Qual a melhor area de atuação java?

Bom dia…

Minha duvida pode parecer simples e sem fundamento, mais podem ter certeza que a maioria dos iniciantes fazem esta pergunta…

E o seguinte, vejo muita gente falar que o java não e indicado pra desenvolvimento de sistemas comerciais tipo Sistema de Gestão, Automação, essas coisas… Outros falam que java e mais pra sistema de Informação, portanto fico meio perdido em relação a aplicação do java. Sei que o java e uma linguaguem rica, mais as pessoas falam que e perca de tempo mexer com java devido sua performace…

Alguem se habilita a tirar essa grande duvida?..

Desde ja Agradesço

Alex Fortuna

E ae…

Olha… esse negócio de permance é a desculpa mais dada por quem não utiliza Java… tem horas que acho que isso é meio ‘dor de cutuvelo’…

Mas enfim… já trabalhei com java desde J2ME até sistemas de grande porte (que faz carga em banco de cerca de 1.000.000 de registros) e todas elas apresentaram uma performance aceitável (bem aceitável por sinal)

Creio que é mais ou menos assim… se você for fazer um sistema para a locadora da esquina, pode usar qualquer tecnologia (php, asp, etc…) agora, se você busca uma tecnologia que tem patterns, uma manutenabilidade boa, e tals… usa Java mesmo.

Espero ter ajudado!

Bom, tem muitas pessoas e empresas apostando em JAVA…

É um risco que cada um deve correr…

Mas em minha opinião, java parece ser a melhor opção por enquanto! Outra opinião minha é que java impulsionou um grande avanço tecnologóco em muitas áreas, mas principalmente fez com que desenvolvedores tivesse um maior senso crítico quando a produtividade e qualidade durante o desenvolvimento de software. Claro que neste assunto o java não é o único responsavel, mas foi ele quem ajudou a impulsionar, e vem impulsionando até hoje!

Abraços!
Thiago

O que você caracteriza por “uma tecnologia que tem patterns”?

Já passei por ASP e PHP. Eu, particularmente, gosto muito do JAVA e pra web acho q não tem pra ninguém quando o assunto é “padrão de projeto”. Agora se vc estiver pensando em fazer aplicativos comerciais desktop e que só irá funcionar na plataforma Windows a história é outra…principalmente se vc tiver prazos curtíssimos para cumprir. Sem dúvida a área q o java faz mais sucesso atualmente é na web e para um futuro não muito distante o java fará muito sucesso com o J2ME também, acho q isso só não já aconteceu pq não são muitos os dispositivos (celulares) q têm suporte ao MIDP2.0.

JAVA acaba sendo mais que uma linguagem de programação, na verdade é um estilo de vida. :slight_smile:

Quanto ao Java nos Celulares aqui na Europa (falo de Portugal), quando alguém vai comprar um telemóvel, todo mundo fica atento para ver se suporta java… pois os melhores jogos para telemóvel são em Java, sem contar aplicações e talz… que já tem programas que apartir do telemóvel vc controla o seu computador em casa, envia arquivos por ftp e talz… utilizando JAVA!!! Java é excencial nos Trelelé!!! E também claro nos PDAs que segue na mesma linha…

Agora quanto a Performace do Java, veja bem imagina o que é um site inteiro ser carregado para a memória, e ser executado direto da memória… sendo uma vez carregado não precisar mais de acessar os arquivos em disco… imagina só CPU e Memória!!! Que desempenho que isto tem??? O mais rápido possível, basta ter memória pra isso e CPU claro heeee… mas quero dizer é o seguinte, os arquivos .CLASS são carregados para a Memória, todos eles que são abrangidos pelo ClassPath, logo estando na memória todo o sistema não é preciso mais dos arquivos em disco… e para testar isso basta vc correr uma aplicação java e depois apagar os arquivos .CLASS e verá que corre normalmente o sistema… logo este tipo de execução é muito mais rápido que um sistema que tem q ficar acessando o disco… e tomando em conta que hoje em dia normalmente a velocidade de comunicação entre o CPU e a Memória é de 6.2 GB/s!!! Vai ter bom desempenho ou não??? :smiley:

Agora para clariar as idéias… imagina em aplicações Web… por que os sites em Java são muito mais rápidos dos que são feitos em PHP, Asp, AspX, CFM, etc… por que o Java é o único que vai todo para a memória do servidor… logo a primeira execução do site é um pouco mais lenta… mas já na segundo já é um avião pois já esta tudo carregado e tem um desempenho brutal…

Deves estar a pensar que deve ocupar muita memória!!! Heee basta ver os tamanhos dos arquivos .CLASS e verá que é uma micharia…

E eu uso Java pra tudo, até tenho uma aplicação java que gerencia os backup dos servidores linux da empresa em que presto serviço… enfim o Java da pra tudo e pra fazer de tudo, e bem feito!!!

Atualmente por opção na empresa em que estou esta realizando projetos em C# .Net… e estou a ver bem de perto o .Net e garanto-vos que o Java é o melhor no momento!!!

