Qual a melhor licença?

12 respostas
Vitoriano

Estou para iniciar um projeto mas preciso selecionar uma dessas Licenças. Quais vocês recomendam, e se puderem descrever um pouco dos pós e contra, agradeço. 8)

? Apache License 2.0
? Artistic Licence/GPLv2
? GNU Generam Public License v2
? GNU Generam Public License v3
? GNU Lesser Generam Public License
? MIT License
? Mozilla Public License 1.1
? New BSD License

12 Respostas

rodrigo_gomes

Olá,

Qual o seu proposito?

Você já chegou a ler sobre alguma delas?

peczenyj
Bani

Minha dissertação de mestrado vai ser sobre licenças de software livre.
Se você quiser esperar até março do ano que vem eu te passo o pdf para te ajudar a escolher… :lol:

Vitoriano

Bom dia, o propósito seria um Sistema de HelpDesk Open Source com futura possibilidade de integrar com outros sistemas Open Source. Em relação a ler, dei uma olhada na GNU porém não tenho muita experiência nessa parte.

rodrigo_gomes:
Olá,

Qual o seu proposito?

Você já chegou a ler sobre alguma delas?

Olha, estou precisando “publica-lo” logo para dar continuidade nele. Porém agradeço se puder enviar algo ou então quando concluir me enviar sua dissertação para analisar. (Toda informação é útil)

Bani:
Minha dissertação de mestrado vai ser sobre licenças de software livre.
Se você quiser esperar até março do ano que vem eu te passo o pdf para te ajudar a escolher…

Obrigado pelo material. Estou lendo e logo dará para ter uma ideia melhor…

peczenyj:
http://unixmania.blogspot.com/2007/04/licenas-bsd-e-gpl-uma-breve-comparao.html

http://unixmania.blogspot.com/2007/04/no-existe-software-livre.html

Agradeço a todos! 8)

peczenyj

Lembre-se que um software pode utilizar duas ou mais licenças (inclusive as mesmas podem ser antagônicas).

Nada me impede de lançar um software com licença permissiva e, mediante algum acordo ($$$) permitir que o mesmo seja utilizado num sistema fechado a lá windows. É o caso do mysql se não me engano.

Sem falar que, dependendo da forma de integração com esses outros sistemas que vc falou, de repente vc nem precisa se preocupar com as licenças.

Vitoriano

Isso é interessante, possuir mais de uma licença. Ainda mais essa questão do MySQL, que andei pesqueisando e achei isso (vê se tem algo a ver com o que você me falou): http://www.mysqlbrasil.com.br/licenca

Me desculpa com a “ignorância” mas, como registro o projeto, ou não se registra antes de lançar, como funciona?
Tenho um projeto que já esta em fase de Análise (UML), mas logo chegara a parte de Desenvolvimento, e ai :?:

peczenyj:
Lembre-se que um software pode utilizar duas ou mais licenças (inclusive as mesmas podem ser antagônicas).

Nada me impede de lançar um software com licença permissiva e, mediante algum acordo ($$$) permitir que o mesmo seja utilizado num sistema fechado a lá windows. É o caso do mysql se não me engano.

Sem falar que, dependendo da forma de integração com esses outros sistemas que vc falou, de repente vc nem precisa se preocupar com as licenças.

Valeu! 8)

peczenyj

O desenvolvimento vai ser aberto? se sim, veja isso logo, caso contrario, se é vc ou a sua equipe q vão desenvolver, tu podes definir a licença quando for liberar o primeiro release.

Vitoriano

Será aberto, mas (como vou dizer) a pessoa teria que ter contatado a equipe, ou ser um “colaborador”. Quero que seja Open Source mas que seja algo centralizado, as coisas devem passar pelos integrantes\colaboradores. Aquele que não é e quer ajudar, ou mexer no codigo, se tornaria um colaborador, acho que é isso.

Não tenho muita experiência em desenvolvimento, por isso estou perguntando essas coisas, muito menos da área legal.

Valews 8)

C

http://dreamsongs.com/IHE/IHE-90.html

Boa leitura!

Bani

Falando em colaboradores, uma decisão a ser tomada é se você vai querer que os colaboradores tenham alguma licença especial com você ou não. Por exemplo, a Apache usa o Individual Contributor License Agreement.

Vitoriano

Muito bom, quando tiver um tempo no Trampo eu leio… Obrigado! 8)

cmoscoso:
http://dreamsongs.com/IHE/IHE-90.html

Boa leitura!

Bani, eu entendi que possui diferença, mas que tipo de diferenças seriam essas? Qual seria o diferencial? Vantagem? Ou qualidade de os colaboradores tenham uma licença especial?
Se puder citar um exemplo mais “detalhado” do Apache, agradeceria…

Obs.: Caso saiba algo também sobre o licenciamento do MySQL, seria bom (parece que é isso que eu busco)

peczenyj:

Sobre as licenças do MySQL, encontrei algo mas não a licença. Parece que se o software utilizar licença GPL, ele vira como licença GPL. Agora, se for vendido num software fechado (proprietário), tem outra licença para o mesmo MySQL. Mais um pouco disso aqui: MySQL Licensing Policy

Obrigado novamente 8)

Bani

A principal vangatem é que se você fizer os colaboradores transferirem o copyright das contribuições para o seu projeto você fica com mais liberdade de mudar a licença o futuro.

Quanto ao MySQL, é bem simples. A GPL é bem chatinha e restritiva, então muita gente não quer, então quem não quer adotar a GPL tem como opção usar outra licença que o MySQL também disponibiliza.

Criado 7 de março de 2008
Ultima resposta 10 de mar. de 2008
Respostas 12
Participantes 5