Quais tecnologias usar

Bom dia pessoal,
Sou novo em java, por hora sou um java basico, que aprendi java lendo apostilas e video aulas na web,
por surgem muitas duvidas para saber qual sera o proximo passo a tomar

A questao é a seguinte, estou prestes a desenvolver ( a longo prazo ) um ERP,
gostaria de perguntar quais escolhas tomar, partindo do ponto que terei que aprender essas tecnologias.

– Framework

Bom queria um framework que fosse rapido para desenvolvimento,
entao conheci o Grails, pelo que li a respeito ele ja integra hibernate e springs,
e sem contar que é muito simples para desenvolver
porem será que ele é tao bom assim para projetos maiores com umas 100 telas ?

Uma outra duvida seria sobre EJB, por hora nao sei muito bem o que, o que sei é que ele me permite
desenvolver em modulos separados que podem conversar entre si ex( comercial, financeiro, estoque )
a duvida é : seria bom usar EJB com grails, ou mesmo EJB sozinho , junto com o hibernate.
ejb é mesmo necessario ?

– interface grafica

Estava pensando em usar flex , mas ele nao vai deixar meu sistema muito lento ?
 ou poderia usar tambem silverlight que tem alguns componentes muito bons.

e tambem tem o jsf que eu poderia usar richfaces, primefaces entre outros componentes dele.

todos tem componentes muito bons, porem qual seria a melhor tecnologia ( mais rapida de desenvolvimento, mais leve, 
mais estavel )

jsf, flex , javafx, silverlight ?

agradeço pela atenção.

Olá, bom é só uma opnião, mas seja lá qual for a tecnologia, framework, bibliotecas e blablabla … elas não deveriam interferir na logica de negocio.

Quero dizer que se você tiver um projeto voltado apenas para o que realmente for necessário para as funcionalidades do negocio, o resto … será apenas interface.

Seguir a filosofia do “ema ema ema” e delagar as responsabilidades fará o projeto ser bem mais robusto, e ate ter varias “caras” segundo tuas necessidades.

Vmaia obrigado pelo comentario, porem vc nao ajudou muito , preciso saber realmente sobre as tecnologias
estou perguntando aqui no forum , afim de pessoas que usem essas poderem me indicar uma solução.