Qual a diferença entre: console.log, document.write ou script.type em javascript?

Alguém poderia me ajudar na definição de cada e exemplificar o uso?

Obrigado!

Pergunta: o que as suas pesquisas sobre o assunto te disseram? Chegou a procurar e não entendeu alguma parte? Se sim, qual parte?

São conceitos razoavelmente diferentes, para apontar as diferenças, basta notar o que cada um faz.

Abraço.

Boa tarde Nilson @TerraSkilll

Eu cheguei a pesquisar sim e não entendi, por isso recorri a vocês. Eu acredito que todas essas sejam outputs, porém, não entendi a diferença entre elas. Estou aprendendo a desenvolver…no site do CodeAcademy visualizei os exemplos de exercício com “Console.log”, já no aplicativo SoloLearn com “script.type” e na internet achei o document.write. Eu imagino que apesar de todos eles serem Outputs, exista uma maneira e/ou local ou forma ideal de se usar. Agradeço a sua atenção e desculpa se a pergunta foi muito idiota…

Sua pergunta não foi idiota. Mas é importante a gente entender o que você já sabe pra ter de onde partir ao tentar te ajudar, assim não se perde tempo reexplicando as partes que você já sabe.

De toda forma, aqui vai uma explicação simplificada:

  • document.write: é uma função do javascript que escreve no html da página. Basicamente, ele pega uma página e sobrescreve seu conteúdo. É útil para testes, mas nem tanto para produção, em que geralmente se manipula elementos já existentes (como divs), usando getElementById (ou similares) e alterando o conteúdo via recursos como innerHtml;
  • console.log: escreve uma mensagem no console da web. Esse console é exibido nas ferramentas de desenvolvedor do navegador (pressionando f12 no Firefox/Chrome). Normalmente, não é visível por usuários comuns, apenas desenvolvedores;
  • script.type: eu suponho que você se refira a script type="", porque desconheço script.type (com ponto). Nesse caso, define o tipo do script que vai ser executado (normalmente é text/javascript, mas não é sempre o caso). Pode ser omitido pois, em alguns contextos, o navegador define o que usar.

Como os três fazem coisas distintas, a forma ideal de usar é de acordo com a demanda. Por exemplo, se você precisa exibir uma mensagem no console para verificar o valor de uma variável no javascript, sua opção é o console.log. Os demais não servem pra isso.

Abraço.

1 curtida

Perfeito! Muito obrigado pelo auxílio e desculpa a bagunça ahaha Eu senti que estava misturando coisas que não tinham muito a ver depois da sua primeira resposta…

Abraços!