Bem espero ter ajudado :smiley:

Você pode fazer coisas ótimas em Java, como pode fazer coisas assustadoramente horríveis.
E quanto a performance, quem lhe falou isso?Falácia pura.

Ps:Eu fui o único que se mijou de rir do ‘Trelelé’? :lol:

Então como é GURU??? Me da ai uma exclarecida, diz lá o que ta mal???

Trelelé é mesmo naquela base…

Na verdade eu só achei engraçado a palavra ‘Trelelé’. :roll:

E como é o mercado pra trabalhar com JAVA aí em Portugal eduveks ??

[quote=pcalcado][quote=leonardodaniel]
Creio que é mais ou menos assim… se você for fazer um sistema para a locadora da esquina, pode usar qualquer tecnologia (php, asp, etc…) agora, se você busca uma tecnologia que tem patterns, uma manutenabilidade boa, e tals… usa Java mesmo.
[/quote]

O que você caracteriza por “uma tecnologia que tem patterns”?[/quote]

Acho que ele quiz dizer o mesmo que eu penso: patterns podem ser aplicados a praticamente qualquer linguagem, mas a comunidade Java é a que mais incentiva o uso de patterns e é em Java que você encontra a maior quantidade de materiais sobre patterns…

Quando eu mexia com Delphi e PHP eu nunca havia visto em artigos\apostilas conceitos de MVC, OO, Design Patterns, etc…
Mas umas das coisas que você vê desdo começo quando começa a mexer com Java são OO, Design Pattern, MVC, Framework… O javeiro em geral tem mais background nessa área

Bem o mercado de trabalho cá em Portugal é até muito bom, os programadores Java teem no geral dos melhores salários na área de programação.

Eu trabalhei num projeto para o http://www.ctt.pt , como podem ver o site é em Java, e foi num projeto para envio de Postais via Web e através do Telemóvel, por exemplo vc tem uma fotografia no Telemóvel ou no Computador, dai vc emvia para o site dos Correis(CTT) e apartir da foto e da mensagem que vc quer, o postal é impresso na grafica e enviado para o seu destinatário, tudo em Java, ainda isso não esta no ar por que os servidores bem como a ligação a net dos servers não estão preparados ainda para aquentar com milhares de utilizadores enviando postais constantemente… Bem mas isso é para mostrar que aqui tem projetos muito interessantes e inovadores, agora onde tem um procura muito grande por programadores Java é nos bancos… pois cá em Portugal agora as entidades bancárias estão migrando os sistemas do Cobol para Java, só agora que aqui estão começando abandonar o Cobol, e no geral estão todos indo para o Java.

No entanto em termos de europa no geral, Portugal, Itália e Grécia não são dos melhores paises para um programador Java, enquanto que nesses países o salário de um Programador Java ronda os 2.000€ = 6.000R$ na Holando, Luxemburgo, Belgica são por volta dos 3.500€ = 10.500R$, ná Espanha a área de Informática no geral esta tendo uma grande desvalorização sendo dos piores paises no momento para um programador, depois há países de topo como Suécia, Noruega, Alemanha, Inglaterra e França onde ronda os 4.000€ = 12.000R$… bem é mais ou menos nessa linha… Não sei como anda os salários por ai no Brasil, mas acho que na Europa no geral ainda esta razoável…

Aqui em Portugal a política das empresas ao contratar é a seguinte, um programador .Net vc acha em qualquer esquina, enquanto que um programador Java tem q ser caçado!!!

E existem muitos projetos em Java por cá aumentando cada vez mais, o que ajuda esta onda também é a migração das empresas do Windows para o mundo Unix/Linux, por exemplo o Mc’Donalds da Alemanha migrou todo para o Linux, isto deu uma reviravolta muito grande, com as pequenas e médias empresas que ao saberem disso começaram a ve o Linux com outros olhos…

Ou seja já comaça a haver uma grande preocupação com a Portabilidade nas empresas ao realizar um projeto. E nada melhor do que Java!

Bem acho que é isso… :lol:

Ola galera…

Muito obrigado por respoderem meu topico…

Isso aki e pura cultura java… hhehehe

Continua a responder…

Obrigado

Alex Fortuna

Olá

Obrigado, seu relato foi bem interessante. Divulgue o GUJ aí em Portugal porque com certeza deve ter muita gente boa aí como você que pode trocar informações conosco.

[]s
Luca

[quote=Luca]Olá

Obrigado, seu relato foi bem interessante. Divulgue o GUJ aí em Portugal porque com certeza deve ter muita gente boa aí como você que pode trocar informações conosco.

[]s
Luca[/quote]

Thx… Não custa nada trocar conhecimentos/informações :wink:

E sempre que possível divulgo o GUJ, pois o GUJ é das melhores comunidades Java do MUNDO e espero que continue… e aqui neste forum existe um rico contúdo java que deve sempre estar em constante evolução, para o bem e alegria de todos :smiley: