Qual a melhor maneira

5 respostas
M

Pessoal,
fui desenvolvendo um sistema J2EE (Servlet+JSP) e agora estou na parte de validação dos campos dos formulários. Mas, vejo que isto não parece ser tão fácil assim. Estou a procura de elementos de JavaScript e não consigo achar alguns deles.

Por exemplo, como validar datas digitadas pelos usuários, impedir que o usuário digite valor negativos num campo, permitir que sejam inseridos somente algarismos.

Será que JavaScript não é a melhor maneira de se fazer isto?? Existe alguma outra maneira de validação de formulários que não seja por JavaScript?? Ou alguns dos amigos conhecem algum lugar que posso buscar estes scripts?

Obriagdo.

5 Respostas

D

O correto é vc fazer duas validaçoes…uma do lado do cliente (JavaScript) e outra do lado do servidor(Servlet);

Agora como usar o JavaScript??? Google it!

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=javascript%2Bvalidação+de+formulário&btnG=Pesquisa+Google&meta=lr%3Dlang_pt

[]'s

S

Oi,
Como vc usa só servlet + jsp … acho que vc vai ter que fazer as validações atraves de JavaScript mesmo, o que vc pode estar fazendo para não ter que colocar um monte de codigo java script em cada jsp, vc pode criar um .js separado com validações genericas, e sempre que vc for submeter um form da jsp vc passa para essas validações genericas.

Se vc estivesse usado uma Framework por exemplo o Struts, vc poderia estar usando o Struts Validator, onde vc criar um arquivo xml de validações e ele proprio coloca em seu .html final as validações de JavaScript.

Falow

M

Pois é Diana.

No Google eu já havia feit esta pesquisa. Mas o problema que nenhum dos links traz validações para datas, valores somente com algarismos, ou seja, coisas mais próxima da mercado de trabalho.

Então, qual era a minha dúvida. O que os programadores de mercado de trabalho usam para validar seus formulários?

D

Ops…

extraido do primeiro link dos resultados da pesquisa GOOGLE

http://www.imasters.com.br/artigo.php?cn=2114&cc=78

R

Não faça uma validação só com JavaScipt, pq se o usuário desabilitar no browse o JavaScript, toda a sua validação não valerá mais, valide na sua aplicação é muito mais seguro.

Criado 17 de agosto de 2005
Ultima resposta 18 de ago. de 2005
Respostas 5
Participantes 4