Qual a melhor maneira de criar uma interface visual para o cliente

Olá pessoal. tenho estudado mto sobre java.
Estou começando agora com o JSF e Frameworks((prime|rich|ice)faces)

a primeira pergunta é: Devo utilizar JSF com esses frameworks ou utilizar frameworks js mesmo (jQuery, Dojo Toolkit, ExtJS)?
a segunda é: Com o surgimento da arquitetura Restful não seria melhor separar a views e só retornar os dados da requisição com o java e criar minhas interfaces gráficas com js puro?

Alguém ae disposto a conversar sobre esse assunto?

desde já obrigado

[quote=ericrf]Olá pessoal. tenho estudado mto sobre java.
Estou começando agora com o JSF e Frameworks((prime|rich|ice)faces)

a primeira pergunta é: Devo utilizar JSF com esses frameworks ou utilizar frameworks js mesmo (jQuery, Dojo Toolkit, ExtJS)?
a segunda é: Com o surgimento da arquitetura Restful não seria melhor separar a views e só retornar os dados da requisição com o java e criar minhas interfaces gráficas com js puro?

Alguém ae disposto a conversar sobre esse assunto?

desde já obrigado [/quote]
Se você gosta da maneira clássica de desenvolvimento web HTML/JQuery fuja de JSF, que é mais indicado para quem gosta de programar igual desktop com UI gerenciada. Use algum framework baseado em action e front end independente de servidor, como bootstrap ou jqueryUI, a vantagem é ter mais liberdade para realidade do resultado web.

Sobre JS puro, esses frameworks MVC e MVVM JavaScript não tenho o que falar na prática profissional, mas pelo que já vi em exemplos não me motivou em nada trabalhar dessa forma, claro que tem a vantagem de deixar o client menos dependente de programação servidor (que passa a lidar mais com dados). Particularmente só usaria para webapp e se o mercado passasse a adota-lo no geral em maioria considerável.

@javaflex obrigado pela resposta…