Qual a melhor técnica a ser utilizada com interface WEB?

6 respostas
M

Olá

Tenho uma tela com interface WEB, onde o usuário (no caso o atendente da empresa) irá preencher uns dados, e entre eles deve-se preencher qual é o Cliente. Geralmente em WEB, quando se ve casos que devemos colocar campos de outra tabela, usa-se List Box. Isso se ve muito em cadastros que possuem Estado e dependendo do Estado que voce seleciona aparece embaixo as cidades.

O problema, que a tabela de clientes, está com aproximadamente 9 mil registros, e assim fica dificil eu mandar tudo para o List Box (irá ficar pesado não irá?).

Qual a melhor forma de desenvolver essa tela?

Obrigado

6 Respostas

smota

Sim, 9 mil linhas no list vai ficar ruim …

Coloque uma ferramenta de busca pro usuário poder ir filtrando.

Do tipo que ele digita as primeiras letras ou uma mais elaborada pra permitir uma busca boa mesmo nao sabendo o nome do cliente. (tipo, estado, ai escolhe cidade … por ai vai).

Luca

Olá

O Mota, como a gente faz isto? Joga os 9 mil itens para um array no JavaScript? Ou vai no servidor a cada teclada no combo box mantendo a tela viva com response.setHeader(“Refresh”, “5”);?

<editado>Se for para jogar os 9 mil itens no JavaScript uma idéia seria usar antes um componente javascript de Tree tal como este: http://www.treemenu.net/treemenu/download.asp
veja demo em: http://www.treemenu.net/</editado>

[]s
Luca

smota

ehehe foi mal.

Eu nao faria de nenhum dos modos … seria uma tela de filtro mesmo onde depois de preenchido traria o resultado pro caboclo escolher.

eu costumo usar popups :slight_smile:

Luca

Olá

Certo, costuma ser a melhor maneira. Mas aqui temos um caso semelhante com 600 itens em um combo no meio de uma página com diversos outros ítens. Fazer telas de filtro tipo popup pode ser uma idéia interessante até porque já é usado em um monte de sites e o usuário já está acostumado.

Falei no treeview porque achei um brinquedinho bonitinho.

[]s
Luca

M

Obrigado Smota e Luca
eu inicialmente pensei em usar um poup pra isso, mais ou menos como é feito em sistemas desktop, mas acho que essa funcionalidade de abrir uma outra janela e fazer filtros para depois selecionar o cliente fica meio lento o processo, e resolvi perguntar aqui pra ver se existe alguma “mágica” para resolver esses problemas. Mas pelo jeito essa é a unica solução né?

Obrigado novamente

Jair_Rillo_Junior

Olá Marcos

estou em um projeto atualmente que tem um cadastro parecido, a solução que encontramos e o cliente está satisfeito é a seguinte. Na própria tela tem um Textfield onde o usuário poderá preencher o nome do cliente (algumas letras do nome) e um botão procura… esse botão procura chama uma Action no WW no qual faz um SQL e traz todos os nomes que começam com as letras que o usuário digitou e joga em um combo, depois é só o usuário selecionar o nome.
A princípio é mais simples de desenvolver, e é feito tudo em uma única tela :wink:

Aqui resolveu, espero que sirva para você também

Criado 6 de agosto de 2004
Ultima resposta 6 de ago. de 2004
Respostas 6
Participantes 4