Qual a maior nota de SCJP 6 do Brasil?

31 respostas
J

Tive pensando hoje, fiz minha SCJP mês passado e tirei 79%… fiquei pensativo do nada, pelo nervosismo, conhecimento…quem será que detém a maior nota, e quanto será a %, será que tem alguém que fez 100% no Brasil…chegar nas casa dos 90% deve ser brabo, em torno de 100% então nem se fala…
quem será o nº 1 em %…

31 Respostas

LPJava

o Paulo Silveira adminitrador do guj tirou 98 ou foi 99% algo assim, se nao to equivocado ele errou apenas uma questao. Essa questao de percentual vai ajudar bastante se vc for fazer a certificacao para educador da sun, mais para trabalhar no mercado em si, como desenvolvedor… esqueça isso, a questao de maior pontuação pode ser proporcional ao nivel de conhecimento ou nao. Lembre-se tb de um detalhe há muitos caras bons ai sem certificacao e outros com certificação e que tirou 80% mais se daqui a 3 meses ao cara o que é tal coisa… ele vai ter dificuldade ou nao vai lembrar mesmo. Isso por que alguns fazem a certificacao e param os estudos, ou sei la o que… o processo deve ser continuo. Agora vc vai e pergunta a um cara que passou com 59% o cara lembra das regras e funcionalidade como tivesse tirado 100% e um detalhe há pessoas que tem problemas em fazer testes, na hora o corpo treme, sente frio etc…isso tudo influencia… hehe!
para saber a maior nota de scjp 6 no brasil so a sun para divulgar… mesmo…eu ainda nao vi 100%, mais no javaranch isso la parece brincadeira hehe! a media lá é 80%.

flw!

D

Eu tenho uma meta para tirar um SCJP 5.0 e o SCJP 6.0 com mais de 95%, eu estou me esforçando pra prova em agosto ainda sem data definida.

T

DaviPiala:
Eu tenho uma meta para tirar um SCJP 5.0 e o SCJP 6.0 com mais de 95%, eu estou me esforçando pra prova em agosto ainda sem data definida.

Acho que sua meta deveria ser “tirar o máximo de certificações possíveis” em vez de “tirar a maior nota possível”. Uma noite mal-dormida, uma questão ambígua ou mal-formulada ou simplesmente uma dor de cabeça já podem lhe tirar 5 a 10% da sua nota, na melhor das hipóteses.

D

Na verdade no começo do ano eu não tinha nenhuma certificação, eu coloquei no projeto de vida da Igreja:

SCJP 1.4 X, 5.0 e 6.0(Eu inclui a 6.0 mês passado) Vou fazer a 5.0 e 6.0 numa tacada em agosto

SCWCD 5.0 X

SCJA 1.0 X

SCBCD (Melhorei bastante com EJB´s, fazer prova em setembro)

SCEA(Iniciar no final do ano)

SCJD (Iniciar projeto em outubro)

SCJWS (Melhorei bastante com WS, fazer a prova em novembro)

Eu estou crente em Deus que vou conseguir!

Abraço

T

Davi, faça apenas a SCJP 6.0. Não é preciso fazer a 5.0 e a 1.4 - a 6.0 é muito pouco diferente da 5.0, e a 1.4 é obsoleta.
Guarde seu dinheiro (e seu tempo, que é a maior dádiva que Deus lhe deu) para fazer as outras certificações.
Outra coisa que você não precisaria fazer, em tese, é a SCJA, que não diz nada (é uma certificação que se dá para quem tem medo de fazer a SCJP, mas conhece generalidades).

Eu aconselharia que fora essas certificações, você também fizesse uma outra certificação não-Sun, como uma de Oracle ou uma de IBM WebSphere.

M

"

H

Deve ter sido 98% então, se errasse uma essa seria a percentagem no exame ;]

Abraços.

D

Pra mim teve muito retorno.

aalvesii

O que vocês acham de uma certificação de UML?

Javabuntu

O que vocês acham de uma certificação de UML?

cara eu considero muito boa, essa é minha segunda meta, primeiro quero tirar a SCWCD…

Paulo_Silveira

eiii!!! nao, nao, mas fico contente com o “mito” que virei, heheheeh.

tirei 93% em 2002 na scjp 1.2 e 95% em 2005 na scjp 1.5. errei 3 questoes das 72. acho que alem de voce ser bom, tem de ter um pouquinho de sorte nas questoes nas questoes decorebas. vou ainda fazer a 6.0, mas duvido que eu consiga aumentar muito.

mas essa nota realmente nao diz muita coisa.

Luca

Olá

Só um detalhe. Dificilmente eu contrataria alguém que tivesse a coragem de confessar que perdeu tempo e dinheiro fazendo a obsoleta SCDJWS. O cara teria que apresentar boas desculpas e mesmo assim provar que fez esta prova há no mínimo uns 4 anos.

Certificações não devem ser acumuladas como coleções. Ler o livro do Leonard Richardson é muito mais útil para quem quer trabalhar com web services do que mostrar que tem SCDJWS cujo conteúdo não serve para quase nada em 2008.

