Boa tarde!
Seguinte, quero começar a programar para web. Eu já programo em Java, mas é desktop. Qual a diferença de eu aprender Java Web ou ( HTML + CSS + Javascript )? Por exemplo, eu programo em Java e usuaria o CSS + HTML como uma extensão? É mais ou menos isso? Desculpa se minha pergunta ficou meio confusa, mas eu sou iniciante e nunca programei para Web.
Olá amigo, como você já programa em Java para desktop, eu recomendaria você realizar pelo menos um curso básico de HTML, CSS e JavaScript, para conhecer a tecnologia.
A diferença é que o Java Web gera as paginas dinamicamente, ou seja de acordo com o solicitado ao servidor, realizar validações e inserir dados no banco de dados e etc, enquanto o HTML, CSS e JavaScript (existem JavaScript para roda no lado servidor)seria o visual e a interatividade das paginas
http://tableless.github.io/iniciantes/manual/obasico/o-que-front-back.html
Apostila boa para começar no mundo Web com Java.
1 curtida
HTML + CSS + Javascript são linguagens utilizadas em front-end, ou seja, a parte bonita que o usuário vê e faz interação com a aplicação!
Java Web é linguagem de back-end, ou seja, essa é a parte que trata toda a regra de negócio da aplicação no servidor.
1 curtida
Muito obrigado! Ajudou bastante 
Aproveitando, é certo dizer que Java Web é melhor que Java Desktop? Sempre vejo o pessoal comentar que Java Web tem mais mercado etc. Vocês concordam?
Na verdade é muito relativo, eu discordo 110% dessa afirmação, pois isso varia de região pra região e de empresa pra empresa, porém, nos dias de hoje não se pode negar a constante evolução do mundo Web, a cada dia surgem novas tecnologias, frameworks e etc.
Coisa que pra desktop raramente acontece, mas como disse antes varia de região pra região, de empresa pra empresa, na minha opinião quem diz, aaaaa java desktop é melhor, aaaaa java web é melhor, eu aprendi java desktop e só vou trabalhar com isso, eu aprendi java web e só vou trabalhar com isso… etc etc etc, é o tipo de pessoa que geralmente está habituada e cômoda com uma única tecnologia, afinal, cada um entende que a melhor tecnologia para se utilizar é aquela da qual você tem total domínio.