Qual a melhor linguagem ou abordagem para esse projeto?

11 respostas
souarte

olá. sou muito inexperiente na área.
eu e umas colegas resolvemos tentar fazer um sisteminha para uma loja (obs.: a loja é pequena), porém estamos com algumas dúvidas pra começar.
o sistema deveria fazer controle das vendas, parte financeira e recursos humanos da loja.
então por favor tirem minhas dúvidas:

1° - é viável fazermos um sistema que cuide de várias áreas(controle das vendas, parte financeira e recursos humanos)? pois a equipe é pequena e ninguem tem experiencia em desenvolver software.

2º - um sistema desse tipo poderia ser web? estamos pensando em fazer web. porém não sei se isso é viável, pois acho que numa loja as todas as operações deveriam ser mais rápidas, e imagino que um sistema web seja mais lento. ou estou errado? e além disso nunca ouvi falar de um sistema parecido que fosse web.

3° - todo mundo fala que cada linguagem tem suas vantagens, e que a melhor linguagem vai depender de cada situação. então pra esse cenário? qual a melhor linguagem/plataforma de programação a escolher? nós estavámos em dúvida entre java, PHP, e .net. então escolhemos PHP.

bom, não sei se vamos conseguir fazer o sistema, mas com certeza tentar já vai nos ensinar muitas coisas.

11 Respostas

T

Ele não precisa de frente de caixa ou de imprimir notas fiscais? Se precisar, é melhor fazer uma combinação web + desktop.

souarte

é preciso imprimir notas fiscais e ter frente de caixa.
pra fazer web + desktop, php pode ser uma opção?
ou você acha que em vez de web deveria ser algo tipo terminais com cliente swing que acessasse um servidor na própria loja?

faelcavalcanti

cara o seguinte

1. qual linguagem vocês tem mais conhecimento e menos conhecimento?
  2. vocês tem pelo menos conceito de Orientação à objetos?

uma dica é vocês baixarem diversos programas destes trial e free, como no superdownloads por exemplo para entender outras situações de sistemas de gestão. conforme você responder ficará mais fácil de debater outras informações.

mas só o fato de fazer via web você teria bom ganho nos clientes ter pelo menos um browser e nenhuma configuração adicional em seu computador, isso se chama de cliente magro.

procure levantar os requisitos como imprimir nota que você falou, o que implica que você possa usar impressora matricial.
você precisará de componentes para isso, bem como talvez outros requisitos levantados ou a serem levantados.

souarte

ótima ideia. vou fazer isso. talvez nos dê uma idéia melhor de como fazer.
quanto a linguagem, posso está errado, mas acho que aprender a linguagem é o menos difícil.
acho que o pior é saber o que fazer com ela, como moelar o sistema e tal.
valeu todos pelas dicas!

sergiotaborda

souarte:
olá. sou muito inexperiente na área.
eu e umas colegas resolvemos tentar fazer um sisteminha para uma loja (obs.: a loja é pequena), porém estamos com algumas dúvidas pra começar.

O tamanho da loja é irrelevante. Porque será que as pessoas acham que isso é um fator. Acaso ele vai funcionar diferente por que é pequena ?

Se vc já escolheu qual é o objetivo do tópico ? dizer-lhe que escolheu errado ? :twisted:

faelcavalcanti

não é bem assim, a nível de configuração você pode estruturar como ele, sistema, irá se comportar pelo fato da empresa possuir tais unidades administrativas.

sergiotaborda

não é bem assim, a nível de configuração você pode estruturar como ele, sistema, irá se comportar pelo fato da empresa possuir tais unidades administrativas.

Humm… que eu saiba “configurar” implica em ter algo para configurar e que esse algo seja configurável. No caso o software.
Se o software é configurável então ele é “genérico” por construção e mais uma razão para não importar o tamanho da empresa.

Além de que “tamanho” e “organização” são coisas diferentes. O cara pode ter 10 departamentos de 1 pessoa ou 1 departamento de 10 pessoas, o tamanho é o mesmo.

Eu me referir ao que o sistema tem que fazer. Como ele tem que se comportar. As lógicas do software não dependem do tamanho.
(tlv algumas features de arquitetura até dependam como o numero de usuários que equivale ao numero de acesso esperados etc… mas convenhamos que uma pessoa inexperiente nem pensa nisso, logo, o tamanho é irrelevante)

Em outra palavras: Se fizer um software pensando pequeno, ele sempre será um software de quem pensa pequeno.
E isso, na minha experiência, significa um software sem vida longa. O que por sua vez significa um investimento perdido.

faelcavalcanti

entendi. e é verdade neste contexto. neste caso alguêm tem que entender bem o que o sistema tem de fazer.

e aí souarte, já decidiu ou melhorou seus esclarecimentos ? já está desenvolvendo em PHP ?
em PHP você pode utilizar o eclipse/netbeans! bom projeto! :wink:

M

"

sergiotaborda

marcosalex:
sergiotaborda:

O tamanho da loja é irrelevante. Porque será que as pessoas acham que isso é um fator. Acaso ele vai funcionar diferente por que é pequena ?

Já ouviu falar em escalabilidade? :lol:

Duvido que o souarte saiba o que isso é. Portanto duvido que ele relacione “pequena empresa” com escalabilidade.
Mas para si que sabe o que é, eu lhe pergunto: acaso vc cria programas não escaláveis de propósito quando cria um sistema para uma “pequena empresa” ? Não me parece.

Se estivermos falando da base de clientes da empresa e de um sistema publico para esses clientes e “grande” significar “muitos clientes” então a escalabilidade depende desse numero de clientes. Mas um sistema ERP-like da vida que " cuide de várias áreas(controle das vendas, parte financeira e recursos humanos)? " não me parece que a escalabilidade seja o que está relacionado ao significado de “pequena”. Me parece muito mais lógico que seja algo relacionado ao quanto a empresa pode/quer pagar pelo software. Básicamente está relacionado ao faturamento da empresa. E o meu ponto era esse: acaso o sistema irá fazer as coisas de forma diferente conforme o faturamento da empresa ? Se o faturamento aumentar o sistema vai para o lixo ?
Não me parece …

faelcavalcanti

você deveria perguntar antes para ele, ao invés de julgar que duvida!

Criado 22 de setembro de 2008
Ultima resposta 25 de set. de 2008
Respostas 11
Participantes 5