Eai galera do GUJ? Estou fazendo um projeto de pesquisa e meu tema é “Qual a melhor linguagem de programação?”. Claro que eu não acredito nisso, por isso mesmo é um tema de pesquisa. Eu acredito nas “melhores” linguagens de programação, mas claro que ainda posso estar errado. Penso que toda linguagem tem pontos fortes e fracos. =D
Eu mesmo gosto de java, por sua portabilidade e sintaxe, mas todo mundo fala de algumas outras que devem ser muito boas também, como c, c++, php, etc…
E para vocês, qual ou quais as melhores linguagens de programação? Se puder justificar eu fico mais grato.
assembly tudo no final vira assembly a grosso modo…
Porem para pessoas normais e não maquinas… Existem varias linguagens e isso de qual é o melhor não tem muito fundamento, linguagens são nada mais como ferramentas e ferramentas são usadas em diversas ocasiões, vc não usaria uma faca de cozinha para cortar uma arvore, assim como não usaria um machado para cortar um melão… então depende muito da sua necessidade!
Com certeza whitespace (http://compsoc.dur.ac.uk/whitespace/) e todas as linguagens exotéricas.
Principalmente para sistemas complexos, como ERPs.
Sinceramente, camarada, teu tema é bem infeliz.
Qual o critério para melhor? Seria o mesmo que permite dizermos que japoneses são melhores que coreanos? Ou que azul é melhor que verde?
Aliás, fico pensando qual o tipo de pessoa que pede um trabalho com esse tema.
Nossa! Valeu galera por está respondendo! valeu mesmo… =D
[quote=drsmachado]Com certeza whitespace (http://compsoc.dur.ac.uk/whitespace/) e todas as linguagens exotéricas.
Qual o critério para melhor? Seria o mesmo que permite dizermos que japoneses são melhores que coreanos? Ou que azul é melhor que verde?
Aliás, fico pensando qual o tipo de pessoa que pede um trabalho com esse tema.[/quote]
Isso é apenas um “projeto” de pesquisa. Em grosso modo, é nada! =D
[quote=drsmachado]Com certeza whitespace (http://compsoc.dur.ac.uk/whitespace/) e todas as linguagens exotéricas.
Aliás, fico pensando qual o tipo de pessoa que pede um trabalho com esse tema.[/quote]
Se ele estiver começando na faculdade , pode ser que o professor pediu um trabalho com esse tema para mostrar para alunos que que o azul não é melhor que o verde. Não sei se é o caso dele , mas é uma boa razão para levantar o tema.
[quote=viniciusalvess][quote=drsmachado]Com certeza whitespace (http://compsoc.dur.ac.uk/whitespace/) e todas as linguagens exotéricas.
Se ele estiver começando na faculdade , pode ser que o professor pediu um trabalho com esse tema para mostrar para alunos que que o azul não é melhor que o verde. Não sei se é o caso dele , mas é uma boa razão para levantar o tema.[/quote]
Mantenho minha opinião.
Se alguém ainda pede esse tipo de “pesquisa” certamente está enrolando.
Existem linguagens que resolvem problemas.
De nada adianta concluir que C# é a linguagem perfeita, mas o ambiente de desenvolvimento ser linux. Não funciona, por uma simples questão de incompatibilidade.
Se ele decidiu fazer a pesquisa por conta própria, com certeza não pesquisou no guj os vários tópicos (que não levam a nada) sobre este assunto.
Tenho trabalhado na plataforma Java a algum tempo e, pelas experiências que tive até o momento, ela sempre atendeu minhas necessidades e (independente das imprescindíveis pesquisas que realizei pra fazer minhas tarefas) a plataforma sempre proveu minhas necessidades por completo.
Acho uma pergunta muito complexa de responder. Linguagem boa é a que você ‘mata no peito’ e diz: " - Com ela eu resolvo."
Há pessoas que defenderão a produtividade das tecnologias Microsoft, com suas IDE’s como Visual Studio. Há outros que trataram temas como as facilidades do PHP (entre outras) com relação à fraca tipagem e há, ainda, as pessoas como eu, que são fãs de Java e não a trocam por nada.
Como se trata de uma pesquisa sua, acho que irá encontrar opiniões e opiniões a respeito - mas acabará vendo que a verdadeira resposta para sua pergunta é: DEPENDE…
Depende de vários fatores: Necessidade, experiência do(s) desenvolvedor(es), âmbito da aplicação, cenário corporativo, etc.
Espero ter expressado adequadamente minha opinião.
http://sibetim.blogspot.com/2009/03/criterios-de-avaliacao-de-linguagens-de.html
Leia principalmente as fontes, e não o texto; o texto está bem fraquinho.
Se tua idéia é qualificar a linguagem, siga esses critérios.
Se quiseres comparar linguagens sob outros aspectos (produtividade, desempenho, etc.), é inviável sem levar o ambiente ou a aplicação alvo em consideração.
To gostando de ver vocês responderem. Queria ver isso mesmo que estou vendo, cada um dando sua opinião única e sincera.
Talvez alguns tenham entendido errado, por isso que é bom ler algo até o final. Não estou querendo que vocês responda “Qual a melhor linguagem de programação”, estou pedindo que vocês mostrem sua opinião sobre o assunto. Todos nós aqui já somos bem grandinhos e já sabemos que não existe uma lingaugem de programação universal. Como alguns de vocês disseram, vai depender da situação. Claro que uma linguagem pode servir em qualquer situação, mas ela não seria melhor que uma que foi feita especialmente para aquilo. E etc… kkkkk
Galera, obrigado todos que deram sua opinião. Porém o professor cortou minha moral, disse que o meu projeto de pesquisa ficaria muito grande e que no final eu apenas mostraria informações subjetivas (todos nós sabemos disso). Então ele pediu (praticamente mandou) que eu mudasse o meu assunto. É né? Tentamos kkkkk