Qual a melhor lista a ser usada

Galera eu tenho um problema, tenho armazenar 10 colunas de uma tabela de um banco de dados “N” vezes, tudo isso na memoria. Ou seja eu tenho que ler todos os registros de uma tabela e deixar na memoria, porem eu não posso utilizar componentes do banco de dados.

Me falaram para eu utilizar uma lista, porem existe varios tipos em java, alguem sabe qual é a melhor para ser utilizada?? ou alguem tem alguma ideia para resolver meu problema sem utilizar lista?

Vlwss  Galera.

O que vc pretende fazer com essas listas?

Vai popula-las uma vez depois ler tudo de uma só vez?
Vai excluir, incluir, pesquisar ou alterar objetos dentro desta lista a todo momento?
Vai sómente incluir depois, varias vezes, depois colocar de volta no banco?
Precisar ser ordenado?

Da uma detalhada melhor doq vc quer fazer com os dados cara… o tipo da lista vai depender do que você quer fazer com os dados, não da quantidade de dados…

Certoo, desculpe-me!!..

Funciona assim :

O usuario inseri, clica em ok e ja visualiza em uma outra parte da apricação.

Ele vai sempre inserindo, e pode tambem excluir, a lista deve sim ficar ordenada, por ordem de inserção ou se possivel por ordernado pelas 3 primeiras colunas.

Oque eu não é o seguinte, se a lista permite ter mais de uma coluna!, permite?

Após o usuario inserir tudo que ele queria, ele salva isso no banco de dados, ou seja eu percorro denovo a lista e incluo tudo no banco de dados.

agora consegui ficar mais claro
??? hehehehe

Crie um objeto que encapsula os dados que a pessoa vai informar (supondo que vc vai guardar dados de livros, crie um objeto Livro com os atributos nome, autor, etc), implemente a interface Comparable, assim, vc pode usar (por exemplo) um ArrayList para guardar seus objetos e através do método Collections.sort(ArrayList) vc terá uma lista ordenada de uma forma definida de acordo com sua necessidade.

Espero ter ajudado, falow! :thumbup:

Para fazer as colunas dentro da sua lista, use uma lista de listas.
Daí quando voce for usar uma coluna do banco de dados, voce poderia fazer da seguinte maneira:

List todos;
.
.
.
List linha = todos.get(x); //x é a linha que voce quer pegar
Iterator it = linha.iterator();
while(it.hasNext()){
      String x = (String)it.next();//ou o tipo que voce usa
      //-----faz algo
}