Qual a melhor forma de programar?

9 respostas
ncm

Galera,
Eu estou no mundo do JAVA a pouco tempoe gostaria
de saber quais das duas formas abaixo é a melhor e
porquê, lembrando que todo meu código visa performance,
limpeza (porque POG é uma praga) e otimização.

OBS: o método pega o valor da tela e atribui a variável passada como parâmetro.

...
Scanner sc = new Scanner(System.in);
método(x, sc);
método(y, sc);
método(z, sc);
método(a, sc);
método(b, sc);
método(c, sc);
método(m, sc);
método(n, sc);
...
...
método(x, new Scanner(System.in));
método(y, new Scanner(System.in));
método(z, new Scanner(System.in));
método(a, new Scanner(System.in));
método(b, new Scanner(System.in));
método(c, new Scanner(System.in));
método(m, new Scanner(System.in));
método(n, new Scanner(System.in));
...

Quem puder me ajudar eu já agradeço. :slight_smile:

9 Respostas

T

Depende* - no seu caso em particular, criar um objeto Scanner para cada chamada ao método é inadequado, já que vai haver N objetos associados à mesma entrada (System.in). Mas pode ser que o que você tem de fazer realmente requeira criar um novo objeto para cada chamada.

• Como você vai acabar aprendendo com os anos, não há nada absoluto e coisas que são boas em um determinado contexto são ruins em outro. Isto é o “Zen da programação”.
M

Quem deve encontrar a melhor maneira de programar é cada programador. Eu sugiro a primeira forma, pois torna o código mais limpo e não precisa construir n objetos anônimos similares. Também é mais legível.

Mas cada um deve encontrar sua maneira de programar (levando em consideração, claro, as convenções da linguagem).

moacirjava

A melhor forma de programar é aquela que atenda as necessidades do projeto, seja inteligível para outros e para vc mesmo. Não esquecendo dos comentários que são mto importantes mas, são feitos só na época do aprendizado, depois de um tempo, as pessoas acham que eles não são mais úteis.

Andre_Fonseca

eu não concordo com isso caso você queira dizer que atender as necessidades do projeto possa significar fazer POG e desenvolver do jeito que der pra fazer mesmo…

se vc se força a pensar no que está fazendo e tenta fazer um código limpo e otimizado desde que começa a trabalhar com isso no final acaba sendo uma coisa automática fazer bem feito…

além disso está mais do que provado que a maior parte do tempo que se gasta nos projetos é refazendo/refatorando as POG´s que programadores deixaram porque não sabiam direito o que tinha que fazer ou então porque não tinham tempo de fazer bem feito…

isso não quer dizer que você tenha que se preciosista ao extremo… essa é a minha opinião

ncm

Obrigado pela opinião de todos,
foram muito uteis. E quanto as POG’s
sou totalmente contra, uso só quando
o prazo está muito apertado e não consiguo
achar a solução.

moacirjava

eu não concordo com isso caso você queira dizer que atender as necessidades do projeto possa significar fazer POG e desenvolver do jeito que der pra fazer mesmo…

se vc se força a pensar no que está fazendo e tenta fazer um código limpo e otimizado desde que começa a trabalhar com isso no final acaba sendo uma coisa automática fazer bem feito…

além disso está mais do que provado que a maior parte do tempo que se gasta nos projetos é refazendo/refatorando as POG´s que programadores deixaram porque não sabiam direito o que tinha que fazer ou então porque não tinham tempo de fazer bem feito…

isso não quer dizer que você tenha que se preciosista ao extremo… essa é a minha opinião

Em momento algum eu disse que POG seria necessidade de projeto. Na verdade POG é = a Programador Sem Experiência!

aleck

moacirjava:

Em momento algum eu disse que POG seria necessidade de projeto. Na verdade POG é = a Programador Sem Experiência!

Discordo, qualquer um é capaz de fazer POG, isso vai muito da pressão.

thegoergen

Comentários devem ser postos sempre, porque o programador que pegar o código um tempo depois não tem bola de crsital pra adivinhar o que o criador do código queria fazer, e principalmente, saber o porquê de ele fazer isso…

Andre_Brito

Dependendo do contexto pode ser necessário enviar a mesma referência do objeto.
Se não é necessário enviar sempre a mesma referência (ou seja, quer sempre uma situação nova na execução do método), eu criaria um objeto para cada chamada.

Mas é como o thingol falou: depende do caso.

Abraço.

Criado 11 de dezembro de 2008
Ultima resposta 12 de dez. de 2008
Respostas 9
Participantes 8