Reserve seu dinheiro para fazer bons cursos. A Caelum, por exemplo, tem ótimos cursos com aplicação prática imediata que não tem nada a ver com certificações.

[]s
Luca (cujas certificações não servem para nada)

D

Eu já fiz reserva nos cursos da caelum, para começar depois do dia 20, eu já estou querendo fazer os cursos lá há quase um ano, só não fiz antes pq eu estava em Curitiba.

Abraço!

victorwss

Luca:
Olá

Só um detalhe. Dificilmente eu contrataria alguém que tivesse a coragem de confessar que perdeu tempo e dinheiro fazendo a obsoleta SCDJWS. O cara teria que apresentar boas desculpas e mesmo assim provar que fez esta prova há no mínimo uns 4 anos.

Certificações não devem ser acumuladas como coleções. Ler o livro do Leonard Richardson é muito mais útil para quem quer trabalhar com web services do que mostrar que tem SCDJWS cujo conteúdo não serve para quase nada em 2008.

Reserve seu dinheiro para fazer bons cursos. A Caelum, por exemplo, tem ótimos cursos com aplicação prática imediata que não tem nada a ver com certificações.

[]s
Luca (cujas certificações não servem para nada)

Ok, entendo que você tenha nojo e desprezo por jax-rpc e por boa parte dos demais conteúdos da prova e que aparentemente a sun se esqueceu de atualizar a prova. Mas… Vale a pena dar ponto negativo para o cara por ter feito a prova? Se você disser que considera o peso disso no currículo como zero e que na sua visão é pura perda de tempo e de dinheiro, eu até entendo. Mas dar peso negativo para uma certificação no currículo é no mínimo algo muito estranho.

faelcavalcanti

Luca:
Eu estou planejando fazer um curso na caelum sobre arquitetura, que é até preparatório para o SCEA, a bronca é que sou de Recife, mas estou analisando quando/quanto poderei me planejar para fazê-lo. O meu interesse não é só em fazer o curso, e sim para aproveitar e trocar idéias com o pessoal daí. Alguém já o fez? O que achou?

editado: agora quanto ao tópico. não acho muita graça quanto a nota, apenas uma competição mesmo. depois enjoa. a galera do javaranch acha a maior graça nisto.

Luca

Olá

Um candidato a uma vaga que deixa transparecer que obtem certificações apenas para gáudio pessoal ao invés de focar em áreas de interesse prático não mostra muito serventia ao mercado.

E mais:

Quando solicitei bolsa para o meu mestrado na COPPE, foi muito fácil conseguir enquanto para outros colegas de faculdade, as coisas foram mais difíceis. Durante o mestrado e já amigo do prof Lobo Carneiro, coordenador do curso e uma das pessoas mais brilhantes que conheci, fiquei sabendo dos critérios que ele usou para selecionar os candidatos: cada curso ou atividade que tivesse a ver com o mestrado em engenharia de estruturas contava ponto positivo, atividades nada a ver contavam pontos negativos. Por sorte meu CV só tinha atividades correlatas e cursos de línguas.

O mesmo exemplo podemos aplicar na área de TI. Um candidato que perdeu tempo lendo 1000 páginas de um livro que o próprio autor não mais indica ao invés de se dedicar a atividades muito mais interessantes à empresa perde ponto. Se tivesse dedicado todo o tempo que gastou com JAX-RPC para praticar esportes e conquistar amigos, o seu network seria de muito mais valia para qualquer empresa.

[]s
Luca

H

Olá,
interessante esse ponto de vista do Luca.
Sem mais…

Abraços.

D

Quando solicitei bolsa para o meu mestrado na COPPE, foi muito fácil conseguir enquanto para outros colegas de faculdade, as coisas foram mais difíceis. Durante o mestrado e já amigo do prof Lobo Carneiro, coordenador do curso e uma das pessoas mais brilhantes que conheci, fiquei sabendo dos critérios que ele usou para selecionar os candidatos: cada curso ou atividade que tivesse a ver com o mestrado em engenharia de estruturas contava ponto positivo, atividades nada a ver contavam pontos negativos. Por sorte meu CV só tinha atividades correlatas e cursos de línguas.

Faz sentindo, eu tenho formação em eletrotécnica e não coloco em cv para qualquer vaga que eu esteja concorrendo, também fui um tempo programador c/powerbuilder e procuro evitar colocar essa experiencia no cv.

T

Luca:
Olá

Um candidato a uma vaga que deixa transparecer que obtem certificações apenas para gáudio pessoal ao invés de focar em áreas de interesse prático não mostra muito serventia ao mercado.

E mais:

O mesmo exemplo podemos aplicar na área de TI. Um candidato que perdeu tempo lendo 1000 páginas de um livro que o próprio autor não mais indica ao invés de se dedicar a atividades muito mais interessantes à empresa perde ponto. Se tivesse dedicado todo o tempo que gastou com JAX-RPC para praticar esportes e conquistar amigos, o seu network seria de muito mais valia para qualquer empresa.

