Qual a Maneira correta de acessar dados?

4 respostas
F

Caros senhores,
Estou começando a desenvolver em java, porem estou com uma dúvida quanto o acesso aos dados.

Eu devo criar uma classe para acessar os dados(conectar no bd etc), e passar a conexão por parâmetro, ou devo conectar a cada “Tela”?

Para ficar mais claro:
Fiz uma agenda, com 2 telas, uma de cadastro de pessoas, outra de consulta, e em cada tela eu abri o banco de dados…isso está correto, ou devo fazer de outra forma??

Grato

Felipe :slight_smile:

4 Respostas

R

cara, é muito relativo…

se a aplicação for pequena e com poucos usuários, vc pode deixar o conexão aberta.

agora em aplicações mais corporativas vc naum deixa aberta e para obter desempenho vc utiliza pool de conexão.

essa é minha opinião

D

o renan falou tudo…
mas só lembrando alguns aspectos, esta tela provalmente seja um exercicio que você está fazendo correto?
Eu faria uma classe de conexão ao banco, mais complexo? Sim, mas tente ver o lado facilitador posteriormente, você só terá que dá manutenção em uma classe se você alterar o seu BD. E sempre que criar novas consultas, rotinas para a sua aplicação já estará pronta, bastando apenas você instancia-la!
Isso também é um padrão de projeto.
Se você já pegou as manhas de como faze-la em varias telas, tente implementa-la em uma classe apenas agora.

D

Queria uma opniao de vocês. No caso de uma aplicação de grnade porte desenvolvida toda com swing. Seria melhor usar JDBC puro ou alguma frameword de persistência como o Hibernate?

M

Cara,

O fato da aplicação ser feita em Swing ou ser uma aplicação web não interfere na forma de persistir os dados (desde que a aplicação seja feita em camadas).

Utilizar JDBC “puro” ou um framework de persistência como Hibernate é uma decisão que cabe ao arquiteto do projeto. Para isso ele deve avaliar as vantagens e desvantagens de se usar um framework. Uma vantagem, por exemplo, seria que, como em qualquer framework, vc já tem muito trabalho pronto. Não vai precisar reinventar a roda. Uma desvantagem poderia ser o fato da equipe não conhecer o framework e ter de investir em treinamento para que os desenvolvedores possam aprender aquela tecnologia.

Agora, a na MINHA opinião, se vc tiver tempo para estudar e aprender o Hibernate eu acho uma boa usa-lo! :wink:

Criado 12 de dezembro de 2004
Ultima resposta 15 de dez. de 2004
Respostas 4
Participantes 5