Qual a hora certa de entrar no J2EE?

13 respostas
GiancarloBraga

Fala pessoal, tudo bem? :smiley:

Qual é a hora certa de entrar no mundo J2EE?
Será que eu já poderia?

Eu estudei quase 15 capítulos do DEITEL recentemente, li algumas apostilas, treinei bastante e agora eu estou lendo um livro de interface gráfica, mas praticando menos(finais de semana) porque agora eu estagio em tempo integral.

Sobre estrutura de dados I e II eu estou quase terminando a II, então conheço algumas estruturas, como árvores, pilhas, filas, listas encadeadas …etc…

Banco de dados eu mexo com SQL Server, Interbase e Firebird. E quanto à webdesign e coisa do tipo não é o problema, eu mexo com isso a alguns anos…

Então, eu gostaria de saber de vocês, o que falta para começar o J2EE? Acho que eu deveria terminar o livro sobre swing e depois de repente terminar o DEITEL, mas eu não sei se é necessário tudo isso. Acho que se eu quero trabalhar no futuro, profissionalmente, com Java, devo começar logo o J2EE mas não sei se tenho preparação para isso.

Cordialmente,
Giancarlo Braga.

13 Respostas

R

assim q você achar que está com uma boa base no JSE .

[]´s

T

Em particular você precisa saber 0% de Swing, mas razoavelmente HTML e JavaScript (e obviamente Java, em particular Struts 1.X, JDBC e/ou Hibernate, e talvez um pouco de EJB 2.X), se for trabalhar bem com JavaEE. (Nem todo mundo usa Spring, EJB 3.0 ou Struts 2.X… e muitos sistemas usam JDBC puro, não Hibernate ou JPA.)

A maior parte do pessoal aqui na firma que mexe com JavaEE sabe pouquíssimo Swing, só por esporte mesmo (ou seja, aquele pouco que aprenderam em algum curso Java na faculdade).
Aqui há uma applet gigantesca em Swing, mas são muito poucos aqui na firma que conseguem dar manutenção nela.

GiancarloBraga

Opa.
Obrigado pelas dicas thingol…mesmo cara.

Olha, eu jurava que Struts era um framework voltado para o J2EE mas que estava contido dentro dele. Assim como pensava isso do Hibernate também. Quer dizer então que os tão falados Struts, Hibernate e EJB não estão dentro do J2EE mas sim dentro do escopo do Java em geral?

T

Fora o Hibernate (que pode ser usado em JavaSE também), os outros são usados em JavaEE.

Giulliano

O Struts não faz parte do J2EE…vc pode olhar na API da Sun para confirmar isso…

e para programar EE não é preciso usar nenhum tipo de framework…acredito que toda a aplicação voltada para a WEB com o MVC (MVC2), pelo menos, pode ser considerada uma aplicação desse tipo.

ddduran

thingol:
Em particular você precisa saber 0% de Swing, mas razoavelmente HTML e JavaScript (e obviamente Java, em particular Struts 1.X, JDBC e/ou Hibernate, e talvez um pouco de EJB 2.X), se for trabalhar bem com JavaEE. (Nem todo mundo usa Spring, EJB 3.0 ou Struts 2.X… e muitos sistemas usam JDBC puro, não Hibernate ou JPA.)

A maior parte do pessoal aqui na firma que mexe com JavaEE sabe pouquíssimo Swing, só por esporte mesmo (ou seja, aquele pouco que aprenderam em algum curso Java na faculdade).
Aqui há uma applet gigantesca em Swing, mas são muito poucos aqui na firma que conseguem dar manutenção nela.

hum, acho que EJB 2.X nem é tão usado assim tambem, era tão complicado que só era usado quando não tinha outro jeito.

Eu colocaria ae Servlet, JSTL, EL, etc

GiancarloBraga

Mas essas coisas como Servlet, JSTL são pré-requisitos para começar J2EE ou é o conteúdo do mesmo?

pcalcado

Antes de começar, crie uma aplicação inteira relativamente complexa apenas comr ecursos das bibliotecas de Java SE. Se você fizer isso vai iniciar no mundo das APIs comerciais sabendo mais Java que a maioria que já usa Java EE há quase uma década. Não precisa ser Swing, pode ser linha de comando mesmo.

ddduran

poxa, acho que sim, por que digamos que seja “nativo”, acho mais importante do que aprender frameworks como Spring, struts e assim vai,
até por que precisa de conceitos como taglib, request/response para usar esses frameworks

acho que você podia dar uma relevancia para o que o Calçado falou

Abdon

A hora é agora amigo.

Começe estudando o protocolo HTTP (pode ser até da wikipedia)
Depois estude servlets
Depois estude seu framework MVC ou\e de percistencia predileto.
Depois vai para EJB´s

Boa sorte, a hora é agora.

GiancarloBraga

Valeu galera! Muito obrigado pela ajuda.
Calçado, eu estou para desenvolver algo com swing, e quero tentar usar algo com banco de dados antes…bem simples. Vou aproveitar agora que eu mexo com Firebird e ver o que consigo fazer. Vou aprontar um programinha jóia nas horas livres(vou terminar antes o livro de swing, melhor, ele é curto). E depois talvez eu tente ler um pouco do que resta do DEITEL. Isso acho que leva 1 ou 2 meses…

Mass…enquanto isso, nada impede que eu já comece a conceituar as coisas que vocês disseram.

Será que essa apostila da Caelum do link é boa pra ‘começar’ no mundo J2EE? O conteúdo dela será que serve bem a mim?

furutani

Olá

Essa apostila da Caelum é muito boa.
Na próxima oportunidade leia The Java EE 5 Tutorial.

GiancarloBraga

Opa. Valeu Futurani. Show de bola.
Você sabe me dizer como faço para treinar através da apostila da Caelum? Logo de cara eles já usam exemplo de MySQL. Será que vou precisar instalar no PC MySQL?

Criado 24 de outubro de 2007
Ultima resposta 25 de out. de 2007
Respostas 13
Participantes 8