferrao

Sim, o windows tem isto, desde o XP, eu fiz isto uma, ai passado um tempo formatei o pc, mas deixei os dados na unidade D:, resultado FAIL, ja era, como o usuario que era dono ou que tinha criptografado nao existia mais, eu me lasquei, perdi tudo, nao consegui acessar nem a pau.

F

Opa, bom saber. Sabe se eu fizer backup em uma unidade removivel ela vai estar tb criptografada? E em relaão ao desempenho, tem alguma alteração?

M

Caraca, o XP então era ruim demais. Já formatei meu Linux e nunca perdi a partição criptografada, inclusive já mudei a distribuição e mesmo assim consegui restaurá-la. O Windows Vista e 7 provavelmente deve ter corrigido essa cag@d@.

arthurminarini

eu uso o avira e nunca me deu problema de lentidão ele é muito bom não pega todos os virus mas me ajuda muito com aqueles pendriver de colegas ou o meu mesmo na qual espeto ele em outras maquinas. Agora para sites eu não pego virus o bom mesmo é pra pendrive!!!

minha maquina é Intel QuadCore 12mb cache + 4gb ram + geforce 9800gtx+ + 500gb HDSata placa mae Asus
j ainstalei tbm em outras maquinas minhas inferiores

M

Meio off: alguém conheçe um software que faça o pendrive ser somente leitura? Já infectei meu pendrive um monte de vezes e não encontrei nada que pudesse protegê-lo nesse sentido.

countercraft

Um colega meu me ensinou um truque um dia: vc cria uma pasta chamada autorun.inf na raiz do pendrive. Assim, o vírus não consegue criar o arquivo autorun.inf (que é usado para executar o vírus quando vc clica duas vezes no ícone do pendrive) :slight_smile:

arthurminarini

ja vi esse tbm mas não utilizo pq meu antivirus ja tem em sua base de dados que um autorun.inf é virus desta forma quando espeto sempre ele acusa que tem um virus no pendrive heheheh

Criado 17 de novembro de 2010
Ultima resposta 21 de nov. de 2010
Respostas 16
Participantes 7