Não conheço Portlets, mas ultimamente vejo projetos sendo vendidos para consultorias onde se usam os Portlets. As pessoas me falam que é um gerenciador onde componentes de várias aplicações web são unidas em uma só página dependendo do perfil.
Vejo também algumas soluções open source intituladas CMS, como Drupal ou Plone, que promete gerenciar conteúdo, mas não vi muitos detalhes além disso.
Ai me veio a dúvida. CMS possui alguma relação com Portlets? Um é mais poderoso que o outro? Ou eu estou viajando e comparando banana com maçã?
Grosseiramente falando podemos pensar assim, ao invés de você ter um Servlet representando uma página Web, pense que você pode ter uma página web com vários “servlets” cada um tendo o comportamento “independente” do outro, cada um sendo um portlet. Geralmente esses portlets ficam dentro de um portal que oferencem várias funcionalidas como gerencimanto de acesso, páginas, layout e etc. Portlet é uma especificação.
Nome aplicado a uma categoria de sistemas, indpendente da tecnologia, voltados à criação e manutanção de sites com gestão de conteúdo
Portlet:
Especificação (JSR-168) que permite que múltiplas aplicações possam “conviver” em uma mesma página, bem como acessar determinados serviços comuns, tais como gestão de identidade.
Existem soluções de CMS implementadas com o uso da tecnologia de Portlets, bem como produtos não relacionados a CMS que utilizam esta tecnologia como base para decompor uma aplicação em módulos que o usuário pode compor como melhor achar.
Grosseiramente falando podemos pensar assim, ao invés de você ter um Servlet representando uma página Web, pense que você pode ter uma página web com vários “servlets” cada um tendo o comportamento “independente” do outro, cada um sendo um portlet. Geralmente esses portlets ficam dentro de um portal que oferencem várias funcionalidas como gerencimanto de acesso, páginas, layout e etc. Portlet é uma especificação.