[]s
Luca

Luca, Gostei da analogia do JAX-RPC hehehe

Luca

Olá

Vocês não imaginam o tanto de lixo que tenho na cabeça e o tanto que me arrependo de ter me dedicado a tanto lixo ao invés de praticar mais networking tomando cerveja com amigos ou praticando mais esportes. Para avaliarem o quanto é importante a prática de esportes, quando eu tinha um monte de clientes, todos foram conquistados no ambiente do esporte no iatismo ou nas corridas de rua.

Ficar enfurnado em casa só estudando prejudica o QI (quem indica).

[]s
Luca

victorwss

Luca:
Olá

E mais:

[]s
Luca

Ok, já mexi com FoxPro, delphi e VB. Tive que estudar isso no passado. Fui obrigado a estudar e programar Lotus Notes a um ano e meio atrás. Me desqualifico por conta disso?

Luca

Olá

Pode colocar no CV mas não enfatize. O meu CV é muito pior: trabalhei muitos anos com Clipper. Desenvolvi, vendi e dava suporte a sistemas de gestão feitos em Clipper. O pior não é só isto. Minha empresa administrava redes Novell. Quer conhecimento mais desnecessário do que redes Novell?

O segredo é conhecer um pouco da empresa e das suas necessidades antes de enviar o CV.

Uma coisa lhe garanto: todas as vezes que conduzi processos de contratação, certificações com afinidades com a vaga eram bem vindas mas nunca foram fator decisivo na escolha do candidato. E se você conversar com os mais experientes aqui no GUJ, a maioria vai lhe dizer que certificações tem algum valor mas não dizem muito (não significa que não valem nada).

Nas verdade as certificações são produtos vendidos pela Sun, Cisco, Oracle, IBM, etc. Um dos melhores DBAs que conheci não tinha nenhuma certificação Oracle mas resolvia problemas de grandes bancos em 25% do tempo dos DBAs da própria Oracle (usando quase sempre só o console).

[]s
Luca

M

"

S

DaviPiala:
Na verdade no começo do ano eu não tinha nenhuma certificação, eu coloquei no projeto de vida da Igreja:

SCJP 1.4 X, 5.0 e 6.0(Eu inclui a 6.0 mês passado) Vou fazer a 5.0 e 6.0 numa tacada em agosto

Não entendi. Você vai fazer a SCJP 3 vezes!? :?

M

"

R

marcosalex:
Schuenemann:

Não entendi. Você vai fazer a SCJP 3 vezes!? :?

Cara, eu tenho essas dúvidas. Por exemplo, estou estudando pra certificação SCJP6 hoje. Vamos supor que o ano que vem sai o SCJP7. Qual compensa mais, estudar pra outra certificação Java (SCJD, SCBCD,…) ou fazer o upgrade?
Qual o caminho que o pessoal certificado hoje está fazendo? :frowning: :frowning: :?:

O caminho geralmente é SCJP -> SCWCD -> SCJD/SCBCD/SCEA(SCEA eu só penso em tirar depois de SCJP, SCWCD e SCBCD)

Bom, na minha opinião vale mais você tirar SCJP, SCWCD do que fazer o upgrade de uma SCJP 6 para 7 e não tem SCWCD. Upgrade eu só faria se tivesse uma mudança muito radical.

Alessandro_Lazarotti

Voltando para a questão dos scores em SCJP, eu conheço um “100%” (sim, isso existe) .
Sou padrinho de casamento do figura (Felipe C. R.). Com orgulho digo que ele usou meu livro da Kathy :smiley:

P

Alessandro Lazarotti:
Voltando para a questão dos scores em SCJP, eu conheço um “100%” (sim, isso existe) .
Sou padrinho de casamento do figura (Felipe C. R.). Com orgulho digo que ele usou meu livro da Kathy :smiley:

Poxa, que legal ser 100%. O cara deve ter uma capacidade monstra de estudo.

Em SCJP nao conheço ninguem com score tao alto nao. Mas no LPI teve um colega que tirou 100% no nivel 1 e no nivel 2. Impossivel quase. E quase McGuiver. E olha que eu acho LPI pior que SCJP, rsrsrs.

M

"

diegosantiviago

ah… eu tirei 100% em SCBCD.

quebrado

Luca:
Olá

Vocês não imaginam o tanto de lixo que tenho na cabeça e o tanto que me arrependo de ter me dedicado a tanto lixo ao invés de praticar mais networking tomando cerveja com amigos ou praticando mais esportes. Para avaliarem o quanto é importante a prática de esportes, quando eu tinha um monte de clientes, todos foram conquistados no ambiente do esporte no iatismo ou nas corridas de rua.

Ficar enfurnado em casa só estudando prejudica o QI (quem indica).

[]s
Luca

Falo tudo!!!

Já vi maluco batendo no peito que tinha certificação e na hora da guerra vinha com soluções grotescas! Certificação é valida, mas enlouquecer por causa delas é loucura.

Criado 15 de junho de 2008
Ultima resposta 16 de jul. de 2009
Respostas 31
Participantes 19