Quais seriam os primeiros passos para um iniciante em java?

Pois bem,estou interessado em aprender essa linguagem da programação,estarei comprando um livro chamado Use a cabeça java,analisei bastante outras perguntas que ouve nesse fórum,mas ficou vagos alguns assuntos e por isso criei esse tópico para receber de pessoas bem mais experientes suas dicas,acho que ajudará muito mais do que eu,mas diversas pessoas que tem essas dúvidas.

Atualmente meu conhecimento é básico:
HTML(Domino)
PHP(Base)
Css(Base)
C(noção muito básica)
VB(Noção extremamente básica)
Lógica da programação(Bastante conhecimento)
Hardware e software(Sei muito como funciona)

Esses são meus conhecimento!Com essa base mesmo sendo fraca conseguiria iniciar java ? sem problemas usando esse livro como base "Use a cabeça java " ? Ou seria melhor comprar outro ?

Obs:Em questão do inglês é bem básico,seria legal eu começar trabalhar essa parte ?

Se você já tem conhecimento em logica de programação, estude orientação a objetos, pode ser utilizando Java mesmo, para depois pegar a sintaxe mesmo da linguagem, como um todo.

Esse livro que citei seria uma boa para se integrar no assunto de orientações de objetos ?

“Use a cabeça java”,pois,nunca o li então não sei como será!!!

Esse livro que citei seria uma boa para se integrar no assunto de orientações de objetos ?

“Use a cabeça java”,pois,nunca o li então não sei como será!!![/quote]
Sim, o livro Use a cabeça Java é muito bom pra aprender, e tem orientação a objetos, tem outro livro que o pessoal recomenda que é o Java como Programar do autor Deitel, desse eu não gosto, achei muito massante, é mais voltado pra quem nunca viu absolutamente nada de programação na vida, mas tem quem goste dele.

“Use a cabeça java”,pois,nunca o li então não sei como será!!![/quote]
Se quando diz “integrar”, quer dizer inteiro, completo, a resposta é não. Apenas o básico. Conhecimento que você adquire estudando por apostilas e vídeos gratuitos disponíveis na internet. Recomendo as Apostilas abertas da Caelum.

O que gosto (e gosto é gosto. há quem não goste) no livro Use a Cabeça! Java (e nos outros 3 da série que também li) é o como ele foi escrito para um aprendizado mentalmente amigável.