Qual a diferença de procedimentos e funções?

No caso os procedimentos eles retornam apenas mensagem?
alguem poderia me ajudar a destinguir os dois ?

Se sua dúvida for referente a linguagem Java, nela não temos procedimentos e nem funções. Temos método.

Mas em relação a Delphi ou Pascal, procedimento não tem retorno e função tem retorno.

Um procedimento apenas executaria alguma coisa dentro dele, e poderia exibir uma mensagem na tela, por exemplo.
Uma função executa alguma coisa, pode também mostrar uma mensagem na tela, mas no final deve retorna um valor para quem chamou a função.

No Java todos métodos são considerados com retorno.

public void getNome() {...};

o método não tem um retorno explicito, mas o void é considerado um tipo de retorno.
poderiamos ter dentro do método a palavra return, que varia o método parar de ser executado naquele ponto.

public void getNome() {... return; ...};

E métodos com retorno não void, poderiam ser de varios tipos, String, int, char, Object …

public String getNome() { return "Java"; }
1 curtida

Editado
:? não sei o que fiz, duplicou minha resposta.

[quote=romarcio]Se sua dúvida for referente a linguagem Java, nela não temos procedimentos e nem funções. Temos método.

Mas em relação a Delphi ou Pascal, procedimento não tem retorno e função tem retorno.

No Java todos métodos são considerados com retorno.

public void getNome() {...};

o método não tem um retorno explicito, mas o void é considerado um tipo de retorno.
poderiamos ter dentro do método a palavra return, que varia o método parar de ser executado naquele ponto.

public void getNome() {... return; ...};

E métodos com retorno não void, poderiam ser de varios tipos, String, int, char, Object …

public String getNome() { return "Java"; }

[/quote]

Valeu pela luz, agora sim :lol: