Qual a diferença entre servidores web e servidores de aplicação?

Fala galera,

Eu estava assistindo umas video-aulas e acabei ficando na dúvida sobre servidores web e de aplicação.
Qual a diferença entre servidores web e servidores de aplicação?

Att

Olá,

Sinceramente eu acho que hoje em dia nenhuma mais. Tanto que várias vezes ouvi pessoas dizendo: “servidores de aplicação web” ou “servidores de aplicação que escutam a porta 80”… Achoq ue as coisas convergiram bastante para um único termo, “servidores de aplicação” mesmo.

Como você pode ver neste artigo da Wikipedia, eles até memso mencionam que “servidores de aplicação tipicamente entregam softwares aos seus clientes utilizando HTTP”. Acho realmente difícil separar os termos!

por favor qual é a diferenca dentre um website para uma aplicacao web?

abs,
Andre AS

[quote=andredecotia]por favor qual é a diferenca dentre um website para uma aplicacao web?
[/quote]

Website = conjunto de interações com um usuário humano através de um browser.

Aplicaçao web = aplicação cujo input e output opera sobre o protocolo HTTP

Nem todos os websites são aplicações web. Por exemplo um conjunto de páginas estáticas html é um website , mas não tem sequer que ficar num servidor e não é uma aplicação.

Nem todas as aplicações web são websites, por exemplo: web services.

[quote=albiere]Fala galera,

Eu estava assistindo umas video-aulas e acabei ficando na dúvida sobre servidores web e de aplicação.
Qual a diferença entre servidores web e servidores de aplicação?
[/quote]

Esta merece uma resposta, ainda que atrasada.

Servidores Web são softwares especializados em prover conteudo via HTTP. Por exemplo temos o Apache Server.
Os servidores web têm features como cache de imagens e normalmente são extensiveis para poder acoplar algum tipo de mecanismo de geração dinamica de conteúdo (PHP , Java, Coldfusion , etc…)

Servidores de Aplicação são softwares cujo funcionamento é regido pela especificação Java Entreprise Edition e a suportam. Servidores de Aplicação são conjuntos de containers. Container web, container ejb, etc…

Container Web, software que cujo funcionamento é regido pelas especificações relativas à Servlet API e JSP. Todos os Servidores de Aplicação devem conter um Container Web, mas o Container Web pode funcionar fora de um servidor de aplicação ( Como é o caso do Tomcat que é um Container Web e funciona fora e dentro do JBoss que é um Servidor de Aplicação).

Containers Web não são Servidores Web e vice-versa. Um servidor web pode delegar o processamento dinâmico a um container web ( como é o caso do Apache Server que pode delegar ao Tomcat)