Qual a diferença de Variáveis de Instância e Variáveis de Referencia?

8 respostas
filipegpaulo

SOU CABAÇO EM JAVA

Olá pessoal...
Gostaria de saber qual a diferença de Variáveis de Instância e Variáveis de Referencia???????????

Trouxe um codigo que as envolve gotaria que vocês me esplicassem por esse codigo fonte:

//Esse pedaço do programa é salvo separadamente do programa que tem o método main:
public class Dimensao{
public int IntBase, IntAltura;
}
//Aqui eu já salvo outro ponto class
public class AreaQuadrado{

public static void main (String args[]){

int IntArea;

Dimensao Quadrado = new Dimensao();

Quadrado.IntBase=4;
Quadrado.IntAltura=4;

IntArea = Quadrado.IntBase * Quadrado.IntAltura;

System.out.println ("A area do quadrado is: " +  IntArea);

}
}

Vocês que eu salvo dois pedaços do programa separadamente, e eles se relacionam entre si.

AGORA MINHA DUVIDA É ONDE ESTÃO AS VARIÁVEIS DE INSTÂNCIA E DE REFERÊNCIA NESSE PROGRAMA????????
E se for possível explicar gostaria de saber como elas funcionam...,

8 Respostas

viniciusalvess

Quadrado.IntBase=4;

Quadrado.IntAltura=4; Essas são referencias da classe Dimensão;

e variáveis de instancia são variáveis conhecidas como Campos ou Variáveis Globais , porque são enchergadas em todos os métodos da classe;

filipegpaulo

[size=32]?[/size]

Luiz_Aguiar

filipegpaulo não faça flood dos tópicos!
Não fique usando ??? pra chamar a atenção no título e cuidado com termos inapropiados em seu texto, aqui não é o orkut.

Obrigado!

sergiotaborda

filipegpaulo:
SOU CABAÇO EM JAVA

Olá pessoal…
Gostaria de saber qual a diferença de Variáveis de Instância e Variáveis de Referencia???

Resposta: Eu gostaria. ( :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: )

Variável de Instância
Nome Correto: Atributo
Variável que pertence à instancia, pertence ao objeto. Diferente de Variável de Classe tb chamada Variável Estática.
Se vc define a variável no corpo da classe (não de um método) e não utiliza a keyword static, essa variável é de instancia.

Variável de Referência
Nome Correto: Variável de Referência
Variável que referencia um objecto, também chamadas Variáveis de Objecto. Diferente de Variável Primitiva.

Variável Primitiva / Referencia refere-se ao conteudo da variável. A primitiva contém um valor, a de referencia contém uma referencia. Esta diferença é importante em java por causa da forma de comparação

Variável de Instancia / Classe refere-se ao escopo onde a variável é válida.

erik.brunno

Existem outros tipos de variaveis alem dessas intao vamos a revisao:

Variaveis static: São variaveis declaradas na classe, geralemente são private mais voce pode declara com os outros dois modificadores de acesso como public e protected seguida do modificador que nao se refere ao acesso static, outro fato importante é que as variaveis static geralmente nao possui um valor atribuido.

Ex: private static int cal;

Variavies de instância: São variaveis tb declaradas na classe porém como diferença na nomenclatura não possui o modificador static

Qual a diferença entre elas:

Se vc declara uma variavel statica vc esta informando que ela é uma variavel da classe, ou seja todos os metodos, objetos tem a mesma informação que está guardada na variavel, agora se vc nao declara como static ela passa a ser uma variavel de instancia isso indica que cada metodo, objeto da classe tem seu proprio valor unico que está armazenado na variavel.

Variaveis de referencia: São aquelas que fazem referencia a um objeto.

Pode ficar um pouco confuso e nao esta completo, mais meu intuito é estar apenas passar uma noção das diferenças

O

Variável de instância(atributo) são as variáveis do objeto .
Variáveis de referência são variáveis que referenciam os objetos que estão na memória.

Exemplos toscos:

public class dog{
String nome;  // <--- Isso é um atributo(variável de instância)

void latir(){
       System.out.println("Au Au");
   }
}
class exemplo{
    public static void main(String args []){
        dog cao; //cria uma variavel tipo dog com nome cao
        cao =  new dog();  // instancia um novo objeto tipo dog e atribui a variavel cao que agora referencia esse novo objeto

cao.latir(); // Agora posso "controlar" meu objeto com minha var de referência
    }
}

Sei que o exemplo é tosco mas pode ajudar.

ViniGodoy

Por favor, não ressuscite tópicos antigos (como esse, de 2009), como se estivesse casualmente respondendo a alguém que postou ontem.
Deixei claro que está ressuscitando o tópico, e procure certificar-se que sua resposta realmente é relevante e complementa o assunto em questão.

A
filipegpaulo:
SOU CABAÇO EM JAVA

Olá pessoal...
Gostaria de saber qual a diferença de Variáveis de Instância e Variáveis de Referencia???????????

Trouxe um codigo que as envolve gotaria que vocês me esplicassem por esse codigo fonte:

//Esse pedaço do programa é salvo separadamente do programa que tem o método main:
public class Dimensao{
public int IntBase, IntAltura;
}
//Aqui eu já salvo outro ponto class
public class AreaQuadrado{

public static void main (String args[]){

int IntArea;

Dimensao Quadrado = new Dimensao();

Quadrado.IntBase=4;
Quadrado.IntAltura=4;

IntArea = Quadrado.IntBase * Quadrado.IntAltura;

System.out.println ("A area do quadrado is: " +  IntArea);

}
}

Vocês que eu salvo dois pedaços do programa separadamente, e eles se relacionam entre si.

AGORA MINHA DUVIDA É ONDE ESTÃO AS VARIÁVEIS DE INSTÂNCIA E DE REFERÊNCIA NESSE PROGRAMA????????
E se for possível explicar gostaria de saber como elas funcionam...,

Complementando:
Crie seus atributos como private e use getter e setter para acessá-lo, (conceito de encapsulamento)...

Criado 18 de novembro de 2009
Ultima resposta 22 de fev. de 2012
Respostas 8
Participantes 8