Conheço a GoNow, Caelum e LocalWeb que aparentemente utilizam metodologias ágeis. Quais são as outras empresas que utilizam (de fato) essas metodologias? Sei que SCRUM está na moda, mas tenho ainda mais interesse em trabalhar em empresas que utilizam XP pra valer, preferencialmente as pequeninas.
No entanto acredito que existem sim empresas de tecnologia que SEMPRE aplicam metodologias ágeis em seus projetos, inclusive recusando projetos de clientes que ainda não estão preparados para sair do GO HORSE.
Deixam esses clientes para as empresas de três letrinhas, uma hora eles aprendem!
Olha…eu sou uma pessoa que se considera Agilista…entretanto tenho q dizer
1 - projetos enormes não se encaixam em metodologias ágeis.
2- projetos pequenos podem usar o cascata sem problema.
3 - software fechados, ou de prateleiras podem usar RUP com espiral.
O que eu quis dizer acima é que não devemos nos prender às metodologias, e sim ter a sabedoria de saber escolher a melhor no momento certo.
Mas uma coisa que acredito é que metodologias ágeis trazem grandes vantagens (na minha opinião) para a qualidade do projeto e seu software resultante. Sem contar que eu aprenderia e trasmitiria meu conhecimento mais rapidamente do que em qualquer outra metodologia. Além de ter um ambiente, geralmente, bem mais agradável de trabalhar.
Eu considero muito importante essas coisas e por isso penso em trabalhar em uma empresa ágil.
Bom, sei que algumas discussões como estas ficam polêmicas e muitas vezes são travadas pelos moderadores do fórum, mas vamos lá…
Discordo completamente. São estes projetos que se beneficiam mais das práticas ágeis. Aliás, só consegui justificar o uso de tais práticas em projetos grandes, onde havia um grande número de requisitos (necessidade de um backlog priorizado), uma grande lack de entendimento de requisitos (entregas contínuas, retrospectiva), uma estimativa não tão precisa (sprint planning), equipes grandes e distribuídas (reunião diária e kanban) além de outras práticas de engenharia, como TDD, pair programming, etc
Se você consegue ser ágil com projetos grandes, por que cascatear nos pequenos? Cascata não é metodologia, aliás isto nunca sequer nasceu, foi uma prática comentada no famoso artigo do Royce e condenada no mesmo artigo. O problema é que tendemos achar que desenvolvimento de sw é como engenharia civil, que temos o planejamento, o projeto, a construção, o teste e a entrega. Eu me incluo nisso , já pensei muito assim
Não entendi muito bem o que significa “RUP com espiral”. Muita gente diz que usa RUP mas faz mesmo é cascata. Aliás, o RUP é mais próximo a XP e Scrum do que cascata. Se começássemos a desenvolver com processo iterativo e incremental (cartilha do RUP) já estaríamos bem melhores. Ah, outro dia descobri que não posso dizer que uso RUP na minha empresa senão tenho que pagar à IBM. Então uso OpenUP.
Concordo com quem diz que utilizar práticas ágeis em softwares produtos (prateleira) seja um pouco mais fácil, pois neste caso normalmente já há uma cultura de roadmap e releases do produto, o que podemos facilmente aliar aos sprints. Mas isto por causa da cultura e do costume das pessoas porque dá pra ser ágil em qualquer projeto.
pen_fold_uk só se atende ao detalhe de que muitas empresas que se dizem ágeis as vezes tem 10 projetos em andamento e apenas um ou dois com post-it colado na parede e fazendo reunião diária, então é um pouco subjetivo quando alguém fala que a empresa A trabalha com desenvolvimento ágil, é preciso ver mais de perto, saber se são todos projetos, por que apenas em alguns e outros não, pois vc pode entrar em uma e ficar anos em projetos Go Horse.
Mas com certeza temos boas empresas em SP trabalhando de maneira ágil.
Concordo com o Luiz Aguiar.Também não sou tão purista como muitos. Acredito que mais vale a adoção de algumas práticas (mesmo sem seguir à risca as cerimônias do Scrum por exemplo) do que não fazer nada e ficar cascateando. Tenho experiência de alguns projetos que foram salvos simplesmente adotando-se TDD, integração contínua e backlog priorizado.
Oi amhfilho, interessante vc contribuir com a sua opinião.
Apenas para esclarecer alguns pontos que vc apresentou:
“…Muita gente diz que usa RUP mas faz mesmo é cascata”
1 - Cascata é uma metodologia de Desenvolvimento, que nada tem haver com o RUP. E sim ela existe e muitas empresas a usam.
2 - RUP com espiral, siginifica, ao invés do tradicional cascata usar espiral. E além do espiral colocar algumas práticas do RUP.
“…RUP é mais próximo a XP e Scrum do que cascata”
1 - RUP não é mais próximo de ninguém. XP/SCRUM é um pedaço mínimo se comparado ao RUP.
“…por que cascatear nos pequenos”
1 - Por que é mais garantido que você obtenha controle e sucesso no seu projeto. Cascata funciona perfeitamente quando usado em um contexto que se aplica.
Mas se vc acha que só método ágil que resolve as coisas, eu não o discrimino. Somos livres para trabalhar da melhor maneira.
[quote=Giulliano]Oi amhfilho, interessante vc contribuir com a sua opinião.
Apenas para esclarecer alguns pontos que vc apresentou:
“…Muita gente diz que usa RUP mas faz mesmo é cascata”
1 - Cascata é uma metodologia de Desenvolvimento, que nada tem haver com o RUP. E sim ela existe e muitas empresas a usam.
2 - RUP com espiral, siginifica, ao invés do tradicional cascata usar espiral. E além do espiral colocar algumas práticas do RUP.
“…RUP é mais próximo a XP e Scrum do que cascata”
1 - RUP não é mais próximo de ninguém. XP/SCRUM é um pedaço mínimo se comparado ao RUP.
“…por que cascatear nos pequenos”
1 - Por que é mais garantido que você obtenha controle e sucesso no seu projeto. Cascata funciona perfeitamente quando usado em um contexto que se aplica.
Mas se vc acha que só método ágil que resolve as coisas, eu não o discrimino. Somos livres para trabalhar da melhor maneira.
[]'s[/quote]
vc conhece o chaos report?
e reforçando o que já foi dito… NÃO existe metodologia ou literatura nenhuma sobre cascata/waterfall… são apenas conceitos oriundos da engenharia civil, o famigerado faseamento, BDUF, quando não se usa nada (go horse?) se tem o mal hábito histórico de paralelizar software com engenharia civil, por isso surgiu o termo “cascata” para software.
Flames ocorrem quando pessoas querem falar do que não conhece…infelizmente acontece…Mas não é o nosso caso, ainda estamos tentando criar uma discussão sã.
Luiz eu não conheço “chaos report”, e não entendo quando vcs dizem que não existe literatura ou metodologia cascata. Eu já li e já estudei este modelo, de N materiais, enfim.
Dei uma lida no link e concordo com diversos pontos do autor. E acredito que td aquilo o que foi dito esta de acordo com as idéias dele. Tirando o fato de que “só agilidade funciona”, ou seja, a famosa “bala de prata”.
Mas uma coisa que sempre me chamou atenção foi o Manifesto Ágil…
Independente de Scrum, XP, Kanban, banban, bláblá e frufrú, que pra mim nunca passaram de letrinhas unidas para mais uma vez se ganhar dinheiro em cima de uma idéia excelente que pra mim é mais pura e está acima de qualquer metodologia adotada, o Manifesto Ágil, puro e simples como é…
Percebam, não estou dizendo que as metodologias não prestam ou não devam ser aprendidas… Mas fico com medo de ir atrás de uma empresa que usa Metodologias Ágeis… Preferia aquela empresa Poeta que se preocupa em aplicar os princípios do Manifesto Ágil…
Estou errado ??? Pergunto isso, porque conheço Agilidade somente pelo conceito… Nunca trabalhei em uma empresa ou projeto que usa Agilidade em sua forma pura…
Flames ocorrem quando pessoas querem falar do que não conhece…infelizmente acontece…Mas não é o nosso caso, ainda estamos tentando criar uma discussão sã.
Luiz eu não conheço “chaos report”, e não entendo quando vcs dizem que não existe literatura ou metodologia cascata. Eu já li e já estudei este modelo, de N materiais, enfim.
Dei uma lida no link e concordo com diversos pontos do autor. E acredito que td aquilo o que foi dito esta de acordo com as idéias dele. Tirando o fato de que “só agilidade funciona”, ou seja, a famosa “bala de prata”.
Valew pessoal…[]'s
[/quote]
A idea era mostrar exatamente oq falei sobre a sustentação “científica” ou técnica/conceitual sobre o modelo cascata… não existem livros didáticos sobre esse tema, não tem referências para trabalhos de grandes universidades apoiando ou sustentando com bases conceituais o uso ou existencia de uma modelo de trabalho chama “cascata/waterfall”.
Cascata é o nome genérico para quando não se usa nada, apenas se cria faseamentos e se acredita usar alguma coisa com embasamento “científico”.
Eu tbm não sou muito adepto ao uso formal de “nomes prontos” de metodologia, mas sei por experiência própria e de vários amigos consultores, que muitas vezes o “by the book” facilita o entendimento e a criação de uma cultura necessária para poder sair dos nomes prontos.
Dizem que a thoughtworks usa metodoligia ágil em todos os projetos.
E eu tbm acho que da para usar ágil em projetos grandes, o google está usando no chrome.
[quote=adriano_si]realmente… a Bala de Prata é perigosa…
Mas uma coisa que sempre me chamou atenção foi o Manifesto Ágil…[/quote]
Bem lembrado Adriano, eu tenho aqui no meu desktop um arquivo word com a idéia do manifesto ágil e os seus princípios. Sempre que esqueço eu dou uma lida pra ver se consigo decorar a aplicar sempre.
Bem bolado… vou fazer o mesmo, pois sempre gostei da pureza da idéia que pode ser aplicada nas mais diversas atividades da vida como um todo se você parar pra pensar…