Qual a capacidade ideal para um SSD hoje no ano de 2020 para profissionais de TI?

Comprei um SSD de 120 GB, pois não tinha dinheiro para comprar uma com maior capacidade, foi passar 3 meses e ele estar completamente cheio e já não havia espaço praticamente para instalar mais nada, utilizo servidor apache, mysql, sql server, eclipse, office para o trabalho e mais uns aplicativos de acesso remoto, management studio.

Qual a capacidade ideal para um SSD hoje no ano de 2020 para profissionais de TI ?

Depende do seu uso, faz uma estimativa com folga baseado no que você trabalha. Pro meu caso tenho um note com 480 GB que ainda ocupa 90GB.

Se você usa Windows, diria que pelo menos 240GB, e 480GB se você puder pagar, com um HD secundário caso necessário (e possível). Como você mesmo notou, 120GB fica pouco pra uma máquina Windows, onde o SO sozinho é bem inchado.

Abraço.

Obrigado pelo retorno nos meus cálculos serão 480 GB o mínimo.

Evite acumular o que nao for usar no seu dia a dia. O que é pra ficar “arquivado” deixo só na nuvem e um dia que precisar baixo, como documentos, fotos, videos, etc. Basicamente só deixo na máquina os fontes e ferramentas.

240gb seria o ideal mesmo. 120gb voce consegue utilizar, mas com um hd secundario para por exemplo colocar seus banco de dados. e de tempos em tempos quando o windows atualizar, fazer a limpeza de disco para limbar os arquivos do windows update e aquela pasta windows.old. se for ter jogos pode instalar no hd e deixar no ssd, o que voce precisar usar mesmo.