Qual a melhor plataforma de desenvolvimento WEB

Olá,

Como sou iniciante no desenvolvimento java web (jsp), gostaria de saber qual a melhor ferramenta de desenolvimento web (jsp), já que vou precisar aprender desde o início essa nova linguagem gostaria de começar pela melhor ferramenta de desenvolvimento para não ficar perdendo tempo escolhendo entre tantas que existem.
Em todos os sites que procurei encontrei duas plataformas de desenolvimento o NetBeans e o Eclipse, sendo que o eclipse sempre é citado como uma otima ferramento, porém não encontrei livros qque falem do desenvolvimento web com ele, já o NetBeans tem bastante livros porém tenho uma certa restrição com ferramentas proprietárias.

Conto com a ajuda e esperiências de vcs para que possam me indicar o melhor camimho.

Obrigado

Ambas são excelentes IDE. Você disse que está iniciando em Java EE, você ja trabalha com Java SE? Se você já trabalha continue usando a mesma IDE…
Lendo seu post parece que você ainda não trabalha com Java, então eu acho interessante você baixar o Netbeans, pois existem muitos tutoriais legals no site da IDE (em português) e eu considero uma IDE mais amigável para iniciantes (Pelomenos na época que eu trabalhei com Eclipse precisei de baixar vários plugins para desenvolvimento JEE, não sei como está hoje em dia).

Eu acredito que no mercado a IDE mais usada seja o Eclipse, mas lembre-se não vai ser uma IDE que vai fazer você desenvolver melhor ou pior, e depois que você tiver uma boa experiência você consegue trabalhar até no Notepad :eek:

Então cara, eu começaria usando eclipse…
Quando eu comecei em java para a web, eu comecei utilizando o Sun Studio Creator (se n me engano… n lembro direito o nome na verdade oaeuhaeouae mais n interessa…). Eu comecei com tal IDE pois era bem fácil de mexer nela, fazer as telas da app assim como suas funções. Era tudo meio DRAG AND DROP dai pra mim q não sabia o código, ficava fácil.

Mais depois de um tempo eu tive que começar a fazer modificações no código, e como eu fazia quase tudo na base do DRAG AND DROP, tive muita dificuldade. No fim das contas eu enxi o saco e comecei a usar o eclipse.

Você até pode se bater um pouco mais no começo usando eclipse, mais eu posso te garantir que é uma boa opção, você não irá se arrepender.

Quanto aos plugins, baixe a distribuição ECLIPSE EUROPA (http://www.eclipse.org/europa/), que é toda voltada para o desenvolvimento WEB. Ela ja vem com todos os plugins que você vai precisar para iniciar. É só instalar e começar a programar.

Cara Falar sobre IDE e mesma coisa que falar de futebol ! Sempre um vai achar que o seu e melhor e por assim vai ! vc tem que testar as disponiveis e ver qual vc tem mais familiaridade !

Eu usei eclipse durante 3 anos (ateh a versao europa) ai depois fui para o Netbeans 6.1 e sinceramente nao tenho vontade de voltar para o eclipse!

Mais ai e questao de gosto Mais ai esta minha Dica : NetBeans 6.1 :mad:

http://www.portaljava.com/forum/posts/list/0/44396.page#164342

Comece pelo Eclipse que você não vai se arrepender.