Qual a melhor forma de criar um objeto para fazer log de tabelas?

Pessoal,

Em minha empresa, basicamente todas as tabela do banco tem um 4 campos que são gravados data de inclusão, usuário que incluiu, data de alteração, usuario que alterou que chamamos de log. Bem, minha dúvida é: teria o gerenciamento destes campos a cada classe criada ou criaria uma classe (por exemplo Log.java) que serviria para todas as outras? Como vocês veem isto ? Se for uma única classe, sua instanciação seria em cada classe DAO ou seria na classe de Negocio ?

Aguardo

Boas…

Eu vi um esquema bem interessante, e funciona bem.

É criada uma tabela…exemplo log com as seguintes colunas:
nome_tabela, tipo_operacao, id_usuario_operacao, data_operacao.

Ai, cria-se uma classe destinguindo o tipo_operacao (INSERT, UPDATE, DELETE)…

Pode ser uma DAO mesmo.

Espero ter ajudado!!!

Tudo bem Robinson, mas como ficaria sua manipulação dentro de outras classes, quando fosse incluir uma objeto da classe Pessoa, como ele seria manipulado. Na classe Pessoa(negocios), classe FrmPessoa(view) ou dentro da classe PessoaDAO? Provavelmente ele teria suas classes Log(negocio) e LogDAO certo ? Quando definir os atributos de Pessoa, ele seria uma AGREGAÇÃO?

Eu o faria dentro das DAO, e essa classe Log tera suas(Negocio, DAO).
Isso mesmo, seria uma agregação.

Se você estiver usando Hibernate, com um interceptor e pouco menos de 1h de codificação isso fica pronto :smiley:

Não Felipe, ainda sou juninho em java por isto não estou usando outras ferramentas para me ajudar, Hibernate, etc.