Qual a melhor maneira de tratar exceçoes

Estou desenvolvendo uma aplicacao usando MVC-Business Delegate-SessionFace-BO-DAO…

Preciso fazer uma classe para tratar as exceçoes, alguem já fez isto existe algum padrão para este tratamento???

Alguem pode me ajudar, qual o modelo mais utilizado???

Preciso tratar e criar mensagens para checked exception, runtimeexception e se possivel errors…

Resumindo, preciso tratar exceçoes qdo aparecer erros na rede, no loading, entre outro…

Agradeço a ajuda.

Fala bixo,

Então…
Quando eu precisei tratar de excessoes (mesmo sem usar metade dos nomes que vc colocou ai), eu fiz assim.
Cada excessao especifica eu atirava uma nova excessão (especifica daquele erro), e quem tava utilizando a Classe tinha que tratar e fazer a ação necessaria.

A unica coisa chata é q se tem dar try catch em tudo, era o caos.
Mas fora isso tava bacaninha.

Mas nao sei se é a melhor utilização.
Foi a que eu fiz.

Me fiz claro? Me acho confuso de vez enquando (ainda mais quando to com fome q é o caso).

Acho q adotar exceções especificas eh de acordo com a funcionalidade ou tamanho do seu projeto…

Não acho q seria legal vc encher seu codigo de tratamento de exceções desnecessarias…ou seja, se vc ver q seu codigo tah cheio de catch vazio eh sinal de q algo pode melhorar…

Ha algumas exceções de aplicação que provavelmente terão suas informações enviadas pra interface…e pra isso seria legal vc manter uma mensagem amigável pro cara…
não seria viável vc criar uma exception pra cada mensagem dessa…
talvez uma ideia legal seria vc utilizar uma exception que buscasse a sua mensagem…a mensagem q vc quer mostrar naquele momento…por talvez algo ter violado uma regra de negocio, por exemplo…