Qual a Melhor Forma de Instalar o Ruby on Rails no Mac OS Mavericks 10.9.x?

Olá caros colegas,
estou tentando fazer uma instalação do ruby on raios para o mac os Mavericks 10.9 e na verdade me está deixando bastante triste.
Já tentei instalar de diversas maneiras e aprendi de diversas maneiras.
O problema é quando eu vou utilizar o comando $ rake db:migrate sempre me apresenta erros.
Eu já tentei para que funcione bem e estou cansado de tentar já levo 2 dias tentando e esta me estressando.
Bem eu vi um tutorial no stackoverflow e nada. já tentei instalar do modo com homebrew que nem conhecia e nada também.
Eu formatei o computador e tudo pensando que instalei muitas coisas e estão dando conflito. Já tentei novamente de diversas maneiras e já penso em resetar outra vez, porque meu mysql nem funciona mais no terminal de forma normal que era acostumado mysql -u root -p.
Eu tenho um nivel baixo para configurar com comandos pelo terminal, até que aprendi muita coisa nesses dias de tanto tentar.
Eu achei uma ferramenta legal que se chama JewelryBox, mas sem sucesso. Eu vejo outras formas parecidas e vejo que sao muito parecidas com as outras.
E como aqui é a comunidade do Brasil no qual entenderia os passos de modo melhor eu pergunto alguém pode me indicar uma instalação perfeita, por favor!? qual me recomendariam para que não perdesse tempo.
Pelo que li até agora sobre o raios eu adorei e estou entusiasmado para aprender de verdade e programar.
E outra coisa se eu utilizar o SQlite como base de dados futuramente poderia passar para o mysql?
Eu sou acostumado com o MySQl e por isso tento bastante.

Bom amigo, não sou um expert no assunto mas vamos lá,
pelo que percebi o JewelryBox parou de funcionar no Mavericks OS X
ele é nada mais que um front end para o RVM
tente instalar o rvm

https://rvm.io

Abre o terminal e digita:
\curl -sSL https://get.rvm.io | bash -s stable

dps é só seguir as instruções

dar um rvm install 2.1.0 #para instalar o ruby 2.1 e ser feliz

Bem amigo eu não sou um profundo conhecedor de sistemas unix like (menos ainda de ruby/rails) porém eu fiz o seguinte:

Baixei o command Line Tools do site da apple developers

depois de instalar abra o terminal e manda um:

Se responder o commandLineTools está funcionando

Então digite

(aparentemente isso é uma variável de ambiente me atrapalhando na instalação)

depois eu mandei esse comando:

A grande sacada aqui é a diretiva --auto-dotfiles que adiciona as variáveis de ambiente o rvm

Após tudo isso feche o terminal, abra novamente e manda um comando

Se responder, com uma lista imensa aparentemente esta funcionando, para confirmar você manda um

Lembrando que o $ em todos os comandos só é uma forma de representar o prompt (não deve ser digitado)

Eu também removi o xcode do meu sistema

Não sei se é a melhor forma, porem aqui para mim funcionou (Os X Maverick atualizado)

Espero ter ajudado