Qual a linguagem mais adequada?

Olá pessoal, sou novo no fórum.

Sou professor de química do ensino médio e acredito muito na internet e nas redes sociais como ferramentas de ensino.

Bem meu desejo é programar, fazer aplicações na web que verifiquem o aprendizado e que tornem o aprendizado mais interessante.

Por exemplo, o aluno escolhe um assunto de química e o aluno pode assistir videoaulas e essas vídeo aulas serão permeadas de intervenções, momentos onde o aluno deverá responder uma questão, ou interagir com o vídeo ligando os pontos, fazendo a mistura exata… e etc…
Além de integrar essa ferramenta as redes sociais e compartilhar os estudos e etc…

Eu não sei nada de programação, tenho facilidade e etc, mas não sei nada…

Gostaria de saber qual caminho devo seguir? Quais linguagens devo aprender? Quais pré requisitos?

Ou na pior da hipóteses, tem alguém interessado em “montar uma empresa comigo”? haha

Abraço,

Paulo Valim

Opa, tudo bem?

Por que você não procura alguma ferramenta pronta?

Existem diversas… uma delas é o moodle.

Eu sei que na CME (Chicago Merchantile Exchange), para se fazer a transferência de tecnologia para a BM&FBovespa, foi usado o Moodle para criar um site onde eles puseram vários vídeos e apresentações em Powerpoint - mas nesse caso, o Moodle foi usado, basicamente, como repositório desses vídeos e powerpoints.

Infelizmente o grau de interatividade que vocë quer em um site Web eu ainda não vi tão grande assim, seria interessante até você elaborar sua idéia e submetê-la à Fundação Lemann, talvez eles gostem de sua idéia.

http://www.fundacaolemann.org.br/

[quote=entanglement]Eu sei que na CME (Chicago Merchantile Exchange), para se fazer a transferência de tecnologia para a BM&FBovespa, foi usado o Moodle para criar um site onde eles puseram vários vídeos e apresentações em Powerpoint - mas nesse caso, o Moodle foi usado, basicamente, como repositório desses vídeos e powerpoints.

Infelizmente o grau de interatividade que vocë quer em um site Web eu ainda não vi tão grande assim, seria interessante até você elaborar sua idéia e submetê-la à Fundação Lemann, talvez eles gostem de sua idéia.

http://www.fundacaolemann.org.br/
[/quote]Na faculdade em que dou aula usa o moodle.

Dá para colocar avaliações, questionário, deixar o aluno enviar arquivo e outras coisas. [=

[quote=plvalim]Olá pessoal, sou novo no fórum.

Sou professor de química do ensino médio e acredito muito na internet e nas redes sociais como ferramentas de ensino.

Bem meu desejo é programar, fazer aplicações na web que verifiquem o aprendizado e que tornem o aprendizado mais interessante.

Por exemplo, o aluno escolhe um assunto de química e o aluno pode assistir videoaulas e essas vídeo aulas serão permeadas de intervenções, momentos onde o aluno deverá responder uma questão, ou interagir com o vídeo ligando os pontos, fazendo a mistura exata… e etc…
Além de integrar essa ferramenta as redes sociais e compartilhar os estudos e etc…

Gostaria de saber qual caminho devo seguir? Quais linguagens devo aprender? Quais pré requisitos?

Ou na pior da hipóteses, tem alguém interessado em “montar uma empresa comigo”? haha

Abraço,

Paulo Valim[/quote]

Como falaram talvez seja melhor você utilizar uma ferramenta pronta ou personaliza-la.

Ano passado eu fiquei sabendo de duas ferramentas que utilizam a linguagem de programação Python, acredito que talvez alguma delas atenda sua necessidade.

Course Builder desenvolvido pelo Google.

https://code.google.com/p/course-builder/

Class2Go desenvolvida pela universidade de Stanford.

https://github.com/Stanford-Online/class2go/

[],

[quote=bitjesse][quote=plvalim]Olá pessoal, sou novo no fórum.

Abraço,

Paulo Valim[/quote]

Como falaram talvez seja melhor você utilizar uma ferramenta pronta ou personaliza-la.

Ano passado eu fiquei sabendo de duas ferramentas que utilizam a linguagem de programação Python, acredito que talvez alguma delas atenda sua necessidade.

Course Builder desenvolvido pelo Google.

https://code.google.com/p/course-builder/

Class2Go desenvolvida pela universidade de Stanford.

https://github.com/Stanford-Online/class2go/

[],
[/quote]

Mas uma ferramenta pronta não diminuiria o poder de comercialização?

Não são limitadas essas ferramentas? Ja vi o moodle e até tentei usar por um tempo e não gostei mto.
Não é tão interativo assim… as coisas ainda vem em módulo e não integrados.

[quote=Hebert Coelho]Opa, tudo bem?

Existem diversas… uma delas é o moodle. [/quote]

Já vi essas ferramentas, mas elas limitam um pouco.
Acho muito confuso.

Acho q qdo se programa o poder de criação e integração é muito maior…

[quote=plvalim][quote=Hebert Coelho]Opa, tudo bem?

Existem diversas… uma delas é o moodle. [/quote]

Já vi essas ferramentas, mas elas limitam um pouco.
Acho muito confuso.

Acho q qdo se programa o poder de criação e integração é muito maior…[/quote]Realmente, mas um projeto como você deseja não é simples assim ao ponto de fazer com pouco estudo.

Mas se essa é a sua vontade, aprenda primeiro HTML e CSS. Indico o livro use a cabeça html5
Depois vá de PHP que é mais fácil de se conseguir resultado.